Euro Feminino: Quem precisa do que para se qualificar?

A qualificação para o torneio feminino Euro 2022 atinge um estágio crucial nesta semana, com a Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales ainda com chance de chegar à final do próximo ano.

ANÚNCIO

A competição de 16 equipes, inicialmente marcada para 2021, mas mudou devido à pandemia do coronavírus, está sendo realizada na Inglaterra e começa em 6 de julho.

A anfitriã Inglaterra se classifica automaticamente, e cinco outras seleções já se juntaram a eles, deixando mais dez vagas para disputar.

Euro Feminino: Quem precisa do que para se qualificar?
Foto: reprodução/ internet.

Com algo entre uma a quatro partidas restantes em cada grupo, ainda existem 17 nações com chances de qualificação.

ANÚNCIO

Quem se qualificou?

Inglaterra (como anfitriã), Dinamarca, Alemanha, Holanda (titulares), Noruega e Suécia.

Estamos exibindo Irlanda do Norte x Bielo-Rússia na sexta-feira, 27 de novembro no botão vermelho e transmitindo País de Gales x Bielo-Rússia e Irlanda do Norte x Ilhas Faroe em 1 de dezembro.

A BBC Alba também pode estar exibindo jogos da Escócia.

ANÚNCIO

Como funciona a qualificação?

As equipes são divididas em nove grupos (dois contendo seis equipes e sete contendo cinco equipes).

Os vencedores dos grupos se classificam automaticamente, assim como os três melhores segundos colocados (os segundos colocados em grupos de seis equipes não terão resultados contra o sexto colocado contados em seu total).

Os seis segundos colocados restantes entrarão em uma partida de desempate em abril, com as três equipes vencedoras levando as três últimas colocações.

O que o País de Gales e a Irlanda do Norte precisam?

Apenas um entre País de Gales ou Irlanda do Norte pode se qualificar, com ambas as equipes lutando pelo segundo lugar no Grupo C.

A Noruega, que está nas quartas de final da Copa do Mundo de 2019, já venceu o grupo ao vencer todas as seis partidas que disputou até agora.

O País de Gales, atualmente em segundo lugar, tem três pontos de vantagem sobre a Irlanda do Norte em terceiro, mas disputou mais uma partida.

Se a Irlanda do Norte vencer os dois jogos restantes, em casa contra a Bielorrússia e as Ilhas Faroe, garantirá o segundo lugar e pelo menos uma vaga no play-off.

O País de Gales precisa de vencer a Bielorrússia no único jogo que resta e esperar que a Irlanda do Norte perca pontos em qualquer um dos dois jogos. Caso as duas equipes terminem com o mesmo número de pontos, a Irlanda do Norte terminará em melhor posição, já que marcou dois gols fora no empate de 2 a 2 em Newport no ano passado.

Jogos principais:

  • Irlanda do Norte v Bielorrússia (27 de novembro)
  • Irlanda do Norte x Ilhas Faroe (1 de dezembro)
  • País de Gales v Bielorrússia (1 de dezembro)

O que a Escócia precisa?

O adiamento das partidas, por causa da pandemia, tem devastado o cenário do Grupo E.

A Escócia, atualmente em terceiro lugar, ainda tem mais quatro partidas pela frente e não pode confirmar uma posição entre as duas primeiras nas próximas duas partidas.

Euro Feminino: Quem precisa do que para se qualificar?
Foto: reprodução/ internet.

Com jogos contra as duas equipes acima deles nesta semana, Finlândia e Portugal, e apenas quatro pontos separando os três primeiros, as vitórias em ambas as partidas deixariam a equipe de Shelley Kerr em uma posição muito forte.

Derrotas contra Finlândia e Portugal diminuiriam drasticamente as esperanças dos escoceses de chegarem ao Euro seguidos de sua estreia na Copa do Mundo no ano passado.

Jogos principais:

  • Portugal v Escócia (27 de novembro)
  • Escócia v Finlândia (1 de dezembro)
  • Chipre v Escócia e Escócia v Portugal (data a confirmar)

Mais alguma coisa para cuidar?

Em outros lugares, parece haver pouca perspectiva de choques.

Das 10 melhores seleções da Europa que ainda não se classificaram – França, Espanha, Itália e Bélgica – apenas a Espanha ainda não garantiu o segundo lugar, mas uma vitória sobre a Polônia em 1 de dezembro garantiria a classificação.

Euro Feminino: Quem precisa do que para se qualificar?
Foto: reprodução/ internet.

Da mesma forma, se a França vencer a Áustria na sexta-feira, eles garantem sua vaga na competição.

A República da Irlanda enfrenta a difícil tarefa de vencer a Alemanha, oito vezes campeã do Euro, em Dublin, na terça-feira, para garantir o segundo lugar – ou esperar que a Ucrânia não consiga vencer Montenegro, que não somou pontos em sete partidas até agora.

Veja também: Liga dos Campeões Feminina: Chelsea empatou com o Benfica, Manchester City enfrenta Gotemburgo

Traduzido e adaptado por equipe Ao Vivo Esporte

Fonte: BBC