Espanha é campeã do mundial de basquete

Entre as várias finais que estão sendo realizadas no mundo dos esportes por esses dias, uma delas foi a da Copa Mundial de Basquete Masculino. Com uma boa diferença no placar, a Espanha bateu a Argentina e acabou faturando o título nesta edição.

No último dia 15, as duas seleções entraram na quadra a todo vapor. No entanto, os espanhóis estiveram mais atentos e conseguiram ser superiores. O comportamento dos campeões foi bastante agressivo, agindo de forma preditiva no jogo. Dessa forma, os hermanos não conseguiram mostrar muito o potencial ofensivo e precisaram se contentar com o vice.

Espanha
Foto: (reprodução/internet)

Quer saber mais como foi o desfecho da Copa de Basquete? Continue a leitura deste artigo e fique por dentro dos melhores momentos desta final brilhante.

Argentinos encurralados

Uma aula: esta é a expressão que define a atitude que a Espanha teve dentro da quadra diante da Argentina no último final de semana. A presença do veterano Luis Scola não fez tanta diferença e os comandados de Sergio Scariolo conseguiram terminar os 40 minutos de jogo como vencedores.

O placar da grande final disputada na China terminou em 95 x 75, resultado o qual deu à Espanha o bicampeonato mundial. O desempenho do ataque da Argentina não foi muito sentido, uma vez que os espanhóis estavam jogando bem para anular as jogadas dos adversários.

ANÚNCIO

Com uma média de 19,3 pontos durante todo o torneio, o principal jogador da Argentina conseguiu converter apenas um arremesso de quadra. A jogada aconteceu apenas no último quarto e foi a única relevante de todo o jogo. Seu aproveitamento foi bem reduzido, tendo marcado apenas oito pontos, nos quais seis foram de lances livres.

Espanha é a segunda seleção bicampeã

Durante muitos anos, o Brasil era a única equipe a ostentar a dupla conquista na Copa Mundial de Basquete. Tendo vencido o título nos anos de 1959 e 1963, a seleção brasileira se tornou uma lenda neste esporte.

Mas, a partir de agora, será necessário dividir as honras com a Espanha, a mais nova bicampeã no basquete mundial. A última vez que esta conquista havia acontecido foi há 13 anos, na Copa do Japão em 2006. Na época, os adversários eram da Grécia.

Enquanto isso, as demais equipes se contentam com o que conquistaram até aqui. A Argentina segue campeã, tendo conquistado a taça na primeira edição do evento, em 1950. Infelizmente, esta foi a segunda derrota dos hermanos em uma decisão, afinal, em 2002 a equipe foi vencida pela Iugoslávia.

Jogadores destaques da decisão

Para quem acompanhou a trajetória da Espanha rumo à conquista deste título, é impossível não ter sido impactado pelo excelente desempenho de Ricky Rubio dentro da quadra. Ao todo, o atleta conseguiu marcar 20 pontos, dar três assistências e pegar sete rebotes, dos quais dois foram ofensivos.

Com este excelente desfecho, Rubio foi eleito o MVP do Mundial. Mas é claro que a boa performance não aconteceu apenas na última partida: o atleta vinha mantendo certa regularidade em seus resultados, com média de 16.4 pontos por partida.

Dois grupos que também se destacaram foi o trio formado por Rudy Fernandez, Marc Gasol, Sergio Llull e a dupla Juancho e Willys Hernangomez. Juntos, eles conseguiram marcar 10 pontos a mais, o que atesta o ótimo desempenho coletivo que a equipe conseguiu mostrar no jogo.

ANÚNCIO