Grêmio e Cruzeiro travam uma disputa à parte no futebol brasileiro: a luta pelo trono da Copa do Brasil. Chamado de “Rei de Copas”, o Cruzeiro lidera o ranking dos campeões da maior disputa no estilo “mata-mata” do Brasil.
Mas, no desejo de mudar essa história, e jogando bem, o Grêmio sai na frente nesta disputa. Enquanto Cruzeiro vem de um revés contra o Inter na última semana, o tricolor venceu o Atlhetico Paranaense na primeira partida da semi-final da Copa do Brasil.
Com apenas uma taça a menos que o Cruzeiro, o tricolor gaúcho não quer deixar esse título em Minas. Apesar do futebol do Grêmio ter pedido um pouco do brilho anterior, a equipe vem fazendo uma boa temporada em 2019, e vai lutar pelo trono.
Confira um pouco mais sobre a trajetória do Grêmio para saber o que o clube precisa para tomar o posto do Cruzeiro.
Cruzeiro ainda está no páreo
O Grêmio vai enfrentar o Athletico-PR na semi da Copa do Brasil. A equipe paranaense vem se mostrando um forte candidato aos títulos nos últimos anos, figurando sempre nas finais em competições “mata-mata”.
Na outra semi final, Cruzeiro e Inter brigam com forças diferentes. Embora todos queiram vencer, o colorado se mantém firme na Libertadores e disputa uma vaga com o Flamengo. Isso pode tirar um pouco o foco do torneio nacional.
O Cruzeiro, por sua vez, desclassificado da Libertadores, vai mal no Campeonato Brasileiro, e vê na Copa do Brasil seu único escape expressivo no ano. Esse elementos dão um ar de suspense ainda maior ao jogo de volta no Estádio Beira Rio, no dia 04/09.
Grêmio sai na frente na Copa do Brasil
O tricolor levantou as taças da Copa do Brasil (2016), Libertadores (2017), Recopa (2018) e dois estaduais (2018 e 2019) nos últimos anos. No entanto, o que o Grêmio tem jogado está longe de ser o futebol visto durante esse período.
E uma provável causa pode ser a queda no rendimento do atacante Luan, tido como um dos melhores atacantes no Brasil em 2017/2018 e cotado para seleção na disputa da Copa América. O atacante, pela baixa de rendimento, vem amargando a reserva em alguns jogos.
O tricolor vem poupando os jogadores no Campeonato Brasileiro, o que faz a equipe amargar alguns resultados negativos na competição. No entanto, a estratégia vem mantendo o time vivo na Copa Libertadores e na Copa do Brasil, onde conseguiu bons resultados.
A força do futebol Gaúcho e Mineiro no cenário nacional
Grêmio e Atlhetico Paranaense representam bem este novo cenário no futebol brasileiro. Dividindo opiniões por tirar do eixo Rio-São Paulo a visibilidade dos grandes campeões e fazendo histórias nas grandes competições.
Mas nem de longe isso é exclusividade de Grêmio e Cruzeiro, mesmo embora travem essa briga na Copa do Brasil. Mas Inter e Atlético Mineiro também vêm sempre chegando nas finais das principais competições, tanto nacionais, quanto internacionais.
Isso mostra a força cada vez mais expressiva do futebol gaúcho e do mineiro. Isso é visto nas competições desde 2015, tendo sempre um desses nas principais finais ou ainda levando os títulos.