Após a morte de Diego Maradona no início desta semana, os fãs de futebol estão mais uma vez debatendo onde o lendário argentino se situa entre o panteão dos maiores de todos os tempos.
Muitos acreditam que Maradona, que inspirou a Argentina à glória na Copa do Mundo de 1986, é o maior jogador de futebol de todos os tempos. Outros estão do lado de Pelé, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e assim por diante.
Briga de gigantes
Não há dúvida de que Maradona – um herói na cidade de Nápoles graças às suas extraordinárias conquistas com o Napoli no final dos anos 1980 e início dos anos 90 – faz parte da conversa.
Os fãs de futebol nunca pensaram que veriam um jogador argentino tão bom quanto Maradona em suas vidas, mas então Messi apareceu em meados dos anos 2000.
Embora Messi não tenha conseguido igualar as conquistas de Maradona no cenário internacional, o seis vezes vencedor do Ballon d’Or conquistou muito mais no cenário dos clubes.
Leia também: Diego Maradona morre: três dias de luto começam na Argentina
Mas o debate sobre qual dos dois gênios é o maior jogador de futebol argentino deve continuar por muitos anos
No entanto, aos olhos de Sir Alex Ferguson – sem dúvida o maior treinador da história do futebol – há um vencedor.
Quando Hugh McIlvanney faleceu em 2019, foi revelado que o lendário jornalista esportivo acreditava firmemente que Maradona era melhor do que Messi.
Graeme Souness, no entanto, discordou dessa opinião – apesar do fato de ter jogado contra o Maradona em várias ocasiões.
Jonathan Northcroft do The Times escreveu em janeiro de 2019: “Com o aumento da intensidade, Hugh e Graeme Souness debatiam se Lionel Messi (a chamada de Souness) é maior do que Diego Maradona (a de Hugh).
“Uma Souness exasperada teve que finalmente implorar:‘ Olha, joguei contra Maradona cinco vezes e estou lhe dizendo – Messi ’. Hugh rosnou de volta:‘ Não me importa contra quem você jogou. É Diego.’”
Ferguson foi informado de seu acalorado debate e concordou com Souness.
Northcroft acrescentou: “Dito isso,‘Eu ficaria do lado de Souness nisso’, diz Ferguson. ‘A carreira de Maradona no topo foi de apenas alguns anos.’ ”
Interessante
Ferguson acredita que a notável longevidade de Messi lhe dá uma vantagem sobre seu lendário compatriota.
Tanto Ferguson quanto Souness viram Messi e Maradona em seus respectivos picos, e eles obviamente conhecem seu futebol, então é fascinante que eles estejam de acordo nesta questão em particular.
Claro, muitos outros vão argumentar que Maradona foi o melhor jogador, depois de vencer a Copa do Mundo com a Argentina e inspirar um time fora de moda do Napoli a dois títulos da Série A.
Mas Messi conseguiu superar El Diego aos olhos da lenda do Manchester United.
Veja também: Saiba tudo sobre a carreira de Lionel Messi
Traduzido e adaptado por equipe Ao Vivo Esporte
Fonte: Give me sport