Futebol Americano – Conheça os maiores times brasileiros

O esporte que nasceu e se desenvolveu em campos universitários nos Estados Unidos, em meados de 1870, hoje faz um enorme sucesso por toda a América do Norte e vem conquistando o seu espaço em outros cantos do mundo, até mesmo aqui no Brasil.

ANÚNCIO

A popularidade do Futebol Americano no seu território de origem é evidente. Desde 1990 o esporte se mantém como o mais popular da nação, ultrapassando o Baseball. Anualmente, a NFL (liga nacional do esporte) movimenta milhões de pessoas no país e em outros 150 países, sendo transmitido em 30 idiomas.

Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Com as transmissões de jogos de Futebol Americano para a televisão brasileira, o interesse começou a ser despertado também em nosso território. Em pouco tempo, as primeiras equipes começaram a surgir e o esporte vem se tornando cada vez mais popular no país.

Futebol Americano no Brasil

Graças ao empurrãozinho da televisão, o futebol americano começou a conquistar seu espaço no Brasil. Em 1969 ocorreu a primeira transmissão de uma partida do esporte pela TV Tupi. E, conforme os jogos eram transmitidos, crescia o interesse do público brasileiro.

ANÚNCIO
Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Não demorou para que começassem a surgir os primeiros times amadores que realizavam partidas sem muitos compromissos. Mas, na última década, o esporte vem conquistando o seu lugar e aumentando seu alcance em território brasileiro.

Já com o surgimento de alguns times profissionais, em 2007 foi criada a Seleção Brasileira de Futebol Americano. A partir de 2009 foram iniciados os primeiros campeonatos nacionais, para que em 2013 a Confederação Brasileira de Futebol Americano fosse formalmente instituída. Conheça alguns dos principais times de ligas brasileiras.

Galo F.A – MG

O time Galo Futebol Americano, conhecido também por Get Eagles, também já foi chamado por Sada Cruzeiro Futebol Americano e nasceu através da ideia de um grupo de amigos. Em meados de 2014, o projeto da criação do time passou a criar forma.

ANÚNCIO
Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Natural da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, a equipe deu os seus primeiros passos na Igreja Getsêmani, que deu origem ao nome Get Eagles. Desde 2018 o time forma uma parceria com o popular time de futebol, também mineiro, Atlético Mineiro, e vem conquistando seu espaço entre os principais times brasileiros de futebol americano.

Em 2016 o time participou de sua primeira competição, que foi a Copa América de Futebol Americano, disputada no México. E, apesar de ser considerado como um dos times mais fracos da competição, mostrou seu potencial e vem conquistando diferentes títulos desde então.

Coritiba Crocodiles – PR

Anteriormente conhecida por Barigui Crocodile, a equipe de futebol americano foi fundada em 2003 por um grupo de amigos que costumavam acompanhar as partidas e os principais times da NFL (principal liga do esporte). Após alguns anos o time começou a mostrar profissionalismo e resultados.

Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em 2008, a equipe se consagrou como o primeiro time brasileiro do esporte a participar de uma disputa internacional, contra o Emperadores do Uruguai. Desde então, o time vem conquistando cada vez mais fãs do esporte e seguidores fiéis da equipe.

Com todo o sucesso do time, em janeiro de 2011 foi concretizada a parceria entre os Barigui Crocodiles e o time de futebol Coritiba, formando então o Coritiba Crocodiles. Ainda no mesmo ano a equipe conseguiu chegar à final do Campeonato Brasileiro, finalizando a participação com a segunda colocação.

Cuiabá Arsenal – MT

Fundada em janeiro de 2006, a equipe brasileira de futebol americano, Cuiabá Arsenal, é natural de Cuiabá e foi batizada como uma forma de homenagem ao Arsenal de Guerra, prédio histórico da capital mato-grossense.

Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Por ser um dos primeiros times a se profissionalizar no país, a equipe já conta com alguns títulos nacionais e regionais em seu currículo e, com isso, vem atraindo mais torcedores e, consequentemente, mais público para o esporte no país.

O time é bicampeão do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, além de ser tricampeão no Pantanal Bowl, que se trata de um campeonato interestadual sediado em Cuiabá e organizado pelo próprio time. A equipe também conta com alguns títulos em campeonatos regionais.

Flamengo Imperadores F.A – RJ

Assim como grande parte dos times citados anteriormente, o Flamengo Imperadores também surgiu da reunião de um grupo de amigos que admiravam o cenário americano do esporte e resolveram desenvolver sua própria equipe.

Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Criado em 2008, o time foi, inicialmente, batizado de Rio de Janeiro Imperadores. E tinha como proposta ser o primeiro time de futebol americano de grama do estado. Com apenas um ano de equipe, em 2009, foram campeões do primeiro Torneio Touchdown e logo mostraram o seu talento para o esporte.

Em 2013, o time firmou uma parceria com o Clube de Regatas do Flamengo, e mudou o seu nome para Flamengo Futebol Americano. Mas, em 2017, a equipe decidiu voltar às origens e passou a se chamar Flamengo Imperadores. Desde sua criação, até os dias atuais, o time vem se mantendo entre os principais times brasileiros do esporte.

Tritões Futebol Americano – ES

Anteriormente conhecida como Vila Velha Tritões, a atual Tritões Futebol Americano é uma das equipes precursoras do esporte no Brasil. Fundada em 2004, o time também nasceu a partir da ideia de um grupo de amigos, liderados por dois irmãos.

Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em seus primeiros anos de atividade não havia interesse por parte da equipe em participar de campeonatos ou até mesmo de seguir como um time profissional. O time apenas participou de amistosos e seguiu assim até 2007, quando iniciaram os treinos em busca de títulos de campeonatos nacionais ou regionais.

Em 2010 a equipe foi campeã do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano e no ano seguinte apareceu como vice-campeã da competição. Já em 2016 a equipe estreou na Superliga Nacional, atual Liga Brasil Futebol Americano (Liga BFA).

Vasco da Gama Patriotas – RJ

Inicialmente batizado de Rio de Janeiro Patriotas, e popularmente conhecidos como Vasco da Gama Patriotas, o time foi fundado em agosto de 2010 após alguns conflitos na conhecida equipe brasileira Blaze F.A. Seus fundadores se reuniram com alguns atletas do Carioca Bowl e desenvolveram a criação do próprio time.

Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Desde sua formação inicial, o time vem se mantendo como uma das melhores equipes do Brasil. Em 2014 a equipe garantiu para si o título de campeã brasileira no Campeonato Brasileiro de Futebol Americano e disputou, até 2015, o Torneio Touchdown.

Logo em 2016 a equipe estreou na BFA e desde então vem apresentando resultados em competições do cenário nacional e regional. Em 2019 a equipe anunciou uma fusão com o Botafogo Reptiles, além da parceria que já possuem com o Clube de Regatas Vasco da Gama.

Uberlândia Lobos F.A – MG

Criado em 2007, o time Uberlândia Lobos, também faz parte da história de um grupo de amigos que admiravam a história e as regras do futebol americano e decidiram movimentar pessoas para a fundação da sua própria equipe.

Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Repodução/Internet)

Assim como outros times anteriormente citados, o time surgiu, inicialmente, para a prática amadora do esporte. Aos poucos a paixão e a movimentação de um maior número de pessoas fizeram com que a equipe se tornasse mais forte e passasse a ser uma equipe profissional do esporte.

Em 2009, o time fez sua primeira participação em um amistoso um pouco mais sério. Após isso, começaram a buscar classificações e títulos em competições nacionais e regionais. Durante seus anos de atuação o time vem buscando crescer anualmente para apresentar melhores resultados para os torcedores.

São Paulo Storm – SP

Fundado em julho de 2006, o São Paulo Storm também está presente na lista de times de futebol americano brasileiros de maior sucesso. Direto da capital paulista, a equipe tem como principal objetivo contribuir para a difusão do esporte em todo o território nacional.

Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além de ser uma das primeiras equipes fundadas no país, eles se destacam por ter diversos atletas em diferentes categorias, como: flag football feminino e masculino e full pads. Categorias pelas quais, em sua maioria, o time possui títulos regionais e nacionais.

Em 2009 o time foi vice-campeão brasileiro e já se manteve como tetracampeão paulista. E, para o avanço frequente da equipe, os mesmos realizam constantes reestruturações da equipe técnica, buscando se apresentar cada vez melhores nos nacionais.

América Locomotiva – MG

Em 2005, um grupo de amigos se reuniu no Parque Ecológico da Pampulha para disputar, de forma amadora, algumas partidas de futebol americano. Em pouco tempo, a atividade do grupo passou a chamar a atenção de outras pessoas, fazendo com que os mesmos decidissem formar um time do esporte.

Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Após a decisão tomada, estava prestes a surgir, em Belo Horizonte, a primeira equipe de futebol americano de Minas Gerais. Já em 2007 a equipe participou da sua primeira competição interestadual como time profissional, o Pantanal Bowl. E, após mais alguns anos de gramado, o time passou a participar de competições nacionais.

Em 2010, com um elenco com mais de 60 jogadores, o Locomotiva realizou sua estreia e apareceu no quadro das equipes presentes na Liga Brasileira de Futebol Americano (LBFA). Desde então, a equipe coleciona alguns títulos regionais e busca títulos nacionais.

Corinthians Steamrollers

Inspirados por um jogo de videogame, dois amigos começaram a sentir interesse pelo esporte e logo de cara decidiram montar a própria equipe para que pudessem jogar de forma amadora. Em 2006 nascia o time Steamrollers, que mais tarde se tornaria Corinthians Steamrollers.

Futebol Americano - Conheça os maiores times brasileiros
Fonte: (Reprodução/Internet)

Fundados na capital paulista, o time já teve em sua equipe celebridades como Alexandre Frota. E, desde de sua criação, vem se firmando como uma das principais equipes do esporte no país. A equipe coleciona diversos títulos regionais, nacionais e já participou de competições internacionais.

Em 2008 o diretor do time, que era corinthiano, vislumbrou a junção de sua equipe com o time do coração. Em abril de 2008 o, até então Steamrollers, conseguiu firmar a parceria inédita com o clube e foi rebatizado. Atualmente, o time é dono do título de maior sequência de jogos invicta em solo brasileiro, sendo mais de 30 vitórias.