Encerramento da temporada na NBB é decretado pela Liga Nacional

Alguns campeonatos tiveram que parar por conta da pandemia e ainda não tinham previsão de quando iriam voltar, nem de novas datas. Alguns já foram cancelados, outros ainda não estavam decidindo o que de fato iria ser feito. O Novo Basquete Brasil, conhecido como NBB era um desses torneios.

A paralisação dos campeonatos mexe não só com a parte financeira de cada time, mas também com a pausa nos treinos trazendo uma falta de preparo físico dos jogadores em quadra.

E foi pensando nisso que a LNB, Liga Nacional de Basquete, divulgou a decisão de que era melhor encerrar a temporada de 2019/2020 da NBB levando em conta todos esses fatores, financeiros, preparação física dos atletas e a situação do Brasil no meio da pandemia.

Encerramento da temporada na NBB é decretado pela Liga Nacional
Fonte: (Reprodução/Internet)

Fique por aqui e entenda um pouco mais sobre como essa decisão foi tomada. Separamos também um trecho da entrevista que o presidente da LNB deu, lamentando pela decisão que precisaram tomar.

A LNB apresentou um relatório

A LNB investiu em uma equipe multidisciplinar para que eles pudessem preparar um relatório mostrando todas as condições que seriam necessárias caso a NBB realmente voltasse a acontecer ainda em 2020 e assim foi feito.

Eles fizeram uma assembleia, por videoconferência, para decidir como ficaria a situação do campeonato. Na ocasião, essa equipe multidisciplinar apresentou dois relatórios que falavam um pouco sobre todas as medidas necessárias caso a decisão fosse o retorno da temporada.

As medidas citadas seriam bem trabalhosas, segundo a equipe. Para saber com detalhes sobre as iniciativas, leia aqui uma reportagem do Globo Esporte sobre o assunto. Enfim, Houve uma discussão a respeito das estratégias e visão econômica.

No entanto, eles disseram que os atletas precisariam de ao menos 40 dias de preparação. Nesses dias, a ideia seria fazer testes em todos os envolvidos com a NBB e ainda um momento para planejar um isolamento da equipe.

A decisão do encerramento

Embora existissem condições razoavelmente possíveis para continuar com a temporada, os clubes chegaram a uma conclusão de que os fatores ainda não eram favoráveis. Afinal, cada estado se encontra em uma situação diferente e isso também contou muito para a decisão final, pois a vida dos atletas poderia estar em risco.

Na videoconferência nesta segunda-feira (dia 04/05/2020) a decisão foi unânime. Representantes dos 16 times que estavam disputando o campeonato, resolveram que o melhor seria encerrar esta temporada.

Presidente da LNB lamenta

Depois de tomarem a decisão, o presidente da LNB, Nilo Guimarães, afirmou que foram até o estouro do cronômetro. Também ouviram todos os personagens que fazem do NBB, que segundo ele é uma das competições mais admiradas do Brasil.

“Sentamos semanalmente com todos os clubes, atletas, técnicos, árbitros, patrocinadores, parceiros de mídia, e criamos um projeto para retomar a competição. É triste ter que encerrar a temporada e não queríamos isso. Mas saímos dessa experiência convictos que fizemos tudo o que foi possível”, disse Nilo.

Como ficaram as classificações

Embora a temporada da NBB tenha sido cancelada, ainda seria necessário decidir sobre como ficariam as classificações para saber quem iria participar da próxima competição internacional.

E como os times Flamengo, Franca, São Paulo e Minas estavam em primeira colocação antes de interromper os jogos, eles estarão na disputa. Assim, o público poderá ver as maiores estrelas do basquete nacional.