Campeonato Paulista 2022: Como assistir online

O Campeonato Paulista 2022 já começou. Como é de costume, os campeonatos estaduais acontecem primeiro e logo depois vem o famoso Brasileirão. A Federação Paulista de Futebol é responsável pela organização da competição, que reúne os principais clubes do estado de São Paulo. No formato atual, a primeira divisão do campeonato é composta por 16 equipes.

ANÚNCIO

Os jogos que garantem a vaga nesse grupo costumam acontecer entre janeiro e o começo de abril. As edições prometem entregar uma corrida intensa pelo troféu e título de campeão paulista. Por isso, se gosta de futebol e quer acompanhar a disputa, é válido não ficar dependendo só do que passa na televisão. Assistir online também é uma opção. Veja só.

Foto: (reprodução/internet)

O campeonato paulista já começou

Na primeira rodada, o Bragantino perdeu para o Mirassol de 3 a 1 e o Novorizontino perdeu para Ituano de 2 a 0. Depois, ainda vieram vários jogos, como Corinthians, Ferroviária, Santo André, Santos, São Paulo, Botafogo SP, entre outros. 

Foto: (reprodução/internet)

Uma das curiosidades sobre o campeonato na edição passada dois dos quatro grandes clubes chegaram até a competição com dois técnicos argentinos. O São Paulo é um deles que trouxe o Hernán Crespo, enquanto que o Santos trouxe o Ariel Olan. 

Neste ano, Rogério Ceni voltou para o time em que foi goleiro tantos anos. Isso mesmo, agora o craque é técnico do São Paulo. Apesar de Crespo ter feito um bom trabalho na edição passada. O Santos também trocou de técnico, agora é dirigido por Fábio Carille. Pelo visto, a onda de argentinos no times paulistas acabou.

Os grandes clubes no paulista

Além de São Paulo e Santos, o Palmeiras é outro que chega bem porque foi o atual vencedor das Libertadores, por duas vezes seguidas, 2020 e 2021. Porém, perdeu o campeonato paulista de 2021, já que o título foi para o São Paulo. Ele tem Abel Ferreira, que agora não tem mais tempo para montar um time, porém, já é cobrado por melhores apresentações. O Paulistão será a chance dele. 

Foto: (reprodução/internet)

O Corinthians, é o maior campeão paulista, porém não é comandado mais por Vagner Mancini. Inclusive, isso tem sido uma pedra no sapato, já que Sylvinho, foi demitido com somente 3 rodadas do campeonato de 2022. Enfim, o Palmeiras chegou bem nas últimas 4 finais, sendo que levou 3 delas. Porém, não vem bem no último ano. O Corinthians tem 30 títulos, o Palmeiras tem 23, o Santos e o São Paulo têm 22.

ANÚNCIO

Como vai funcionar o campeonato paulista de 2022

Diferente da edição de 2021, o Campeonato Paulista de 2022 está acontecendo no formato que era antes de restrições nos eventos esportivos. O que isso quer dizer? Os jogos não acontecem de forma alternada, mas sim como uma maneira de se preparar para o maior evento do futebol brasileiro, o Brasileirão.

Foto: (reprodução/internet)

Assim, o Paulistão está dividido em 4 grupos. Sendo no Grupo A: Corinthians, Guarani, Inter de Limeira e Água Santa. No Grupo B: São Paulo, Ferroviária, São Bento e Novorizontino. No Grupo C: Palmeiras, Mirassol, Ituano e Botafogo SP.

Por fim, ainda vem o Grupo D, que conta com Santos, Ponte Preta, São Caetano, e Bragantino. Outra curiosidade é que a competição começou em 23 de janeiro e deve se estender até 3 de abril. Essas datas podem ser alteradas, caso não tenha nenhum imprevisto quanto ao funcionamento de eventos esportivos no estado.

Os jogos do Campeonato Paulista

Ainda falando sobre o funcionamento da competição, considere que na primeira fase, os clubes vão jogar com adversários de outros grupos. Assim, os dois melhores de cada grupo vão até as quartas de final. Já os dois com menos pontos no ranking geral caem para a série B. 

Foto: (reprodução/internet)

Os que ficarem entre a 9ª e a 14ª posição disputam o Troféu do Interior. Já as quartas de final, que devem se iniciar no começo de maio e aí sim os times dos mesmos grupos se enfrentam. Ou seja, o primeiro do Grupo A enfrenta o segundo do Grupo A e assim por diante. 

E as semifinais vem das somas de pontos de todas as fases anteriores. E segue a mesma linha, sendo que o dono da melhor campanha vai jogar contra o dono da pior campanha entre os 4 que estão ali naquela fase. As quartas e semis serão em jogo único também. 

A grande final

Já a grande final acontece em jogos de ida e volta, sendo que seleciona as duas melhores equipes que passaram por todas essas fases de grupos e mata-mata. A previsão é a de que seja em dois domingos seguidos, em maio. 

Foto: (reprodução/internet)

Para alguns especialistas do futebol, os grandes favoritos são os quatro maiores clubes paulistas, sendo Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. No entanto, o Bragantino, que é um time menor, pode vir forte.

Agora, entre os grandes, o Palmeiras pode ser um dos favoritos já que venceu a Libertadores 2 vezes seguidas e ainda ganhou o Campeonato Paulista na edição de 2020. Todavia, o São Paulo também não fica muito para trás pois ganhou a disputa de 2021. Então, vai ser uma briga de gigantes. 

O VAR no Paulistão

Como já vinha sendo anunciado, o sistema de câmeras estará presente em todos os jogos da competição, o que deve diminuir muito a questão das polêmicas com faltas, impedimentos e gols. Em edições passadas a ausência do VAR gerou muita discussão. 

Foto: (reprodução/internet)

Em 2020, por exemplo, no jogo que o Palmeiras ganhou de 2 a 1 contra Água Santa, teve lances que influenciaram diretamente no resultado da disputa. Alguns lances do Palmeiras não foram bem avaliados pelo árbitro, que foi criticado por estar favorecendo o time, que no final ganhou partida. Com o var, o lance poderia ter gerado expulsão e anulação de falta que foi cobrada indevidamente.

Os clubes do Paulistão 2022 

Vamos citar aqui alguns clubes de menor expressão que não forma comentados com muitos detalhes no começo do artigo, mas que podem aparecer como surpresa ou como grande decepção dessa competição. No Grupo A, por exemplo, tem o Inter de Limeira. 

Foto: (reprodução/internet)

O clube retornou à elite e quer permanecer aí, sendo esse o objetivo. Já o Botafogo SP foi rebaixado para a série B do Brasileirão. Logo, o insucesso pode dizer muito sobre ele: sem muitas perspectivas para esse ano. Aliás, o clube passa por uma grande reformulação

Ano passado, o destaque fica por conta do atacante Roger, que encerrou sua participação na Inter de Limeira. Ainda, esse ano Santo André reativou o seu estádio. Na edição passada, o campo estava inativo para competições pois servia como hospital de campanha. 

São Paulo, Ferroviária, Ponte Preta e São Bento

Além do São Paulo, temos a Ferroviária, que afastou o seu sócio majoritário por motivos de ainda desconhecidos. Mas, o técnico, Pintado, é conhecido no futebol. Além disso, tem o experiente Renato Cajá e o Vinicius Zanocelo, da Seleção Sub-20.

Foto: (reprodução/internet)

A Ponte Preta foi semifinalista no ano retrasado, né. Além disso, tem um ótimo caminho no Paulistão dos últimos anos. O meio Camilo e o lateral Apodi são destaques. O São Bento, do estilo “Bom e Barato” tem medalhões experientes. No entanto, não anima os torcedores. 

Palmeiras, Bragantino, Ituano e Novorinzontino 

Ainda, o campeonato conta com Palmeiras e o forte Bragantino. Além deles, tem o Ituano, que foi eliminado no quadrangular final da série C do Brasileirão. Após isso, reformulou todo o elenco, com 12 reforços e pensando na Série B da competição. 

Foto: (reprodução/internet)

Já o Novorinzontino chega com tudo. Isso porque vem embalado após o acesso à Série C. Ainda assim, trocou Roberto Fonseca pelo Léo Condé, que esteve no Sampaio Correia. 

Santos, Mirassol, Guarani e São Caetano

O último grupo é o do Santos, que ainda conta com o Guarani, que não tem tido muito destaque no futebol estadual. Ainda assim, teve 9 contratações pensando também no campeonato paulista desse ano. 

Foto: (reprodução/internet)

O principal nome é de Andrigo, com 26 anos, que veio do Internacional e estava no CSA. Outro clube é o Mirassol, que vem no que é considerado a melhor campanha da sua história, que tem quase um centenário. Ele quer ser a surpresa da competição.

Sendo assim, tem o Eduardo Baptista como técnico, que conquistou a série D do Brasileiro e o Paulistão será uma boa forma de treinar para o acesso à série B, que é o foco desse ano. Para fechar o São Caetano, que tem muitos problemas financeiros e vive uma crise intensa.

Onde ver os jogos do campeonato paulista

A transmissão dos jogos do campeonato paulista ficou com a Rede Globo. Portanto, é bem diferente do que aconteceu no Rio de Janeiro, onde a Rede Record assumiu o compromisso de fazer a transmissão das partidas. Sendo assim, a pessoa poderá ver os jogos na TV aberta da Rede Globo. Sendo assim, a pessoa poderá ver os jogos na TV aberta da Rede Globo.

Foto: (reprodução/internet)

Porém, como nem todos os jogos são transmitidos, também há a opção de ver nos canais fechados da Globo, como é o caso da SporTV e da Premiere, lembrando que ambos são pagos. Lembrando que também é possível ver os jogos online através do app gratuito desses canais.

Sendo que baixar e usar o app é grátis, mas precisará de um login com senha para acesso. E somente assinantes possuem esse tipo de acesso para ver os jogos pelo celular. Também tem o Paulistão Play, uma plataforma onde o usuário pode acompanhar todos os jogos online. Caso queira acessar ao site, é só clicar aqui. Para utilizá-lo, é necessário desembolsar o valor de R$ 34,99. 

Os campeões de menor expressão

Embora São Paulo tenha sido o vencedor da última edição, é o Corinthians que detém a maior quantidade de títulos, 30 no total. E antes de terminar, já que citamos aqui os maiores campeões da competição, também dá para dizer que além dos grandes, existem outros clubes que já venceram o campeonato paulista alguma vez na vida.

A Portuguesa, por exemplo, tem 3 títulos. Depois, o Ituano tem 2. Já a Inter de Limeira, o Bragantino e o São Caetano possuem 1 título cada um. Será que o título desse ano vai ser de um desses clubes?