Inglaterra e Itália planejam retomar futebol, após Alemanha

O futebol do mundo todo precisou parar no ano de 2020 por conta de uma pandemia que chegou sem nem avisar. E alguns países da Europa sofreram ainda mais com a chegada desse vírus, muitas pessoas se contaminaram e os hospitais começaram a não ter estrutura para dar um tratamento para todos.

Foi por isso que todos os shows e eventos onde teria uma aglomeração de pessoas precisaram ser cancelados, além disso a quarentena foi outra forma que encontraram para conter um pouco que o vírus se espalhasse cada vez mais.

Assim como toda a população, os atletas foram diretamente atingidos em suas atividades de treinos e jogos, fazendo com que alguns times tivessem dificuldades para se manter financeiramente sem os jogos e patrocínios e ainda que os jogadores perdessem um bom condicionamento físico.

Inglaterra e Itália planejam retomar futebol, após Alemanha
Fonte: (Reprodução/Internet)

Mas em alguns países os times estão se planejando para que aos poucos as coisas possam voltar ao normal. Se você quer saber um pouco mais sobre isso fique por aqui e entenda um pouco mais sobre o assunto.

O secretário se pronunciou

O secretário de cultura do Reino Unido, Oliver Dowden, fez um comunicado para o Comitê do Departamento de Digital, Cultura, Mídia e Esportes britânico falando um pouco sobre o que pensa do retorno dos jogos de futebol.

“Eu pessoalmente estive conversando com a Premier League com o objetivo de colocar o futebol em funcionamento o mais rápido possível, a fim de apoiar toda a comunidade do futebol. Mas, é claro, essas medidas teriam que ser consistentes com as orientações de saúde pública”, declarou Dowden.

E aparentemente foi marcada uma reunião entre os responsáveis por grandes times para sexta feira, dia 1 de maio, provavelmente eles irão discutir sobre essa possibilidade de retorno aos jogos e treinos.

Muitos eventos esportivos foram suspensos com a pandemia. Para ficar por dentro dessa lista de disputas que foram canceladas temporariamente, confira aqui em um dos nossos artigos.

Algumas condições

Na Alemanha alguns times já voltaram a treinar, mas nenhum campeonato foi retomado ou teve sua data confirmada para os próximos meses e é por isso que outros países querem que pelo menos os treinos possam começar novamente.

O SportsPro Media afirmou que existem algumas condições, dadas pelo governo, para que o futebol profissional volte realmente, sendo elas:

  • Que os países tenham certeza de que o Serviço Nacional de Saúde tenha capacidade para receber pacientes que estejam com o covid-19;
  • Também uma disponibilidade de equipamentos, produtos para a uma proteção de cada pessoa e testes para aqueles que estão com sintomas do vírus;
  • Mas o mais importante é que as taxas de óbitos e pessoas que já estão com o covid-19 abaixe consideravelmente.

A volta a normalidade

Algumas notícias afirmam que talvez a equipe da Premier League irá sugerir o mês de junho para a volta do campeonato, pois até lá estima-se que as coisas já estarão mais calmas e a todas as condições dadas pelo governo poderão ser realmente cumpridas.

Então o que entendemos é que nada está muito decidido até o momento, é preciso ter calma até que as coisas voltem ao normal. Inicialmente a Europa está com planos de voltar às atividades do futebol. Recomendamos uma breve leitura neste artigo do Globo Esporte sobre o retorno das principais ligas.