Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno

Para os historiadores, esse tipo de esporte é muito mais antigo do que se imagina. Assim, acredita-se que as raízes sejam de 708 a.C. Isso porque a criação se deu pelos espartanos, que tinham o intuito de formar guerreiros completos para os seus exércitos. 

ANÚNCIO

No entanto, na época, as modalidades eram bem diferentes, sendo: corrida, salto em distância, arremesso de disco, salto em altura e só quem ficasse nas primeiras posições ia disputar uma luta corpo a corpo para consagrar o campeão. Esse era o pentatlo antigo. Hoje, a gente tem o moderno, conforme vamos explicar abaixo. 

Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

Confira algumas das curiosidades que abordaremos a seguir:

  • O que é o pentatlo moderno
  • A estreia nos jogos olímpicos 
  • A esgrima
  • A natação
  • O hipismo
  • A corrida
  • Tiro esportivo
  • Os maiores campeões do pentatlo moderno
  • Curiosidades da última Olimpíadas
  • András Balczó
  • Dolph Lundgren e o pentatlo

O que é o pentatlo moderno

Essa é uma modalidade olímpica que pode ser praticada individualmente ou por equipes e também vale para a competição feminina e masculina. Mas, para que cheguem até esse nível de variedade de esportes (total de 5), há uma espécie de treinamento.

ANÚNCIO
Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, para os mais jovens (fase juvenil), a própria Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno cria campeonatos menores, como de biatlo (natação e corrida), triatlo (natação, corrida e tiro), tetratlo (natação, corrida, tiro e esgrima) para lapidar os talentos. 

Sendo assim, a curiosidade está no fato de que foi um esporte criado pelo Barão Pierre de Coubertin, que foi o fundador dos Jogos Olímpicos modernos. Isso aconteceu na Grécia Antiga e a ideia era demonstrar as aptidões físicas dos atletas. 

A estreia nos jogos olímpicos 

A inspiração do Barão veio dos soldados da cavalaria do século 19. Isso porque eles deveriam saber montar em um cavalo desconhecido, disparar, esgrimir, correr e nadar. Assim, o esporte estreou em Olimpíadas em 1912, em Estocolmo, na Suécia. 

ANÚNCIO
Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

Nessa ocasião, os vencedores foram todos suecos. Porém, o quinto lugar ficou com um futuro general, chamado de George S. Patton. Já o evento feminino aconteceu somente em 2000. E desde então ele vem trazendo mudanças. 

Por exemplo, no começo, para cada prova havia um dia. Mas, em 1996 todas as modalidades passaram a acontecer no mesmo dia. Desconhecido entre muitos torcedores, esse tipo de esporte foi garantido pelo Comitê dos Jogos Olímpicos para os próximos anos. 

A esgrima

Esse é um esporte que tem a espada como arma usada. Ele tem regras quanto ao uso de uniformes e materiais de proteção. O toque com a espada tem que ser dado em qualquer parte do corpo do adversário e com a ponta da espada

Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

O mais legal é que hoje em dia usa-se tecnologia para saber quando a espada acertou o oponente ou não. Assim, com uma pressão superior a 750 gramas, o placar eletrônico é acionado. Nesse esporte, a competição acontece no formato: todos contra todos.

As partidas duram até 1 minuto e se houver empate ambos são perdedores. Para conseguir somar 250 pontos, o atleta tem que vencer 70% dos combates. E a pontuação média vai depender do número de participantes que a competição tem. 

A natação

A natação é um esporte bem mais conhecido. No entanto, no caso do pentatlo moderno, saiba que elas acontecem em piscinas de 50 metros ou de 25 metros. O objetivo é vencer o tempo. Isso mesmo: não importa muito quem chega primeiro e sim quem faz o melhor tempo.

Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

E estamos falando de 200 metros no estilo livre, ok? No mais, as regras são as mesmas da natação, sendo que queimar a largada ou não tocar nas paredes em viradas ou encostar no fundo da piscina poderá render penalizações de 10 pontos. 

Quanto aos pontos para a competição, saiba que quem fizer o tempo dentro de 2 minutos e 30 segundos vai marcar os 250 pontos. E para cada 0,5 segundo a mais, eles perdem 1 ponto. Por exemplo, um tempo de 2m33s daria um total de 244 pontos conquistados. 

O hipismo

Agora, vem o hipismo que também faz parte do circuito. Ele segue todas as regras do hipismo na modalidade salto. Assim, é preciso usar uniformes, equipamentos e materiais de proteção também. O esporte pode ser na areia ou na grama em um percurso de 450 metros. 

Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

E há ainda 12 obstáculos e 15 esforços com altura máxima de 1,20 metros. É preciso completar 1 duplo e 1 triplo, pelo menos. Os cavalos são escolhidos aleatoriamente, porém, os organizadores garantem que escolhem apenas animais bem treinados e com condições. 

Cada competidor entra com 300 pontos e vai tirando pontos conforme os erros. Um obstáculo caído representa menos 7 pontos e outros podem representar até 10 pontos perdidos. Se o cavaleiro cair 2 vezes, ele é eliminado da prova. 

A corrida

A 4ª etapa é marcada pela corrida. Nesse caso, a ordem é feita com base na pontuação parcial até aqui. Logo, o primeiro colocado larga na frente. E tem mais: a diferença de pontos acontece sendo 1 segundo para cada 1 ponto de diferença. A corrida é feita até o stand de tiro.

Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

Assim sendo, eles praticam a última modalidade, que é o tiro. No entanto, após isso, eles voltam para a corrida. A primeira parte da corrida tem 800 metros em terreno variado, como grama ou asfalto. Depois tem o tiro e volta a corrida, com mais 800 metros.

Essa variação acontece 4 vezes. Ou seja, serão 4 seções de tiros e 4 corridas de 800 metros. Obviamente, quem cruzar a linha de chegada primeiro, vence. Mas agora é hora de somar os pontos gerais, ok? Quem fizer a corrida/tiro em menos de 13m18s ganha 500 pontos e cada 1 segundo a mais, ele perde 1 ponto.

Tiro esportivo

Nesse caso acontecem os disparos de pé, com uma pistola de ar e somente uma das mãos, sem o uso de apoio. A distância é de 10 metros do alvo e quando o disparo acertar a área da pontuação, uma luz é acessa. O tempo para disparos é de 50 segundos. 

Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

Assim, quando mais rápido forem os 5 acertos, então, mais rápido o atleta volta para a corrida. E isso aumenta as chances de vencer a competição. O alvo tem 59,5 mm de diâmetro e é preciso acertar 5 vezes ou 50 segundos – vai valer o que acontecer primeiro. 

Os maiores campeões do pentatlo moderno

Atualmente, os países mais representativos desse esporte olímpico são: Hungria, Suécia e Rússia. Enquanto isso, o Brasil e a Austrália são os únicos países do hemisfério sul a conseguirem medalhas olímpicas nesse esporte.

Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

O principal nome brasileiro é de Yane Marques, que ficou com a medalha de bronze nos jogos de Londres em 2012. Enquanto isso, a australiana Chloe Esposito ganhou o ouro nos Jogos do Rio, em 2016.

Enquanto isso, a Hungria soma 9 ouros e 22 medalhas no total. Já a Suécia vem com 9 ouros também, mas 21 no total. E a Rússia tem 4 ouros e 5 no total. Mas, a União Soviética tem 5 ouros e 15 no total, o que daria 9 de ouro no total desses países. 

Curiosidades da última Olimpíadas

Nos Jogos do Rio, a gente teve algumas curiosidades direcionadas para o assunto do pentatlo. Primeiro que o russo Aleksander Lesun venceu a competição do lado masculino ao bater o recorde da esgrima.

Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

O Brasil teve um representante, o Felipe Nascimento, porém ele não foi bem em sua primeira olimpíada. Sendo assim, considere que ele largou 2 minutos e 2 segundos atrás do campeão na prova final. E como sabemos, isso faz muita diferença. Terminou em 31ª posição.

Outra coisa é que James Cook, britânico, quebrou o recorde olímpico em prova de natação, sendo que fez os 200 metros livres em 1m55s. Por fim, do lado feminino, Jim Kuf, da República Tcheca, não completou o percurso porque sofreu uma queda e o cavalo fugiu da pista. 

András Balczó

É impossível citar os maiores campeões do pentatlo moderno sem falar de András. Ele era mecânico de máquina de escrever e hoje é visto como o maior nome do esporte olímpico. E adivinhe só qual é o país ele: a Hungria. 

Veja curiosidades e regras do Pentatlo Moderno
Foto: (reprodução/internet)

Nascido em Kondoros, ele tem 5 medalhas olímpicas, sendo 3 ouros e 2 pratas nos eventos que foram de 1960 e 1972. Além disso, ele tem mais de 10 Mundiais. A estreia nas Olimpíadas foi em 1960, em Roma, quando ele tinha apenas 22 anos. Ele ficou em 4º nessa época. 

Mais tarde, tem outro fato curioso de András. Ele se aposentou do esporte e em seguida casou-se com Mónika Császár, que foi medalha de bronze por equipes pela Hungria na ginástica artística em Munique, 1972. Com ela, ele teve 11 filhos. 

Dolph Lundgren e o pentatlo

Agora nós temos uma curiosidade que pouca gente sabe. O ator Lundgren, que fez o principal adversário de Rocky Balboa em Rocky IV tem uma ligação direta com o esporte. Primeiro que ele é faixa preta e bicampeão europeu de caratê. Mas, além disso, foi para as Olimpíadas.

Isso aconteceu em 1996, em Atlanta, quando ele foi convidado para coordenar a equipe norte-americana de pentatlo moderno. Tudo começou em 1994, quando ele fez o filme “Penthatlon” e notou a expressão do esporte olímpico.

ANÚNCIO