Apesar de que em alguns países os esportes de inverno não são tão conhecidos, saiba que em outras partes do mundo eles fazem o maior sucesso. A ideia desse texto é ser um artigo bem legal e leve. Assim, vamos falar de esportes não apenas de atletas, mas de pessoas comum.
Ou seja, ainda que existem vários esportes que podem ser praticados até mesmo em Olimpíadas, a ideia aqui é mencionar aqueles que podem ser vistos como “domésticos”. E tem mais, o foco é esportes em neve mesmo e não no gelo. Topa esse desafio? Saiba quais são os 10 esportes que só podem ser praticados na neve.

10 – Caminhada Nórdica
Vamos começar com o esporte mais “leve” entre todos os que estão aqui. Ainda assim, já pode ser visto como um esporte radical, justamente porque é praticado em um ambiente que nem todo mundo está acostumado: na neve.

Nesse caso, ele não é focado na velocidade e nem em manobras, como em outros que vamos citar abaixo. A ideia é apresentar uma modalidade que é comum em estações de esqui da Europa, onde a pessoa caminha com um par de bastões nas trilhas de neve.
Há ainda uma espécie de diversificação da atividade, que é quando se coloca raquete nos pés para se chegar aos lugares mais altos. Entre os brasileiros, o esporte é chamado de caminhada com raquetes de neves ou algo próximo disso.
9 – Salto no Gelo
Talvez, de todos os esportes citados aqui, esse seja o que tenha mais a ver com gelo do que neve. Mas, dá para dizer que a paisagem costuma ser incrível e mostrar muita neve ao redor. A gente explica melhor isso. Veja só.

Nesse tipo de prova, os esquiadores descem até uma rampa e saltam em distâncias enormes. O pouso costuma ser bem difícil de ser feito e é essencial que se saiba fazer isso com segurança.
Atualmente, há três modalidades: rampa normal, rampa longa e para equipes. Uma curiosidade aqui é que a gente tem o combinado nórdico, que é um esporte olímpico e une o salto no gelo com o cross country, que nós vamos mencionar abaixo.
8 – Biatlo
O biatlo nada mais é do que um caminho que é feito na neve e que em determinados momentos os esportistas precisam atirar em alvos. Sim, atirar em alvos. Ou seja, são duas atividades distintas, mas que envolve a neve, hein.

Se erram os tiros, os atletas são penalizados por tempo ou acréscimo da distância final. Portanto, estamos falando de um esporte que é mais para profissionais do que para quem vai apenas curtir as férias.
7 – Esqui Cross Country
A partir desse tópico, nós vamos começar a falar sobre o esqui. Serão três modalidades, todas na neve. E vale mencionar que elas estão entre as mais arriscadas. O esqui cross country é muito famoso no mundo todo e, inclusive, é um esporte olímpico. Está nos Jogos desde 1924 e é ótimo para quem gosta de grandes distâncias.

Diferente do esqui alpino, que vamos falar abaixo, ele permite que a pessoa retire os calcanhares do chão para caminhar e isso traz mais mobilidade durante o percurso total. Uma curiosidade é que essa modalidade de resistência pode ter até 50 quilômetros. É aquela onde os atletas devem esquiar rapidamente e usam o impulso de bastões para isso.
6 – Esqui Alpino
Também na lista do esqui, a gente tem o alpino. O esqui alpino é um dos mais conhecidos. Ele acontece em uma espécie de corrida que desce montanhas frias ao redor do planeta. Conforme a estação do ano, dá para ter pistas de vários níveis e dificuldades.

É sempre recomendado que se pratique com instrutores, que podem ensinar os primeiros passos desse esporte de aventura. Curiosamente, é um esporte que pode ser praticado por crianças também, especialmente, durante o tempo de férias. É a sensação única de esquiar.
5 – Esqui Freestyle
Se você entendeu os tipos de esquis que falamos acima, agora vai ficar ainda mais fácil. Nesse caso, a gente tem uma pista livre, com competidores que disputam as melhores posições através de uma junção de saltos e manobras. Ou seja, não basta saltar alto ou fazer manobras.

É preciso ser bom em ambos. Também se usa esqui e bastões para fazer o percurso todo, que pode acontecer em rampas ou em montanhas, dependendo da competição. A curiosidade sobre essa modalidade é que ela se divide em categorias, o que quer dizer saltos mais altos ou mais baixos. E daí vem o half pipe, o slopestyle e o big air.
4 – Snowboard
Outro dos esportes de neve mais conhecidos é o snowboard, que é uma espécie de “skate na neve”, entende? O esporte de inverno é muito bacana para quem quer fazer manobras nesse tipo de pista. Ou seja, é para testar as habilidades. No entanto, é um esporte de risco.

Por isso, a recomendação é que você treine muito antes de fazer manobras arriscadas. Ele acontece em descidas de montanhas também, porém, não com o intuito de se chegar mais rápido e sim de fazer manobras. É uma mistura de surfe com skate.
Para quem não se ligou ainda, a gente explica: nesse esporte, o praticante desliza sobre o gelo usando uma prancha de tamanho pequeno, que é feita de madeira como a do skate. Então, vence quem consegue fazer mais manobras e completar a prova sem cair. Bora?
3 – Snowmobile
A partir daqui, nesse top 3 dos esportes radicais na neve, a gente vai ter citações de alguns que não são olímpicos, mas são muito curiosos. De todo modo, são bem menos comuns do que os que já foram citados e vale muito a pena conhecer, sempre considerando o treinamento.

O snowmobile é praticado com uma espécie de trenó motorizado. Assim, ele envolve velocidade, neve e emoção. É uma ótima opção para quem quer curtir as férias de um jeito diferente. O veículo é movido a motor e projetado para esse tipo de terreno.
Se você não entendeu ainda sobre esse esporte, considere algo próximo de “moto de neve”. E essas motos são fabricadas por grandes montadoras, como a Yamaha. É uma mistura de motocicleta com carros e feitos com esteiras com cravas.
2 – Snowbike (mountain bike na neve)
Se há um tipo de trenó motorizado para andar na neve, saiba que você também pode percorrer o mesmo caminho só que com uma bicicleta. É um tipo de esporte na neve que nem todo mundo conhece, mas que pode ser muito interessante. Ele permite paisagens incríveis.

Para quem gosta de passeios únicos e com amigos ou a família, esse pode ser o ideal. Até mesmo porque é um pouco menos arriscado do que as outras opções, né. Nesse caso, porém, é preciso ter uma bike com pneus adaptados para a neve, sendo maiores e mais largos.
Para se ter uma ideia, o aro mais indicado é o de 29. Logo, isso quer dizer que uma bicicleta dessa não vai custar menos do que R$ 1 mil, em uma composição mais básicas. Fora isso, lembre-se de todo kit de sobrevivência que todo ciclista deve ter, hein.
1 – Airboards
E para fechar o texto, nós temos aqui um dos menos conhecidos, o ariboards, você já ouviu falar? Ele é para quem procura fortes emoções, hein. Temos outro tipo de trenó, só que inflável e que permite a descida em encostas nevadas e íngremes.

Para dirigir esse tipo de veículo é preciso se deitar de bruços no equipamento, segurar muito bem as alças dele e controlar a direção movendo o corpo de um lado para outro. É um esporte que parece arriscado, mas é amado por crianças e adolescentes.
Os esportes praticados no gelo
Se você sentiu falta de outros esportes de inverno, considere que a gente acabou deixando de fora pelo fato de serem mais comuns no gelo. De todo modo, eles também são ótimas opções para curtir as férias em alguns lugares mais frios do mundo.

Entre as competições e as atividades, você pode considerar o speed skating (a patinação em velocidade), o luge (treinos para duplas ou individuais onde os competidores descem deitados em alta velocidade), skeleton (descida de peito no trenó), bobslead (trenós grandes em pista de gelo).
Tem ainda a patinação artística (que é uma modalidade olímpica), o curling (que é como se fosse um hóquei, chamado de xadrez humano). Ainda, tem o hóquei sobre o gelo (que você já deve ter visto por aí), entre outros.
Gelo ou Neve?
No começo do texto, falamos que seriam mencionados esportes de neve e não de gelo. Então, pode ser que você tenha ficado um pouco confuso quanto a isso. A ideia não é a de polemizar. Ok? E tanto é que vamos explicar, brevemente, a diferença.
Gelo é uma forma sólida de água. Ele pode ser encontrado em forma de cristais, de bolas de gelo, de granizo. Já a neve é uma precipitação do inverno, uma espécie de chuva, só que em forma de pequenas bolas de gelo que rebatem quando caem no solo.