Confira quais são as franquias com mais títulos da NBA

O basquete é um dos esportes mais populares do mundo, e a NBA, maior liga do planeta, é sempre o foco da atenção dos fãs. Toda temporada um time sai campeão da competição, então o ranking das maiores franquias está sempre em alteração.

ANÚNCIO

Os times com mais títulos da NBA são os mais tradicionais, mas alguns nomes conseguiram seu lugar ao sol mais recentemente, ao montarem elencos poderosos com alguns dos maiores nomes do basquete atualmente, deixando suas marcas na história do esporte.

Confira quais são as franquias com mais títulos da NBA
Foto: (Blasting News)

Boston Celtics – 17 títulos

O Boston Celtics é, junto de seu maior rival, a franquia com mais títulos na história da NBA. Até o momento, a equipe celta tem 17 títulos, e o futuro parece reservar mais troféus para o time dos jovens Jayton Tatum e Jaylen Brown, que tem potencial de sobra para isso.

Confira quais são as franquias com mais títulos da NBA
Foto: (reprodução/bostonglobe.com)

O time venceu oito campeonatos seguidos, nos anos iniciais da liga. A década de 60 foi completamente dominada por Bill Russell, grande nome do Celtics nessas conquistas. Depois dessas, vieram alguns títulos com Larry Bird, outro dos maiores ídolos da franquia.

ANÚNCIO

No entanto, o time não conseguiu nada na década de 90, e só voltou a conquistar o torneio em 2008, graças a Paul Pierce e cia. Com um elenco jovem, e cheio de nomes cheios de talento, a expectativa é que, num futuro próximo, a equipe aumente esse número consideravelmente.

Los Angeles Lakers – 17 títulos

O Los Angeles Lakers é a outra franquia com o maior número de títulos, empatada com o Boston Celtics, seu maior rival na NBA. O time, ao contrário do Boston, conseguiu títulos em quase todas as décadas da liga, se mostrando bem dominante na competição.

Confira quais são as franquias com mais títulos da NBA
Foto: (reprodução/internet)

Além das conquistas, o Lakers tem, em sua história, alguns dos maiores nomes do esporte, como Magic Johnson e Kareem Abdul-Jabbar, que lhe trouxeram alguns canecos. Depois deles, vieram Kobe Bryant e Shaquille O’Neal, que também marcaram época.

ANÚNCIO

O último título da franquia foi em 2020, em time comandado por Lebron James e Anthony Davis. O time se mantém forte na temporada atual, e quem sabe não amplia essa marca enquanto King James faz parte do elenco.

Golden State Warriors – 6 títulos

O Warrios é o time de Stephen Curry. Nenhum time foi tão soberano nos últimos anos, e muito disso se deve ao surgimento do fenômeno com o camisa da equipe. O time foi de três para seis títulos em pouco tempo, graças ao talento do gênio.

Confira quais são as franquias com mais títulos da NBA
Foto: (Justin K. Aller/AFP)

Klay Thompson também é outro nome de destaque nas conquistas, além de Draymond Green e do gênio Kevin Durant. Para se ter uma noção do quão forte o time veio nos tempos atuais, nas últimas 6 finais da liga, o Warriors venceu 3 delas.

Poderia ter aumentado o número de troféus em 2019, mas não esperavam que Kawhi Leonard e Kyle Lowry estivessem tão inspirados na final. Com o retorno de Curry às quadras, pode ser uma grata surpresa nos próximos anos.

Chicago Bulls – 6 títulos

O Chicago Bulls foi de uma franquia quase falida para um dos maiores times da história do esporte. Tudo isso graças a Michael Jordan, o melhor jogador de basquete de todos os tempos. O craque foi o maior responsável por todos os títulos da equipe.

Confira quais são as franquias com mais títulos da NBA
Foto: (reprodução/internet)

No entanto, seria injusto dar os créditos apenas a Jordan, já que o time inteiro era poderoso. Como destaque, ainda podemos citar Scottie Pippen e o treinador Phil Jackson, por exemplo. O time foi o mais dominante da década de 90, sendo praticamente imparável nos playoffs.

Porém, as conquistas pararam por aí. Depois da saída de Jordan, o time foi só ladeira abaixo e não venceu mais nada. Hoje não consegue ir tão longe nos playoffs, mas graças a algumas peças do elenco, já vislumbra um futuro mais competitivo na NBA.

San Antonio Spurs – 5 títulos

Todos os fãs de basquete do mundo deveriam ser gratos ao Spurs, pois graças a franquia, vimos Tim Duncan jogar. A equipe tem 5 títulos da NBA, mas não conquista nada há alguns anos, já que o último campeonato vencido foi em 2014.

Confira quais são as franquias com mais títulos da NBA
Foto: (reprodução/nbaportugal.com)

Tim Duncan, um dos maiores jogadores de todos os tempos, foi o grande responsável por esses troféus dentro de quadra. Além dele, Manu Ginobili e David Robinson foram outras lendas de destaque durante esse período glorioso da franquia.

No entanto, é impossível citar as conquistas do Spurs sem falar de Gregg Popovich. O treinador era quem treinava o time desde 1996, e tem influência direta na transformação do Spurs em uma das franquias mais vencedoras da liga.