Futebol alemão está de volta neste sábado: veja curiosidades

ANÚNCIO

Depois de 66 dias de paralisação do campeonato Alemão por conta das orientações da OMS para conter a pandemia, os jogos finalmente vão voltar. No entanto, muitas medidas de proteção serão tomadas.

A intenção é que a bola volte a rolar com os times alemães, mas que todos continuem saudáveis e protegidos. Neste sábado, dia 16/05, o campeonato retornará às atividades em uma disputa do Schalke 04 contra o Borussia Dortmund.

ANÚNCIO

Voltar com uma partida clássica foi intencional, de modo que todos possam sentir novamente a emoção de torcer por um time em um campeonato de futebol. Todos estão cientes e irão respeitar as recomendações necessárias para que o campeonato seja retomado de forma segura.

campeonato alemão
Foto: (reprodução/internet)

Então, hoje nós iremos falar um pouco sobre todas essas recomendações e regras necessárias para a volta do futebol Alemão no momento da pandemia. Se você quiser saber um pouco mais é só ficar por aqui.

Restrição de pessoas e mascotes

A primeira regra que, com certeza precisa ter, é um limite de pessoas trabalhando para que uma partida funcione. Para a volta do campeonato alemão, os jogos só podem ter o total de 322 pessoas ajudando.

ANÚNCIO

Dentro do campo, o número é ainda menor, sendo apenas 98 pessoas em atividade. Além disso, os mascotes não podem estar presente nos estádios, uma coisa que não acontece há muitos anos e é bem importante para os times alemães.

campeonato alemão
Foto: (reprodução/internet)

O Colônia, time muito conhecido na Alemanha, não poderá levar o famoso Bode “Bone Hennes”. Desde 2008, o time nunca jogou sem a presença do mascote no campo. Poranto, será algo bem diferente de se ver.

Os uniformes precisam voltar para casa

Geralmente, ao final de todas as partidas, os jogadores trocam de camisa com o time adversário. Essa é uma tradição que não poderá mais acontecer. Com a volta do campeonato, cada jogador precisa levar sua camisa para casa e ainda lavar individualmente.

Essa medida é necessária para que não haja risco de contato dos jogadores e uma possível contaminação. Antes mesmo de acontecer as partidas e durante toda a temporada, essa medida estará vigente.

Nada de comemorações ou fotos oficiais

Infelizmente, as comemorações também não podem ser as mesmas. Ou seja, nada de comemorar de forma calorosa por um gol. O único jeito permitido para o contato entre os jogadores no campo são por gestos de cumprimento com o cotovelo ou os pés.

Sim, parece ser algo muito diferente do que estamos acostumados, mas essa medida é necessária. Por mais que os jogadores estejam em isolamento, a OMS já alertou que muita pessoas podem estar com o vírus e não apresentar sintomas, então será necessário o mínimo de contato possível.

Ainda pensando nisso, o tempo que se levava para entrar no campo não será mais o mesmo, nem mesmo as fotos oficiais podem ser tiradas. E também, nada de aperto de mãos para se cumprimentar os árbitros antes da partida.

As máscaras também entram em campo

Os jogadores que estiverem disputando a partida não precisam usar máscaras, até por que isso atrapalha muito no desempenho dos atletas. Porém, os técnicos e jogadores reservas que estiverem dentro ou fora do campo precisam estar de máscara.

campeonato alemão
Foto: (reprodução/internet)

Ah, caso o técnico queira dar alguma instrução para os seus jogadores, será permitido retirar a máscara, mas precisa ter uma boa distância entre eles. Falando em boa distância, os jogadores que estiverem no banco reserva precisam da o espaço de um banco para o outro colega sentar.

Situação atual da Bundesliga

As partidas já começam neste sábado com o time Borussia Dortmund, que já tem 51 pontos ocupando o segundo lugar do campeonato Alemão, até o momento. Enquanto isso, o Bayern é o time que vem liderando com 55 pontos, em 25 rodadas.

ANÚNCIO