Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar

O golfe é um esporte tradicional, apesar de não estar entre os mais conhecidos aqui no Brasil. A história vem desde 1457 quando o parlamento escocês proibiu a prática do esporte por ser um “divertimento que afetava o interesse do país”. 

ANÚNCIO

Atualmente, o esporte ganhou fama, porém, ainda está ligado aos grupos mais ricos, o que antes era chamado de burgueses ou abastados. Porém, muito mais profissional, ele conta com várias modalidades, campos e até mesmo tacos especiais. 

Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

Hoje iremos falar sobre os seguintes tópicos:

  • As competições de golfe
  • O Masters de Golfe
  • O U.S. Open
  • O Aberto Britânico de Golfe
  • O Campeonato PGA
  • Os maiores vencedores dos torneios Majors
  • Os jogadores de mais destaque no golfe mundial
  • Os brasileiros no golfe
  • Onde assistir aos jogos de golfe?
  • Os canais que transmitem as competições de golfe
  • As redes transmissoras norte-americanas.

As competições de golfe

Hoje em dia, os principais torneios de golfe do mundo são chamados de Majors. Eles acontecem 4 vezes ao ano e estão entre os jogos mais prestigiados para os amantes do golfe. A curiosidade é que essa competição voltou a ser olímpica nos Jogos do Rio, em 2016.

ANÚNCIO
Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

Outro ponto interessante é que o esporte é praticado em todo o mundo. Por isso, há competições variadas ao redor do planeta. Mas, de fato, os Estados Unidos e a Europa concentram a maior parte das competições mais importantes. 

No Brasil, por exemplo, a gente tem alguns Torneios Abertos ao longo do ano, que movimentam o esporte e faz com que cada vez mais as pessoas se interessem pela prática. Tanto é que tem até canais transmitindo as partidas, como veremos mais abaixo.

O Masters de Golfe

Esse é o primeiro Majors, que acontece em abril, anualmente. Geralmente, ele é marcado para o segundo final de semana do mês. E, como é de costume, acontece nos Estados Unidos. Para sermos mais exatos, estamos falando do clube de golfe Augusta National, na Geórgia. 

ANÚNCIO
Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

Uma curiosidade é que ele é chamado de U.S. Masters, sendo que é o único entre todos que é disputado sempre no mesmo campo. Os competidores são convidados pelo clube para participarem, por isso, tem menor número de competidores. 

A tradição da competição é a concessão de uma jaqueta verde que é dada ao campeão. E, geralmente, entre os convidados estão os ex-campeões e os atuais campeões dos torneios majors amadores, como do Circuito GPA. 

O U.S. Open

Como o nome sugere, o Open é um Torneio de Abertura, que também acontece nos Estados Unidos, só que em vários locais, dependendo da edição. Ele é organizado pela Associação de Golfe dos Estados Unidos e acontece no Dia dos Pais, em junho. 

Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

Hoje em dia, a disputa acontece no campo que tem 18 buracos para um par de 71 ou par de 70. Por isso, raramente ele é vencido por um placar muito abaixo do par. E a lista de competidores também passa pelos campeões e atuais profissionais bem classificados.

O grande diferencial é que é um torneio aberto a todos os competidores, inclusive, mulheres e juniores. Porém, desde 2014 nenhuma jogadora de golfe se qualificou para as rodadas mais importantes. A última foi Michelle Wie, em 2006. 

O Aberto Britânico de Golfe

Agora, a gente tem um campeonato internacional de golfe, também dos Majors, que acontece em regiões do Reino Unido. Esses jogos acontecem logo após o U.S. Open, sendo em julho. Ele é organizado pelo clube de golfe Royal & Anciente de St. Andrews.

Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

O torneio, que também é chamado de British Open, se divide entre 3 campos, sendo da Escócia, da Inglaterra e, mais recentemente, da Irlanda do Norte. É o mais prestigiado dos torneios por ser o primeiro Open de Golfe

A primeira disputa aconteceu em 1984 e o vencedor foi o inglês John Ball. Atualmente, a organização diz que classifica os melhores jogadores de golfe do mundo, sendo que ele é disputado em 72 buracos durante 2 dias. 

O Campeonato PGA

Por último, o Campeonato GPA, que é um dos mais conhecidos do mundo entre os Majors. Ele acontece no Dia do Trabalhador, em agosto, nos Estados Unidos. Inclusive, é organizado pela associação de golfistas de lá e disputado em vários locais regionais. 

Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

O U.S. PGA convida todos os vencedores dos eventos do Circuito do ano anterior. Sendo que os amadores geralmente não disputam a competição e só se classificam se vencer outros 3 Majors. E tem mais uma curiosidade. 

É sobre o fato de que os organizadores sempre visam a disputa para dias ensolarados e com umidade alta, que é comum em agosto em terras norte-americanas. Portanto, é bem diferente do Aberto Britânico, que acontece em clima frio e dias chuvosos, quase sempre. 

Os maiores vencedores dos torneios Majors

É difícil falar dos maiores vencedores desses torneios quando se tem um grande número de nomes. Por exemplo, se a gente for considerar os países mais bem pontuados, a gente vai ver que os Estados Unidos é o grande líder, com 264 títulos. 

Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

Em seguida, vem a Europa, que tem 123 campeonatos vencidos. Mas, depois, ainda temos países curiosos que ganharam vários títulos, sendo eles:

  • Escócia (55);
  • Inglaterra (35);
  • África do Sul (22);
  • Austrália (17);
  • Jersey (9);
  • Irlanda do Norte (7);
  • Espanha (7). 

Do lado da América do Sul, a Argentina é a mais bem colocada com 3 títulos. Mais para cima nas Américas, a gente ainda tem o Canadá, com 1 título. 

Os jogadores de mais destaque no golfe mundial

E quando se fala em jogador de golfe, alguns nomes são sempre lembrados pelas suas façanhas. Por exemplo, impossível não falar em Tiger Woods, dos Estados Unidos, que tem o recorde de pontuação agregada (1997) e de pontuação em par (1997).

Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

E quando o estudo é feito considerando o recorde em uma única rodada quem aparece é outro norte-americano, o Johnny Miller, que ganhou a fama em 1973 no U.S. Open. E sobre as vitórias consecutivas em torneios Majors, a gente tem o escocês Tom Morris Jr.

E ainda falando de vitórias consecutivas dá para listar alguns nomes diferentes, de países menos tradicionais no golfe, como o Bobby Locke, que é da África do Sul, que venceu 2 vezes seguidas. Ou o Harry Vardon, que é de Jersey e também venceu 2 vezes consecutivas. 

Os brasileiros no golfe

Como vimos acima, entre os maiores campeões e nomes mais conhecidos do golfe mundial, nós não temos brasileiros. Porém, eles existem. Por exemplo, o Adilson Silva tem 22 anos de carreira e chegou bem às finais do Grand Slam do golfe.

Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

Outro nome é de Alexandre Rocha, que participa da PGA Tour. E foi o primeiro brasileiro a ganhar mais de 1 milhão de dólares em torneios da PGA Tour. Rafael Becker também é um nome de respeito por aqui. Está em ascensão no esporte e venceu alguns amadores. 

Do lado feminino, Victoria Lovelady é o nome mais lembrado. Ela ficou em 16ª posição na Hero Womens Indian Open, no ano de 2016. Já a Miriam Nagl esteve várias vezes entre as top 10 das mulheres, competindo no Ladies European Tour.

Onde assistir aos jogos de golfe?

Se você tem o interesse pela modalidade, com certeza, quer acompanhar as partidas pela TV ou pelo celular, certo? No entanto, esse não é um esporte como o futebol, por exemplo, que tem em praticamente todos os canais de esportes ou serviços de streaming.

Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

Ainda assim, há boas notícias para você. Isso porque há, ao menos, dois canais que exibem as competições de golfe, como as que citamos acima. Só que para um melhor acompanhamento, a gente recomenda que você descubra os horários das partidas para ver os jogos ao vivo.

No próximo tópico, nós vamos mencionar os dois canais que permitem essas partidas para o assinante. Inclusive, é preciso ser assinante para conseguir acompanhar os jogos de golpe pela TV ou pelo aplicativo do celular, está bem?

Os canais que transmitem as competições de golfe

O primeiro canal é de TV e tem um aplicativo que permite que o usuário/assinante veja os jogos de golfe pelo celular também. É o ESPN 2, muito conhecido pelos amantes de esporte, já que é um dos principais canais dessa categoria. 

Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

Inclusive, no ano passado, a ESPN prometeu exibir ao vivo as partidas, tanto às sextas como aos sábados. Também no domingo, só que em horário mais restrito. Por isso, recomendamos que você saiba a programação dos torneios. 

A outra opção é um canal online, ou seja, que permita que você veja os jogos pelo celular, tablet ou computador. Se você tiver a opção de emparelhar com a TV, então, conseguirá ver na TV também. Estamos falando do Golf.TV. E o mais legal é que essa plataforma é gratuita. 

As redes transmissoras norte-americanas

Antes de encerrar a leitura também é legal de saber que os organizadores possuem liberdade para negociar quem será a responsável pela transmissão dos jogos. Assim, as mais famosas dos Estados Unidos são: ABC, CBS e NBC

Competições de Golfe: como funcionam e onde acompanhar
Foto: (reprodução/internet)

Além disso, nos últimos anos, a Fox Sports também se mostrou interessada pelos campeonatos Majors de golfe e acabou transmitindo alguns jogos. Nesse meio tempo, outra TV também comprou os direitos, a Golf Channel

Hoje em dia, além delas, a Turner Sports, dos Estados Unidos, também detém o direito da transmissão do Campeonato PGA. Portanto, é importante ver que a cada nova edição e novo contrato uma empresa pode ser a responsável pela transmissão dos jogos e torneios. 

ANÚNCIO