Grandes clubes que já foram rebaixados

Por mais que sejam gigantes, alguns clubes acabam amargando o rebaixamento em algum momento de sua história. Apesar dos torcedores adorarem zoar o rival quando isso acontece, é muito provável que o time dele também já tenha sido rebaixado em algum momento.

ANÚNCIO

São poucos os times que escaparam dessa vergonha em toda a história, e até mesmo os grandes clubes europeus, que são vistos como os maiores do mundo, também já passaram pelo vexame, em mais de uma oportunidade, inclusive.

Grandes clubes que já foram rebaixados
Foto: (reprodução/amp.educadoraam.com.br)

Cruzeiro – 1 rebaixamento

O Cruzeiro foi rebaixado em 2019, o pior ano da história do clube até agora. O time não fez por merecer a vaga na Série A do ano seguinte, apresentando um futebol bem abaixo do esperado, mesmo contando com um elenco cheio de boas peças em todas as posições.

Grandes clubes que já foram rebaixados
Foto: (Vinnicius Silva/Cruzeiro)

O rebaixamento foi completamente inesperado, tendo em vista que, no começo do campeonato, era esperado que o time mineiro fosse brigar pelo título da competição. Porém, a realidade foi outra, e o Cruzeiro teve 4 treinadores durante toda a competição.

ANÚNCIO

A crise interna, e as dívidas feitas pela má gestão, acabaram influenciando dentro de campo. Além disso, a relação turbulenta entre Thiago Neves e os treinadores contratados também atrapalhou muito o time, que passou os últimos noves jogos da competição sem vencer.

Milan – 2 rebaixamentos

O Milan é uma das equipes mais tradicionais do futebol italiano, sendo reconhecida em todo o mundo por conta de suas 7 conquistas de Champions League no decorrer de sua história. Porém, a equipe já teve que lidar com dois rebaixamentos durante sua trajetória.

Grandes clubes que já foram rebaixados
Foto: (reprodução/calciopedia.com.br)

A primeira queda aconteceu em 1980, após descobrirem uma série de escândalos envolvendo manipulações de jogos. Conseguiu subir para a primeira divisão no ano seguinte, mas já em 1982, acabou amargando uma nova queda para a Série B da Itália.

ANÚNCIO

Subiu logo em seguida, conseguiu se reestruturar, e montou uma equipe que conseguiria vencer tudo nos anos seguintes. O time continua na elite até hoje, e apesar de não ter o mesmo protagonismo de outrora, ainda assim é muito respeitado por conta de seu tamanho.

Liverpool – 3 rebaixamentos

O Liverpool, que venceu a Champions League recentemente, já foi rebaixado três vezes em sua história. Porém, todas essas quedas aconteceram há muito tempo, sendo que a última delas foi em 1955, ano em que a Premier League do jeito que é hoje nem existia.

Grandes clubes que já foram rebaixados
Foto: (Alex Livesey/Stringer)

Porém, isso não diminui que o fato aconteceu. Inclusive, o time não ficou lá e subiu logo em seguida. O Liverpool demorou 8 temporadas para conseguir voltar para a primeira divisão, tendo tido que jogar por longos períodos nas séries inferiores.

Hoje, o time voltou aos seus dias de glória. Venceu a Premier League na temporada 2019-2020, a Champions, conta com um elenco super poderoso, e promete conquistar mais algumas taças importantes antes de acabar transferindo alguns dos principais nomes da equipe.

Vasco da Gama – 3 rebaixamentos

O Vasco da Gama é um dos times com a história mais bonita do futebol, mas sofreu com alguns rebaixamentos durante sua trajetória. O mais recente foi em 2015, ano em que a equipe nem imaginou o que estava por vir na Colina.

Grandes clubes que já foram rebaixados
Foto: (Alexandre Loureiro/Getty Images)

O ano começou excelente para o Vasco, com o time vencendo o Campeonato Carioca após longo jejum de 12 anos. Porém, no Brasileirão as coisas começaram a desandar, e o torcedor viu o Gigante da Colina fazer uma das piores campanhas de toda sua história.

Com um elenco extremamente limitado, troca constantes de treinadores, e uma gestão que mais atrapalhava do que ajudava o time, o Vasco acabou sendo rebaixado. A equipe voltaria a elite já no ano seguinte, mas o trauma ainda não foi esquecido pelos torcedores.

Manchester United – 5 rebaixamentos

O Manchester United é o time mais valioso de toda a Inglaterra, sendo também uma das equipes mais poderosas em todo o mundo. A equipe é reconhecida em todo o mundo por conta de suas conquistas, apesar de hoje ter que lidar com um grande jejum de títulos.

Grandes clubes que já foram rebaixados
Foto: (reprodução/goal.com)

Dos 5 rebaixamentos da equipe, 4 foram antes mesmo da Segunda Guerra ter acontecido, período em que não era tão grande quanto é hoje. O mais recente foi em 1974, ano em que a equipe já era gigante, o que acabou surpreendendo muita gente em todo o mundo.

Porém o time se recuperou rápido, se reorganizou, e hoje é uma das maiores potências no mundo do futebol. Se montar um elenco poderoso, o United pode até sonhar com títulos nos próximos anos, já que está perto da conquista mesmo em uma equipe mediana.