Conheça os maiores artilheiros da história do futebol

O futebol é um esporte amado por seus fãs e que faz muito sucesso em diversos países. Quem nunca se empolgou vendo a rede balançar com os gols marcados pelos craques? Acreditamos que todos já sentiram esta emoção, principalmente na copa do mundo, os corações do povo são tomados pelo entusiasmo.

ANÚNCIO

E quem são os responsáveis pelos gols marcados durante as partidas? Para responder a esta questão, resolvemos selecionar os melhores artilheiros da história do futebol mundial. Continue a leitura e confira agora quem são esses e o porquê deles serem listados. 

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

Futebol 

O esporte que é praticado com frequência em terras brasileiras e uma partifa consiste em duas equipes com 11 integrantes em cada uma. Ela ocorre em um campo coberto por grama, conta com a participação de um árbitro, responsável pela aplicação das regras do jogo

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

Basicamente, os jogadores participantes devem buscar movimentar-se e ao mesmo tempo deslocar com os pés uma bola, até as balizas que são colocadas nas extremidades do campo retangular. Vence quem consegue lançar a bola mais vezes no interior dessas balizas, esse movimento é chamado de “gol”.

ANÚNCIO

Para conseguir marcar pontos mais vezes é necessário ter muita habilidade nos pés, é preciso que os jogadores consigam correr toda a extensão do campo e ainda atrás da bola, esta é disputada por todos durante a partida. Por fim, o jogador que marca muitos gols é chamado de artilheiro.

Maiores artilheiros da história do futebol

Como já mencionado, o esporte é muito amado em nosso país, sendo assim, nossa equipe resolveu elaborar um material especial, na busca de sanar a curiosidade dos fãs de carteirinha da prática futebolística.

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

Selecionamos os jogadores considerados os maiores artilheiros do esporte. São aqueles atletas que conseguiram reunir grandes quantidades de gols em partidas. Alguns são atuais, outros bastante antigos, mas o que os une em nossa lista é a capacidade de jogar futebol com precisão e destreza.

ANÚNCIO

Então, descubra agora mesmo quem são os maiores artilheiros do mundo e da história do futebol que conhecemos e amamos.

Túlio Maravilha

Goiano, nascido nos anos 1969, foi um dos jogadores de futebol mais conhecidos no país. Começou sua carreira no campo no ano de 1988 e continuou até 2018. Já aos 50 anos decidiu encerrar sua participação no futebol profissional.

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

O jogador chegou a marcar 545 gols em jogos oficiais, as marcações foram feitas em sua maioria pelo time que passou mais tempo, Botafogo, mas também atuou no Goiás e ainda jogou pela seleção brasileira durante algumas disputas pela Copa do Mundo. 

No ano de 1995 foi considerado o melhor atacante do Campeonato Brasileiro, recebeu a chuteira de ouro por sua atuação no mesmo campeonato. Além disso, foi considerado artilheiro em diversas partidas das quais participou durante sua carreira de sucesso. 

Ferenc Deak

Nascido em Budapeste, o jogador marcou cerca de 561 gols, porém não ficou muito conhecido no Brasil, infelizmente, nunca atuou em uma copa do mundo. Deu início a sua vida como jogador no ano de 1940, em times húngaros. Chegou a ser considerado o melhor jogador do ano de 1946, título concedido pela Federação Húngara de Futebol. 

Eusébio 

Eusébio nasceu em Moçambique no ano de 1946, considerado um jogador português por ter nascido em um período ainda colonial. Foi chamado de “pantera negra” e entrou na lista dos melhores futebolistas da história, com base na Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol. 

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

Em 1965 o jogador foi premiado com a Bola de Ouro, por ser o melhor jogador europeu do ano. Eusébio chegou a marcar 896 gols, mas apenas 623 considerados oficiais. O jogador participou de 914 partidas oficiais e ainda foi eleito o nono melhor jogador do século XX.

Josef Bican 

O jogador austríaco chegou a marcar cerca de 1.468 gols em partidas não oficiais, nas consideradas oficiais foram por volta de 805 gols. Josef performou em campo durante os anos de 1928 a 1955, jogou por mais tempo no time de Slavia Praga.

Ferenc Puskás

Com cerca de 712 gols, temos o jogador húngaro Ferenc Puskás, considerado o maior jogador de futebol da Hungria. Durante sua atuação na Seleção Húngara, conseguiu ajudar o time a manter o pódio e o prestígio de passar 4 anos invicto.

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

Foi considerado um jogador brilhante, graças a sua grande habilidade e com seu excelente chute de esquerda. Puskás, tornou-se jogador profissional no ano de 1943. Além de jogar por times húngaros e pela seleção de seu país, também chegou a participar de grandes times como o Real Madrid.

Lionel Messi

Argentino que atua nas posições de atacante, meia e ofensivo, é considerado um dos melhores jogadores da atualidade. É capitão da seleção argentina e também do time europeu Barcelona. Os especialistas o consideram um jogador muito técnico e habilidoso.

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

O jogador passou por alguns problemas de saúde na infância, foi diagnosticado com deficiência no hormônio de crescimento, aos 17 anos foi jogar na Espanha pelo Barcelona, que havia oferecido o pagamento do tratamento do craque.

Nos anos de 2011 e 2012, Messi bateu o recorde de quantidade de gols marcados em uma única temporada. Foi premiado com a Bola e a Chuteira de Ouro e até os dias atuais é raro quando não é indicado como melhor jogador do mundo, o artilheiro chegou a marcar 719 gols em sua carreira.

Gerd Müller

O alemão é bastante conhecido entre os europeus, por ser considerado o maior centroavante do continente. Uma de suas marcas era a capacidade de alcançar grandes velocidades em seus movimentos, além de contar com um chute forte e preciso. 

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

Tido como o maior artilheiro do campeonato alemão, chegou a marcar 727 gols em sua trajetória como jogador profissional. Sua carreira como futebolista começou no ano de 1963, onde jogou por times alemães até o ano de 1981.

Romário

O brasileiro, nascido no Rio de Janeiro, é um dos jogadores de futebol mais conhecidos no país. Possui dezenas de premiações e condecorações, chegou a ser o jogador mais bem pago do mundo no ano de 1996. Durante um tempo foi tido como o maior artilheiro da seleção brasileira, mas acabou perdendo a posição para Ronaldo.

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

Com base na revista argentina, “El Gráfico”, Romário marcou 768 gols oficiais e é o jogador com mais artilharias em partidas do mundo. Atuou em diversos times brasileiros e europeus, entre eles estão Vasco, Flamengo e Valencia. 

Também jogou pela seleção brasileira, se destacando em algumas edições da Copa do Mundo. Aos 54 anos, Romário aposentou-se da carreira de futebolista e agora faz parte integrante da política brasileira. 

Pelé 

Uma das figuras mais icônicas do futebol brasileiro, reconhecido mundialmente. Pelé, é um dos maiores artilheiros do esporte, durante os anos de 1956 até 1977 chegou a marcar 643 gols pelo time que atuava, Santos.

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

Também foi integrante da Seleção Brasileira, onde chegou a marcar 77 gols. Oficialmente foram registrados 767 gols, com base no site FutDados. Alguns registros alegam que o jogador chegou a marcar mil gols contando com pênaltis.

No ano de 1999, a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol elegeu Pelé como o Jogador do Século. Ainda em 1999, o Comitê Olímpico Internacional concedeu ao mineiro o título de Atleta do Século.

Cristiano Ronaldo

O português que joga como ponta na Juventus, é um dos atletas mais conhecidos do mundo. Chegou a ser considerado pela FIFA como o Melhor Jogador do Mundo, além de ser eleito um dos melhores jogadores de todos os tempos.

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

Cristiano também levou por três vezes o prêmio de Melhor Jogador da UEFA. O atleta tem 759 gols registrados como oficiais, ou seja, foram feitos em partidas oficiais de futebol, durante a famosa Champions League marcou 135 gols. 

O atleta já integrou as melhores equipes do futebol europeu, foi figurinha carimbada do Real Madrid por muitos anos e agora encontra-se jogando pelo time Juventus. Além dos grandes times, Cristiano é um participante chave da Seleção Portuguesa. 

Conclusão – critérios para a seleção

Existem mais dezenas de artilheiros que mereciam ser mencionados, por isso, resolvemos explicar nosso critério de avaliação para a lista acima. Os jogadores mencionados foram os que conseguiram marcar a maior quantidade de gols em partidas oficiais. 

Conheça os maiores artilheiros da história do futebol
Fonte: (reprodução/internet)

A definição de artilheiro se dá pelo jogador que consegue marcar mais gols em partidas. Resolvemos selecionar os profissionais que marcaram mais gols durante toda a carreira. Vale ressaltar que atletas como Messi e Cristiano Ronaldo, ainda estão na ativa.

Veja também: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Mo Salah: Quem foi o melhor jogador de futebol em 2020?

Sendo assim o número pode se alterar em breve. A disposição foi feita da menor quantidade de gols até a maior. Confira o vídeo no tópico abaixo, com os gols mais marcantes desses dois artilheiros.

Bônus – Cristiano Ronaldo e Lionel Messi

Que os dois jogadores são brilhantes, nós já sabemos. Agora já pensou em poder rever os gols mais fantásticos dos dois atletas? Encontramos um conteúdo com o compilado das melhores jogadas de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, assista o vídeo abaixo:

Os fãs de futebol já sabem que ambos os jogadores merecem os títulos de melhores do mundo. Até o fim de suas carreiras tanto Cristiano quanto Messi devem acabar ultrapassando a marca dos 700 gols em partidas oficiais.