Conheça os maiores cestinhas da história da NBA

Criado em 1891, o Basquetebol foi criado por um professor de educação física que buscava uma alternativa de esporte para os invernos dos Estados Unidos, e também que fosse menos violento do que o futebol americano.

ANÚNCIO

Após a realização da primeira partida oficial do esporte acontecer, em 1892, tudo fluiu da forma perfeita para que o Basquete virasse um verdadeiro sucesso e passasse a interessar homens, mulheres e até mesmo o cenário internacional

Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

A NBA é a principal liga profissional do esporte na América do Norte e, com mais de 30 franquias, é considerada a principal liga de basquete do mundo. A alta importância da liga no esporte transfere para os jogadores, que são os esportistas mais bem pagos do mundo. Conheça os principais e maiores cestinhas da história da NBA. 

10. Elvyn Hayes 

O americano Elvin Ernest Hayes, nascido em novembro de 1945, é um dos principais e mais famosos nomes do esporte. Atualmente considerado como um dos maiores jogadores da NBA, o atleta é o único novato da história da liga a liderar o ranking de pontos marcados em sua primeira temporada.

ANÚNCIO
Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

O consagrado atleta é um verdadeiro ídolo das gerações atuais e foi considerado um gênio da sua geração. Elvis Hayes era pivô e ala/pivô e fez história em times como Rockets e Bullets (atualmente Wizzards). O atleta participou de mais de 1300 jogos na NBA.

Conhecido também como “The Big E”, Hayes tinha 1,96m de altura e iniciou sua carreira no esporte por uma coincidência do destino. Coincidência essa que fez com que o jogador entrasse para Naismith Basketball Hall of Fame e fosse eleito um dos 50 grandes jogadores da história da NBA, com 27.313 pontos marcados em 16 temporadas da liga.

9. Moses Malone

Moses Eugene Malone foi um jogador de basquete profissional norte-americano que marcou a história do esporte com o seu profissionalismo e excelência em suas jogadas. O jogador passou por grandes equipes como: San Antonio Spurs, Philadelphia 76ers, Milwaukee Bucks, e Houston Rockets.

ANÚNCIO
Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

O atleta foi uma verdadeira lenda do esporte e conquistou inúmeros prêmios em toda a sua carreira. Ele é um, dos apenas quatro atletas, que atingiu a marca de 25 mil pontos e 15 mil rebotes em todas as temporadas que participou da NBA.

Assim como Hayes, Moses Malone também está na lista de 50 maiores jogadores da história da NBA. Com 19 anos como jogador profissional, o ala/pivô e pivô de 2 metros de altura foi 3 vezes eleito o melhor jogador da temporada e está no Hall da Fama desde 2001. Foram 27.209 pontos, em 19 temporadas da NBA.

8. Shaquille O’Neal

Shaquille Rashaun O’Neal é atualmente um comentarista esportivo contratado pela TNT, mas que possui uma incrível e memorável história como jogador profissional de basquete. Com seus 2,16 m de altura, Shaquille, que possuía diversos apelidos, marcou a história do esporte.

Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em sua carreira, Shaquille passou por diversos times profissionais e construiu seu sucesso individual como atleta. O jogador passou por times como: Orlando Magic, Los Angeles Lakers, Miami Heat, Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e encerrou sua carreira em 2011 com o Boston Celtics.

Foram mais de 1200 jogos em 19 temporadas da NBA, e entre as conquistas do pivô estão as 4 vezes em que o mesmo foi campeão da NBA. Em 2000, o atleta também recebeu o prêmio de jogador mais valioso da temporada e outros 3 prêmios de jogador mais valioso das outras 3 finais que o mesmo participou. Ao todo foram 28.596 pontos marcados em sua carreira na NBA.

7. Wilt Chamberlain 

O norte-americano Wilt Norman Chamberlain é considerado um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. O atleta, de 2,16m de altura, começou a impressionar com sua técnica e velocidade quando ainda representava a Universidade do Kansas. Mas, se tornou um jogador profissional apenas no fim dos anos 50. 

Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

Após iniciar sua carreira como jogador profissional da NBA, o sucesso foi imediato e logo o atleta passou a ser detentor de inúmeros recordes e prêmios na liga em categorias de rebote, durabilidade e pontuação. Ele é o único jogador a ter uma média de pelo menos 30 pontos e 20 rebotes por jogo durante as partidas em toda a sua carreira na NBA.

Além disso, o jogador também é o único a atingir a marca de 100 pontos em apenas uma partida, feito que entrou para a história e o colocou entre os maiores nomes do esporte. Ainda entre os recordes do jogador, ele também é o único com a média de mais de 40 rebotes e 50 pontos em uma única temporada. Em sua carreira foram 31.419 pontos marcados na NBA.

6. Dirk Nowitzki 

O gigante alemão, de 2,13m de altura, fez história no esporte e na liga norte-americana de basquete. Dirk Nowitzki foi descoberto aos 15 anos de idade por um ex-jogador internacional e que na época atuava como treinador. Em pouco tempo de treinamento, o treinador notou a oportunidade de tornar Nowitzki em um jogador profissional no cenário internacional.

Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte (Reprodução/Internet)

Durante toda a sua carreira na NBA, Dirk Nowitzki representou o time Dallas Mavericks. Com toda a sua habilidade no esporte, o atleta era cotado para ser ala/pivô ou até mesmo ala-armador. Em 2007, Nowitzki se tornou o primeiro europeu a ganhar o prêmio de jogador mais valioso da temporada (MVP).

Além disso, o alemão garantiu para si o título de campeão da temporada de 2011 da NBA. Por vezes o jogador também foi considerado um dos mais perigosos da NBA por sua altura e excelência em quadra. Atualmente, Nowitzki leva o título de maior jogador não-americano da liga com seus 31.424 pontos marcados em mais de 1300 jogos. 

5. Michael Jordan

Nascido em Nova York, Michael Jeffrey Jordan é, com certeza, um dos maiores jogadores que o basquete já teve. O astro do Chicago Bulls logo se tornou conhecido por sua capacidade de marcar pontos e habilidade que tinha em saltos.

Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

O jogador atuou na NBA entre os anos de 1984 a 2003 e se tornou hexacampeão representando o Chicago Bulls. Toda a sua excelência em quadra é reconhecida em todo o mundo e o mesmo chega a ser considerado o maior jogador de basquete da história, ou até mesmo um dos principais atletas masculinos do mundo. 

Além de todos os títulos na NBA, o astro também foi medalhista em algumas olimpíadas das quais representou a seleção americana, e fez parte do conhecido como “Dream Team” do esporte. Atualmente, Jordan é dono de uma das franquias da NBA e entrou para a história da liga com 32.292 pontos marcados em 1072 jogos.

4. Kobe Bryant 

Kobe Bean Bryant foi uma verdadeira lenda do esporte e se firmou como um dos maiores atletas masculinos do mundo. O 4º maior cestinha da história da NBA marcou a vida de milhares de pessoas dentro e fora das quadras.

Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

O eterno camisa 24 do Los Angeles Lakers fez história durante toda a sua carreira no esporte. Com a camisa do Lakers, Bryant foi pentacampeão da liga norte-americana e declarado como maior pontuador da história do time. Além disso, o atleta também subiu duas vezes no mais alto pódio dos jogos olímpicos.

Em janeiro de 2020 o mundo se deparou com a dramática notícia da morte do atleta. Com apenas 41 anos, Kobe Bryant marcou os fãs e amigos de todos os cantos do planeta apenas com a memória de sua impecável carreira. Foram 33.643 pontos, em mais de mil jogos e 20 temporadas da NBA.

3. LeBron James 

LeBron Raymone James é um jogador de basquete profissional, e que atualmente joga pelo Los Angeles Lakers. Ainda presente nas quadras, LeBron é considerado um dos principais e mais importantes nomes da história do esporte e vem provando cada dia mais o seu talento. 

Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

LeBron é visto como um verdadeiro gênio em quadra e já coleciona títulos conquistados, recordes e prêmios individuais. Desde 2003 o astro do esporte desfila com seu talento nas quadras da NBA, onde já conquistou 4 títulos de campẽao na liga e recebeu 4 vezes o prêmio de jogador mais valioso da temporada (MVP).

Além do Lakers, o atleta também passou por times como Cleveland Cavaliers e Miami Heat e recebeu o título de campeão em todos os 3 times que fez parte. O astro chegou a ser eleito como o atleta da década em 2019. Recentemente, LeBron ultrapassou o amigo Kobe Bryant e se tornou o 3º maior pontuador da NBA com 33.655 pontos em 17 temporadas. 

2. Karl Malone 

Karl Anthony Malone, nascido em 1963, o ala-pivô de 2,06m de altura fez história no esporte. Foram 18 anos fazendo parte do Utah Jazz e mais um ano no Los Angeles Lakers antes de encerrar sua brilhante carreira. Atualmente, o atleta é o segundo maior cestinha da história da NBA.

Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

Apelidado de “The PostMan” ou “The Mailman”, que tem como tradução a palavra “carteiro”, o jogador impressionava a todos com a sua capacidade e exatidão ao marcar pontos. Apesar de não ter título de campeão na NBA, o jogador já foi dado como MVP duas vezes, em 1997 e 1999.

Karl Malone também carrega em sua carreira alguns recordes curiosos da sua história na NBA. O atleta é líder em lance-livres da NBA de todos os tempos, com mais de 9 mil lances convertidos. Presente na lista de 7 maiores jogadores da história da liga, Malone possui o impressionante número de 36.928 pontos marcados em 18 temporadas.

1. Kareem Abdul-Jabbar

O primeiro lugar presente nessa lista de verdadeiras estrelas do esporte, pertence ao grande astro Kareem Abdul-Jabbar. O astro fez parte Milwaukee Bucks e do Los Angeles Lakers, ao todo, foram 20 anos de carreira na NBA. Anos repletos de inúmeros recordes, títulos e conquistas.

Conheça os maiores cestinhas da história da NBA
Fonte: (Reprodução/Internet)

Em sua carreira brilhante na liga norte-americana, Abdul-Jabbar coleciona 6 títulos de campẽao. Além dos títulos de campẽao, ele também foi nomeado como o jogador mais valioso da temporada (MVP) 6 vezes. Ambos títulos merecidos para o jogador que foi 2 vezes líder de pontuação, também na liga. 

Em 2007, a ESPN elegeu o astro como o maior pivô da história. Já em 2016, o mesmo foi eleito o segundo melhor jogador da história da NBA, atrás de Michael Jordan. E, até os dias atuais, Abdul-Jabbar é o maior cestinha de todos os tempos, são 38.387 pontos marcados em 20 temporadas da NBA. 

ANÚNCIO