Conheça os melhores esportes radicais urbanos

Os esportes radicais, também são conhecidos como esportes de aventura e tem como principal característica um alto índice de risco físico devido às condições em que geralmente é praticado. Como uma altura relevante por exemplo, ou uma velocidade alta, dentre outras variações. Muitas pessoas acreditam não ser possível praticar esportes radicais nas zonas urbanas. Contudo, existem alguns esportes onde essa prática é extremamente viável. 

A carga de emoção desse tipo de esporte também é mais alta, propiciando a sua prática por pessoas que buscam mais adrenalina no seu momento de lazer. Além disso, eles proporcionam  bem estar, sensação de liberdade e motivação. Sensações determinantes para a permanência na prática de um esporte. 

esportes radicais
Fonte: Imagem Internet

Com o crescimento da internet, esses esportes vem ganhando uma notoriedade maior. Com isso, a prática de algumas modalidades dos esportes radicais vêm sendo feitas nas ruas. Se você tem interesse em iniciar com esse tipo de atividade, conheça alguns esportes que são mais práticos de serem realizados no ambiente urbano:

Skate

esportes radicais

Fonte: Imagem Internet

Uma das denominações desse esporte aqui no Brasil é esqueitismo. E ele consiste em deslizar sob uma prancha com rodas chamada de skate. As manobras deste esporte podem ser praticadas nos níveis fáceis até os mais difíceis. É excelente para quem está começando a praticar esportes radicais, pois é extremamente acessível e depende simplesmente de treino. 

ANÚNCIO

Uma característica bastante marcante dos praticantes desse esporte é a criatividade, pois a habilidade do praticante de skate é determinada pela dificuldade das manobras realizadas. Para executar manobras difíceis e inovadoras é preciso um certo estudo e um treino específico. Para quem gosta da atividade, observar os movimentos existentes e criar alguns novos, não representa nem uma dificuldade. A adrenalina e emoção em conseguir realizar algo difícil, compensa a prática desse esporte. 

O skate é reconhecido como um esporte “recente”. Criado nos Estados Unidos, tem como apelido o nome “surf do asfalto” porque alguns atletas conseguem executar manobras bastante parecidas com as manobras praticadas no surf. Em 2016, nasce o primeiro comitê internacional do esporte, e em 2020, o skate será um esporte olímpico, tendo sua primeira atuação nas Olimpíadas do Japão. Será um momento de grande alegria e expectativas para os praticantes e para os fãs do skate. 

Rapel

Fonte: Imagem Internet

Trata-se de uma atividade vertical, onde os praticantes utilizam cordas para poder escalar algumas superfícies. No caso da cidade, esse esporte se concentra em muros altos, prédios e outros ambientes favoráveis. A inspiração para a criação do Rapel é o alpinismo. Atenção! Esse esporte deve ser praticado mediante o uso de todos os equipamentos de segurança e requer um cuidado especial para não prejudicar a integridade física do praticante. 

Existem diversas modalidades de rapel e para escolher a sua favorita é necessário analisar o ambiente em que será praticado. As opções são: rapel de contato, rapel inclinado, rapel vertical, aranha, rapel de cachoeira, dentre outros. Comece pelas modalidades mais simples e depois vá avançando, lembre-se que se trata de um esporte um pouco arriscado, então a cautela se torna uma característica fundamental. 

Slackline

Fonte: Imagem Internet

Esse esporte é recente, vem sendo praticado em ambientes urbanos a pouco tempo. O objetivo da prática é se equilibrar em uma fita de nylon estreita e bastante flexível. É bem parecido com o que os equilibristas de corda bamba fazem, no circo. A diferença é que as alturas podem ser bem mais baixas (à depender das suas habilidades) e a corda precisa ser bem flexível para que as manobras sejam executadas da melhor forma.

O ideal é que a estrutura seja montada em uma árvore, com pelo menos 30 cm de diâmetro. Certifique-se de que o local escolhido é seguro, não escolha uma árvore que não aparente estar saudável. Lembre-se, de que a estrutura precisa suportar o peso do seu corpo. Utilize também, protetores de árvores para não prejudicá-las. 

A grande dica para a prática desse esporte é cautela. Certifique-se de que o seu equipamento está em um bom estado, pois algumas exposições do dia a dia, podem prejudicá-lo. Alguns desses exemplos são o sol, poeira, umidade e até a exposição excessiva ao suor. Verifique seu equipamento com regularidade e faça a substituição caso seja necessário e divirta-se. 

ANÚNCIO