Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes

Por um lado, o esporte sempre tem lições para nos dar. Por outro, há filmes inspiradores baseados neles que nos trazem para uma realidade que nem sempre a gente encontra no dia a dia. Sabendo disso, fomos atrás de ótimos filmes de esportes que todo mundo deveria ver. 

ANÚNCIO

Até mesmo porque hoje em dia, com o grande número de opções de canais de TV e serviços de streaming, é muito mais fácil encontrar um título antigo, como esse primeiro que temos aqui, que é de 1984 e até os mais novos, como o último que citamos, de 2018.

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

11 – Gold Stars (2018)

Agora um dos filmes mais recentes de todos, que foi lançado durante a Copa do Mundo de 2018 e tem justamente esse foco: falar da história oficial da Copa do Mundo da FIFA. O filme é uma espécie de documentário que traz acontecimentos marcantes desde 1930.

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Assim, são 3 episódios com 1 hora cada um e que conta também sobre curiosidades do futebol entre seleções. Por exemplo, tem estatísticas, o goleiro que ficou mais jogos sem tomar gol, os vilões, os ícones, entre outras.

ANÚNCIO

E o mais legal é que a produção também foi atrás de outros mundiais organizados pela FIFA, como é o caso do futebol feminino, que tem ganhado expressão e o de areia, além do de futsal e da categoria sub-20. 

10 – Raça (2016)

Esse é um dos dramas mais recentes que contam sobre o esporte. Até pode ser que você não chore, mas vai ficar comovido. Ainda mais sabendo que é uma história real. E conta sobre a vitória de Jesse Owens nas Olímpiadas de Berlim.

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Assim, conta-se sobre a trajetória de um atleta americano negro que ganhou 4 medalhas de ouro enquanto o nazismo ganhava força no mundo e no país. Portanto, é uma história de superação, de esporte e que traz temas como o preconceito e a política. 

ANÚNCIO

E aqui há duas notícias legais de serem reconhecidas. A primeira é que esse é o primeiro longa-metragem de Jason Sudeikis e a outra é que o filme foi lançado no aniversário de 80 anos das Olimpíadas. O filme foi receptivo por parte dos espectadores. 

9 – Arremesso de Ouro (2014)

O próximo filme que une história real com esporte é esse aqui. Ele é baseado no agente esportivo J.B. Bernstein, que cria um reality show chamado de “O Braço de um Milhão de Dólares”. Assim, o programa vai até a Índia para encontrar atletas para jogar beisebol. 

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

O êxito acontece quando o agente encontra jogadores indianos de críquete. Então, ele os leva para os Estados Unidos e fazem deles jogadores de ponto da liga norte-americana de beisebol.

O mais interessante é que a maioria das pessoas que assistem dizem que se trata de um filme que nos “faz vermos o mundo de outra forma”. Assim, as citações relacionam a mudança de vida do protagonista, quando muda para uma cidade bem mais badalada e diferente. 

8 – 23 Blast (2013)

Imagine só a seguinte situação: você é um adolescente de Kentucky que é vítima de uma infecção rara que causa uma meningite bacteriana. O problema é que você fica cego e vê o seu sonho de se tornar jogador de futebol ir muito longe. 

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

O que você faria nesse caso? Com certeza, a superação de Travis Freeman surpreende. Ele consegue contornar a situação de um jeito muito dedicado e vencendo as dificuldades mesmo sem ter a sua visão de volta. Afinal, quanto vale o seu sonho?

7 – O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Agora pense em um filme que tenha Brad Pitt no elenco. Isso é legal, não? Depois, considere o esporte do beisebol, que é muito comum nos Estados Unidos. E junte isso tudo com o assunto de negócios. É isso mesmo: o filme é uma mistura de tudo.

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Mas, a grande questão é sobre como vencer um mercado onde os concorrentes são mais ricos e com marcas mais fortes. Logo, estratégias robustas importam. E agora não estamos falando de negócios e sim de esporte mesmo. 

A partir de uma iniciativa, os personagens principais conseguem uma série de vitórias na Liga Americana de Beisebol. “O homem que mudou o jogo” é um filme e tanto. Mas, para quem gosta de esportes é algo que foge da caixa, diferente, que mostra uma visão além do campo. 

6 – Um Sonho Possível (2010)

É difícil contar um pouco sobre a história de Michael Oher e não se emocionar. Como não é um dos filmes mais novos existe sim a chance de você já ter assistido a esse clássico do cinema. Se não viu ainda, saiba que está perdendo uma grande chance da sua vida. 

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Oher era um jovem negro, filho de mãe viciada e que não tinha onde morar. No entanto, ele tinha uma ótima vocação para o esporte. Certo dia, ele foi visto pela família de Leigh Anne Tuohy, enquanto estava indo em direção ao estádio da escola para fugir da chuva. 

Ele foi convidado para passar uma noite na casa da família rica. Porém, aquele seria o primeiro dia da mudança que aconteceria em sua vida. O resultado você já deve saber, mas vale lembrar: ele se torna um astro do futebol americano. 

5 – Menina de Ouro (2005)

O clássico conta sobre Frankie Dunn que passou a maior parte da vida nos ringues, agenciando boxeadores. O único amigo dele é Scrap, que é quem cuida do ginásio. Mas, de repente quem surge na vida dele é Maggie Fitzgerald, uma jovem ainda não lapidada para lutar boxe.

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

A garota decide que Frankie deveria ser o seu treinador. Porém, ele não aceita treinar mulheres e ainda diz que ela está velha demais para isso. Mas Maggie não aceita a resposta e começa a treinar todos os dias no ginásio que é frequentado por ambos. 

Com o apoio de Scrap e vencido por Maggie, Frankie se torna o treinador dela e o resultado você pode até imaginar, mas ainda assim se surpreende com as cenas gravadas. 

4 – Duelo de Titãs (2000)

Um ano antes de Uma Odisseia no Espaço, a gente também teve o lançamento de um filme focado no esporte. Ele foi protagonizado por Denzel Washington, que viveu um técnico de futebol americano contratado para comandar um time universitário dividido pelo racismo.

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Ele mesmo sofre preconceito por parte dos outros professores. Mas, aos poucos, consegue conquistar o respeito de todos. Assim, se torna um grande exemplo para o seu time e para a pequena cidade onde o time está instalado. 

Apesar de ser uma obra cinematográfica antiga e que já passou várias vezes na TV aberta, considere ser um verdadeiro mantra para quem tem lutas diárias contra preconceitos, seja racial ou quaisquer outros. E isso vale para quem está dentro do esporte, também. 

3 – Rocky (1997)

Se existe um clássico dos clássicos entre os filmes de esporte, com certeza, é esse aqui. Rocky Balboa é ninguém menos do que Sylvester Stallone. Ele é um lutador de boxe medíocre que trabalha como cobrador de agiota.

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Só que de repente ele tem a chance de enfrentar o campeão do mundo dos pesos-pesados, Apollo Creed. Mas, a partir disso, Rocky passa a treinar de forma intensa e sonhando com a luta. Na verdade, o que ele quer é apenas terminar a luta sem ser nocauteado. 

De fato, esse foi um dos filmes mais marcantes de toda a década de 90. E hoje em dia é bem fácil encontra-lo na internet. Curiosamente, é uma história de determinação e que tem muitas lições escondidas. Vale a pena assistir, mesmo que for de novo. 

2 – Hoop Dreams (1994)

É um filme interessante que mostra a realidade de dois garotos de Chicago, nos Estados Unidos. Arthur Agee e William Gates buscam se tornar jogadores de basquete profissionais em um país que respira esse esporte.

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, a primeira dificuldade aparece quando eles notam que possuem bem menos condições do que os seus concorrentes. Por isso, focam em vencer as dificuldades do dia a dia para seguirem firme no sonho de se tonarem estrelas do basquete.

O filme está divulgado em formato de documentário e mostra temas relevantes para a nossa atualidade, como a segregação raciona e educacional, além da econômica. O que acaba sendo um problema comum em todas as periferias dos grandes centros. 

1 – Karatê Kid (1984)

Talvez o maior clássico de todos dentro do esporte seja esse aqui. Ou o Rocky, que vamos mencionar abaixo. Mas, o fato é que estreou no Brasil em 1984 e é considerado um dos filmes mais elogiados pelos espectadores da época. 

Conheça 11 ótimos filmes sobre esportes
Foto: (reprodução/internet)

Daniel San e a mãe mudam para Nova Jersey. Ele conhece Ali Mills, mas o ex-namorado dela o atormenta. De repente, Daniel se vê cercado por um grupo de jovens, inclusive, o ex-namorado da Ali. Mas, ele é salvo por Kesuke Miyagi, um velho mestre de caratê. 

O filme mostra o ensaio das artes marciais através de atividades cotidianas, como limpar o carro ou pintar a parede. 

Os serviços de streaming

Como comentamos lá em cima, hoje em dia a gente tem uma grande variável de opções de serviços de streaming que transmitem e exibem filmes de todos os gêneros. Os mais conhecidos são Netflix, Amazon Video e Disney Plus. 

De todo modo, saiba que para ter acesso ao acervo todo é preciso ser assinante de um dos planos. E cada empresa tem o seu plano mais barato e as variáveis. Por isso, consulte a tabela antes de procurar um filme por lá. 

ANÚNCIO