Descubra como acompanhar o Campeonato Carioca

campeonato carioca, apelidado de Cariocão, é uma das maiores competições de futebol do Brasil. Há quem diga que é mais importante que os jogos do Campeonato Paulista, já que os times do Rio de Janeiro costumam ter mais torcida. A disputa reúne os principais times do estado, como por exemplo Flamengo, Vasco e Fluminense. O evento acontece desde 1979.

ANÚNCIO

Assim, desde então, vem atraindo telespectadores de todas as idades. De todos os clubes que competem anualmente, o Flamengo segue sendo o líder com 37 de títulos. Em seguida vem o Fluminense, com 31 títulos. Essas são só alguns fatos curiosos sobre o campeonato. Ainda iremos falar sobre como assistir o Cariocão online. Quer saber mais? Continue lendo o artigo.

Foto: (reprodução/internet)

O histórico do campeonato carioca

Ele começou em 1906 e teve o Fluminense como primeiro campeão. Já o Botafogo é o clube que tem o maior jejum entre os 4 grandes, sendo que ficou 21 anos sem vencer. Mas, venceu de forma invicta, contra o Flamengo de Telê Santana em 1990.

Foto: (reprodução/internet)

Ainda sobre histórico e curiosidades, considere que a maior goleada até aqui foi do Botafogo, por 24 a 0, contra o Mangueira, em 1909. Essa também é a maior goleada estadual do país.

ANÚNCIO

Mas, sabendo dessa história, o que queremos saber agora é sobre a atualidade, concorda? Eu também. Tanto é que fui atrás de um vídeo no Youtube que me explicasse sobre as mudanças da Taça Guanabara, da Taça Rio e do campeonato carioca nesse ano. E encontrei.

O começo do campeonato carioca 2022

Grandes times como Fluminense, Botafogo, Vasco da Gama e Flamengo deram início à primeira rodada do Campeonato Carioca. No entanto, o que pouca gente sabe é que antes disso algumas equipes já haviam iniciado a competição através da fase preliminar, que antecede a competição.

Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, entre as equipes que estão competindo nas primeiras rodadas estão: Nova Iguaçu, Resende, Madureira, Volta Redonda, Boavista e Audax. Dos times menos populares, o Madureira é o que se encontra na melhor colocação, em 6º lugar com 3 gols.

ANÚNCIO

A primeira rodada da competição foi marcada com jogos do Botafogo, Vasco, Fluminense e Flamengo. Dos 4 mais populares, apenas o Fluminense perdeu, em um placar de 1×0 para o Bangu. Já o Vasco da Gama, iniciou a corrida com um placar mais amplo, de 4 gols contra 2 do Volta Redonda.

A artilharia da competição

Um fato curioso é que mesmo antes do início oficial do Cariocão, a competição já possui três artilheiros expressivos, sendo o Lázaro Vinícius, do Flamengo, Raniel Santana, do Vasco, e Wandinho, do Boa Visto. Os três jogadores possuem 2 gols cada um, sendo que todos foram marcados nos primeiros jogos da disputa.

Foto: (reprodução/internet)

Na edição passada, um dos artilheiros das primeiras rodadas, Thiago Franklin, bem lembrou não pode atuar porque os clube tinha sido desclassificado. Sendo assim, nas rodas que tiverem desclassificação, alguns dos artilheiros não conseguiram chegar até o final.

Aliás, sobre artilharia do campeonato carioca não dá para deixar de falar do Sylvio Pirillo, que era jogador do Flamengo, quando marcou 39 gols em 30 jogos no ano de 1941. Já o Romário foi o artilheiro mais vezes, sendo que chegou ao feito em 7 edições.

Quem participa do campeonato carioca nesse ano

Mais uma informação importante que conseguimos nos canais do Youtube, especializados em esporte, foi sobre as equipes que vão fazer parte da competição, além do Nova Iguaçu e do Flamengo, que já abriram o campeonato. Por exemplo, tem o Bangu, Boa Vista, Botafogo, Fluminense, Macaé.

Foto: (reprodução/internet)

Além deles, Madureira, Portuguesa da Ilha, Vasco, Rezende e Voltaço. Só que além disso é importante considerar que a Taça Guanabara, nesse ano, será diferente das edições passadas. Tudo porque ela será em turno único, ou seja, como aconteceu em 2015, quando o Botafogo foi campeão, todo mundo enfrentando todo mundo.

A Taça Guanabara

Bom, já antecipamos que ela será em turno único, onde cada clube vai enfrentar todos os outros que estão disputando a competição. Correto? Sendo assim, o campeão vai ser aquele que tiver mais pontos.

Foto: (reprodução/internet)

É legal fazer parênteses aqui, para lembrar que a última edição em que isso aconteceu foi em 2015, quando o Botafogo venceu em uma competição super disputada, até os últimos jogos.

Portanto, esse ano promete pegar fogo no Carioca. Aqui entra a novidade, além daquelas equipes da fase preliminar que não se deram bem, a equipe que ficar na última posição da Taça Guanabara também cairá para a Série A2.

E a Taça Rio

Já a Taça Rio vai acontecer para todas as equipes que se classificarem entre a 5ª e a 8ª posição da Taça Guanabara. Por isso, essa Taça Rio é chamada ou conhecida como torneio de consolação, já que essas equipes não vão para as finais da competição.

Foto: (reprodução/internet)

É importante lembrar que a Taça Rio começou a ser disputada em 1982, sendo que a conquista foi do América. Hoje em dia, ela é vista como um segundo turno do Campeonato Carioca de Futebol e acontece em sistema de eliminatórias.

A final do campeonato carioca

Então, pegamos agora a Taça Guanabara e lista os 4 primeiros colocados. O que acontece são jogos do tipo olímpico, onde o 1º enfrenta o 4º colocado e o 2º joga contra o 3º colocado. Ao passo que as duas primeiras colocadas têm a vantagem de empates, por exemplo.

Foto: (reprodução/internet)

Já na final, a vantagem vai ser escolher o mando de campo, sem empates. Ainda assim, é uma vantagem e tanto, ainda mais quando se pensa em grandes públicos. Por outro lado, tudo vai depender da como a pandemia vai estar até esses jogos.

E é importante lembrar ainda que não vai ter o VAR durante a Taça Guanabara. Já a partir da 7ª rodada, haverá uma decisão se terá o uso do VAR nas fases finais, o que deve acontecer durante a competição inicial.

Os indicados ao título de 2022

É claro que não dá para considerar um dos 4 maiores clubes do Rio de Janeiro fora das finais, certo? Porém, uma boa análise é feita sobre os clubes menores, que podem dar trabalho aos grandes durante toda a competição – ainda mais quando se trata de pontos corridos.

Foto: (reprodução/internet)

O Bangu, por exemplo, deve aprontar uma correria já que tem 10 jogadores que vieram da base e ainda conta com o experiente Marcelo Mattos, de 37 anos e campeão brasileiro pelo Corinthians. O Boa Vista foi o finalista da Taça Guanabara de 2020 e é surpreendente.

O Nova Iguaçu venceu a seletiva desse ano. O Volta Redonda não tem boas perspectivas porque foi mal na Série C do ano passado. O Madureira, que não teve bons números na edição passada, está melhor nessa temporada. O Macaé ainda está sofrendo com a reestruturação do elenco. Já o Resende é uma das equipes mais caras do ano.

Quem mais venceu o campeonato carioca

Atualmente, o Flamengo é o maior vencedor do campeonato carioca, com 37 títulos. Seguido dele, vem o Fluminense, que tem 31. Depois, o Vasco da Gama, com 24 troféus. O Botafogo fecha os 4 clubes grandes, com 21 campeonatos vencidos.

Foto: (reprodução/internet)

Na sequência começam a aparecer os clubes de menor expressão, como é o caso do América, que venceu 7 vezes. O Bangu tem 2 títulos. E São Cristóvão e Paissandu, que venceram na década de 1920 e 1910 venceram 1 vez cada um, apenas.

A transmissão dos jogos do campeonato carioca

Após explicar todos esses detalhes da competição estadual do Rio de Janeiro, eu vi no canal a melhor explicação que procurava para saber onde assistir os jogos do Cariocão. A forma oficial de acompanhar os jogos é na Rede Record. A emissora obteve os direitos de transmitir os campeonatos de futebol.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Isso porque ela foi a TV aberta que comprou o direito das transmissões. Sendo assim, ao menos um jogo por rodada ela vai transmitir. E aqui entra uma próxima curiosidade: ela escolheu as terças feiras para passar os jogos do estadual do Rio. Outra opção para quem não consegue acompanhar a televisão é o Campeonato Carioca 2022.

É um aplicativo oficializado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) que possibilita a cobertura na íntegra da disputa. Funciona no formato pay-per-view, em que o usuário paga para assistir. O app está disponível somente no Google Play. Além dos canais no Youtube e Twitch como:

  • Casimiro Miguel;
  • Gaules;
  • Ronaldo TV;
  • Sport Club.

Os outros jogos que não serão transmitidos pela Record

Aqui vem outro ponto muito interessante que o Thiago comentou e eu, particularmente, adorei. Saiba que aqueles jogos que não estarão disponíveis na TV aberta poderão ser transmitidos em canais de streaming dos próprios clubes.

Foto: (reprodução/internet)

Sendo que atualmente todos os grandes clubes do Rio possuem esses canais disponíveis na internet, sendo no Youtube ou no Facebook, por exemplo. Porém, nem todos permitem isso de forma gratuita. Ao contrário, há o exemplo do Botafogo.

No Botafogo TV, a pessoa poderá assinar o pacote do campeonato, que é R$ 129,90 e assistir todos os jogos do Botafogo naquela competição. Fora isso, ainda dá para considerar os canais com pay-per-view, como da Claro e da Net.

Tudo o que precisa saber sobre o Cariocão 2022

O youtuber Thiago, do canal TF, subiu tem um vídeo de exatos 25 minutos no Youtube. Sendo que atualmente já recebeu mais de 31 mil visualizações. O TF ainda deixa lá informações sobre a TV do Botafogo. E ele também tem uma opção de pagamento para acessos exclusivos, como lives que são só para assinantes.

Além desse vídeo explicando sobre o Cariocão, considere que o TF tem muitos vídeos com vários temas importantes sobre o futebol carioca. Por exemplo, ele tem uma que fez com o Cléber Machado. Ao todo, ele disponibiliza de 3 a 4 vídeos diários.

ANÚNCIO