Por mais que sejam gigantes, alguns clubes acabam amargando o rebaixamento em algum momento de sua história. Apesar dos torcedores adorarem zoar o rival quando isso acontece, é muito provável que o time dele também já tenha sido rebaixado em algum momento.
São poucos os times que escaparam dessa vergonha em toda a história, e até mesmo os grandes clubes europeus, que são vistos como os maiores do mundo, também já passaram pelo vexame, em mais de uma oportunidade, inclusive.
Cruzeiro – 1 rebaixamento
O Cruzeiro foi rebaixado em 2019, o pior ano da história do clube até agora. O time não fez por merecer a vaga na Série A do ano seguinte, apresentando um futebol bem abaixo do esperado, mesmo contando com um elenco cheio de boas peças em todas as posições.
O rebaixamento foi completamente inesperado, tendo em vista que, no começo do campeonato, era esperado que o time mineiro fosse brigar pelo título da competição. Porém, a realidade foi outra, e o Cruzeiro teve 4 treinadores durante toda a competição.
A crise interna, e as dívidas feitas pela má gestão, acabaram influenciando dentro de campo. Além disso, a relação turbulenta entre Thiago Neves e os treinadores contratados também atrapalhou muito o time, que passou os últimos noves jogos da competição sem vencer.
Milan – 2 rebaixamentos
O Milan é uma das equipes mais tradicionais do futebol italiano, sendo reconhecida em todo o mundo por conta de suas 7 conquistas de Champions League no decorrer de sua história. Porém, a equipe já teve que lidar com dois rebaixamentos durante sua trajetória.
A primeira queda aconteceu em 1980, após descobrirem uma série de escândalos envolvendo manipulações de jogos. Conseguiu subir para a primeira divisão no ano seguinte, mas já em 1982, acabou amargando uma nova queda para a Série B da Itália.
Subiu logo em seguida, conseguiu se reestruturar, e montou uma equipe que conseguiria vencer tudo nos anos seguintes. O time continua na elite até hoje, e apesar de não ter o mesmo protagonismo de outrora, ainda assim é muito respeitado por conta de seu tamanho.
Liverpool – 3 rebaixamentos
O Liverpool, que venceu a Champions League recentemente, já foi rebaixado três vezes em sua história. Porém, todas essas quedas aconteceram há muito tempo, sendo que a última delas foi em 1955, ano em que a Premier League do jeito que é hoje nem existia.
Porém, isso não diminui que o fato aconteceu. Inclusive, o time não ficou lá e subiu logo em seguida. O Liverpool demorou 8 temporadas para conseguir voltar para a primeira divisão, tendo tido que jogar por longos períodos nas séries inferiores.
Hoje, o time voltou aos seus dias de glória. Venceu a Premier League na temporada 2019-2020, a Champions, conta com um elenco super poderoso, e promete conquistar mais algumas taças importantes antes de acabar transferindo alguns dos principais nomes da equipe.
Vasco da Gama – 3 rebaixamentos
O Vasco da Gama é um dos times com a história mais bonita do futebol, mas sofreu com alguns rebaixamentos durante sua trajetória. O mais recente foi em 2015, ano em que a equipe nem imaginou o que estava por vir na Colina.
O ano começou excelente para o Vasco, com o time vencendo o Campeonato Carioca após longo jejum de 12 anos. Porém, no Brasileirão as coisas começaram a desandar, e o torcedor viu o Gigante da Colina fazer uma das piores campanhas de toda sua história.
Com um elenco extremamente limitado, troca constantes de treinadores, e uma gestão que mais atrapalhava do que ajudava o time, o Vasco acabou sendo rebaixado. A equipe voltaria a elite já no ano seguinte, mas o trauma ainda não foi esquecido pelos torcedores.
Manchester United – 5 rebaixamentos
O Manchester United é o time mais valioso de toda a Inglaterra, sendo também uma das equipes mais poderosas em todo o mundo. A equipe é reconhecida em todo o mundo por conta de suas conquistas, apesar de hoje ter que lidar com um grande jejum de títulos.
Dos 5 rebaixamentos da equipe, 4 foram antes mesmo da Segunda Guerra ter acontecido, período em que não era tão grande quanto é hoje. O mais recente foi em 1974, ano em que a equipe já era gigante, o que acabou surpreendendo muita gente em todo o mundo.
Porém o time se recuperou rápido, se reorganizou, e hoje é uma das maiores potências no mundo do futebol. Se montar um elenco poderoso, o United pode até sonhar com títulos nos próximos anos, já que está perto da conquista mesmo em uma equipe mediana.