O hóquei tem se tornado um esporte muito popular em várias regiões do mundo. Especialmente nos países europeus. Porém o maior campeão é um país asiático e o 3º com mais títulos olímpicos fica na Oceania. Ou seja, é um esporte muito inclusivo e cultural.
No entanto, nem todo mundo sabe como funciona o hóquei e menos ainda sobre a diferença entre as versões que existem. Então, considere que entre o hóquei no gelo, na grama, de rua, de patins, indoor e in-line há apenas dois que são olímpicos. Nesse texto, você vai descobrir:
Veja a seguir alguns temas que falaremos nesse artigo:
- As regras do hóquei
- As obstruções no hóquei
- Os acessórios para jogar hóquei
- O hóquei em campo
- O hóquei em patins
- O hóquei em linhas
- O hóquei de sala
- O hóquei de rua
- O hóquei no gelo
- Qual hóquei faz parte dos Jogos Olímpicos?
- O hóquei no gelo nos Jogos Olímpicos
- Outras competições
As regras do hóquei
Abaixo, nós vamos falar sobre os vários tipos de hóqueis que existem hoje em dia e quais são aqueles que são disputados em Jogos Olímpicos. Antes disso, no entanto, vamos falar de algumas regras gerais desse esporte, o que quer dizer que vale para todas as versões.
A principal regra do hóquei tem a ver com a partida, que acontece em 4 tempos de 15 minutos cada, totalizando 1 hora de jogo. Ao todo, são 2 times com 11 jogadores cada um. E a ideia, como no futebol, é marcar gols. Isso acontece quando a bola atravessa a linha do gol.
Aliás, a bola só pode ser tocada com o lado do stick. E o stick é o taco, que vamos explicar melhor abaixo. O fato é que para marcar o gol é preciso estar dentro da área do chute, que é um semicírculo marcado a 15 metros do gol.
As obstruções no hóquei
Na maioria dos esportes coletivos que envolvem bolas, a defesa pode ser feita com o corpo do jogador. No entanto, no hóquei, isso só vale se a bola estiver em movimento. Além disso, tocar a bola com alguma parte do corpo é uma infração – exceto se você for o goleiro.
Além disso, quando se marca uma infração no hóquei, considere que o time tem direito a um tiro livre do lugar onde foi marcada a falta. Porém, se for dentro da área do chute ou se for mais grave é marcado um pênalti.
E sobre as faltas também existe a punição no hóquei. Para isso, existem 3 tipos de cartões. O verde é para advertir o jogador quanto à conduta antiesportiva. O amarelo é uma suspensão temporária e o vermelho exclui o jogador pelo resto do jogo.
Os acessórios para jogar hóquei
O que não muda entre as versões tem a ver com os acessórios que são usados. Por exemplo, o stick é o taco. De modo geral, ele é bem longo e pode ser feito de madeira ou de fibra de carbono. Também é comum que pesem pouco mais de 7 quilos. Há vários modelos.
A bola é feita de plástico e cortiça e tem 7 centímetros de diâmetro. Ela pesa 170 gramas. No hóquei sobre patins, a bola é de borracha vulcanizada e tem 23 centímetros de perímetro. No gelo, não se usa a bola e sim um disco, chamado de puck, que é de borracha também.
Depois, vem o campo. Nesse caso, é preciso considerar que cada versão do hóquei tem suas dimensões. No de grama, por exemplo, ele tem 91,4 metros de comprimento por 55 de largura. Ele tem uma linha central e o gol tem pouco mais do que 2 metros de altura.
O hóquei em campo
Também chamado de hóquei sobre a grama, essa é a versão original do hóquei. Ou seja, a sua primeira criação se deu no campo. Isso se deu no final do século 19 – mas há quem diga que ele existe desde a origem da Pérsia.
O importante é saber que a índia e o Paquistão são os principais países praticantes do esporte. Ao menos, era até 1980. Hoje em dia, ele é comum em todos os continentes do mundo, sendo que também é feminino. Atualmente, os países destaque são: Alemanha e Austrália.
O hóquei em patins
A ideia é a mesma do hóquei sobre grama. Porém, ele acontece em uma quadra e os jogadores devem usar patins. O que muda também é que são apenas 5 jogadores de cada lado, contando com o goleiro. Os equipamentos de proteção vão de caneleiras até máscara para o goleiro.
Hoje em dia, quem controla essa versão do hóquei é o World Skate. O esporte é comum em mais de 60 países, como em Portugal, Espanha, Itália e Argentina. O tempo de jogo é dividido em 2 partes de 25 minutos, mas isso pode variar conforme o campeonato.
O hóquei em linhas
Aqui a ideia é ainda mais parecida com o hóquei sobre patins. Porém estamos falando dos patins em linha, sabe? Aquele reto onde as rodinhas vão uma atrás da outra. Isso dificulta muito o equilíbrio do jogador. Esse tipo de patins é chamado de “in-line” daí vem o nome.
Ao mesmo tempo, ele é bastante similar ao hóquei no gelo, que vamos mencionar abaixo. Porém acontece em uma quadra lisa de cimento ou de madeira. Nesse caso, o jogo acontece em 4 tempos de 12 minutos, o que também pode variar conforme o país.
O hóquei de sala
Essa versão tem o nome variável em cada canto do mundo. Pode ser hóquei de sala, hóquei indoor, indoor hockey, etc. É uma variante direta do hóquei em campo. Ele foi criado na Alemanha em 1950 e a Bélgica é o país que mais pratica hoje.
O campo e os gols são como do hóquei em grama. As bolas e os sticks também. Só que as equipes são menores, sendo compostas de 6 jogadores, sendo que 1 deles é o goleiro. Anualmente, há o campeonato mundial.
O hóquei de rua
Agora, vamos falar do hóquei de rua, que é uma variante do hóquei no gelo também. Ele é muito popular em regiões mais quentes da Europa e dos Estados Unidos. Sendo praticado durante o verão. Dá para jogar com patins ou sem eles.
No lugar do disco, usa-se a bola de borracha. Atualmente, é visto como um esporte informal, já que não há federações ou conselhos que fazem a administração do esporte. Por isso, cada lugar tem as suas próprias regras.
O hóquei no gelo
Enfim, chegamos ao famoso hóquei no gelo, que talvez seja um dos mais conhecidos do mundo. Ele acontece em um ringue de patinação, entre 2 equipes de 6 jogadores cada. Eles também possuem os tacos e o disco para marcar gols.
A versão no gelo surgiu no Canadá, sendo que lá esse é o esporte nacional. Tanto é que o Canadá é o maior vencedor de hóquei sobre gelo do mundo. Mas outros países também possuem destaque, como Suécia, Finlândia, Estados Unidos.
Qual hóquei faz parte dos Jogos Olímpicos?
Como comentamos acima, existem 2 versões do hóquei que fazem parte do quadro dos Jogos Olímpicos. O primeiro deles é o que acontece sobre a grama. Ele começou a ser disputado nos Jogos em 1908, na cidade de Londres. E teve toda a Grã-Bretanha como campeã.
Isso porque o título ficou com a Inglaterra, o vice com a Irlanda e o Bronze foi para Escócia e País de Gales. Na última edição, em 2016, a Argentina foi campeã, a vice foi a Bélgica. No feminino, a estreia foi em 1980, com Zimbábue campeã. Em 2016, foi a Grã-Bretanha.
Ainda assim, no quadro geral de medalhas dos jogos olímpicos do hóquei sobre grama, a gente tem a Índia como principal campeã, com 8 ouros. Depois, vem a Holanda, com 5, seguida da Austrália, com 4 medalhas douradas.
O hóquei no gelo nos Jogos Olímpicos
Agora, o hóquei no gelo também é um esporte olímpico. Porém ele é disputado no que é chamado de Jogos de Verão ou Jogos de Inverno, que é uma espécie de torneio paralelo e acontece nos intervalos das Olimpíadas. O hóquei no gelo estreou em 1920 no masculino.
Na ocasião, o Canadá foi ouro, seguido de Estados Unidos e Checoslováquia. Já em 2018, a Rússia levou a melhor, seguida da Alemanha e do Canadá. Do lado feminino, a estreia foi em 1998, com as americanas levando a melhor, depois o Canadá e Finlândia.
Já em 2018, novamente as americanas levaram o troféu e, de novo, seguidas pelas canadenses e das finlandesas. Portanto, no quadro geral de medalhas, a gente tem o Canadá com 13 ouros, seguido da União Soviética, com 7 e dos Estados Unidos, com 4.
Outras competições
Considere ainda que mesmo que não esteja nos jogos olímpicos, as outras versões do hóquei possuem campeonatos nacionais e internacionais. Inclusive, até mesmo o hóquei de grama e de gelo possuem essas competições.
Um bom exemplo é a Copa do Mundo de Hóquei, que possui modalidade para homens e mulheres. Tem ainda o Troféu dos Campeões do Hóquei, a Liga Profissional de Hóquei, a Liga Mundial de Hóquei, a Hockey Series, os Jogos Asiáticos, Pan-Americanos, Sul-Americanos.