Conheça a história do Brasileirão e os times que estão na série A em 2020

ANÚNCIO

Gosta de futebol, mas está um pouco por fora do que vai acontecer no Brasileirão em 2020? Fique tranquilo (a) que nós vamos falar um pouquinho a respeito dos times que estão na série A do campeonato para que você fique por dentro de tudo.

O Brasileirão é um dos campeonatos mais amados por quem gosta de futebol, afinal de contas, nós vivemos no país em que o futebol é mais popular e de onde saem os maiores craques mundiais. Trata-se de um evento que enche qualquer brasileiro de orgulho.

ANÚNCIO

A melhor parte é acompanhar os times que podem estar em uma fase boa ou não. E o que falar dos familiares e amigos que torcem para times diferentes e ficam fazendo comparações? Para essas e outras ocasiões, é importante compreender um pouco sobre o que acontece com o seu time e com os outros, dentro do campeonato. 

brasileirão
Fonte: reprodução/internet

Saiba mais sobre o Brasileirão 2020 e fique por dentro dos times que estão na série A do campeonato, representando os melhores do Brasil. 

História do Brasileirão

Antes de falarmos a respeito dos times que estão em destaque no Brasileirão, vamos destacar aqui um pouco da história do campeonato. Muitas pessoas acham que esse campeonato é desorganizado, mas não se engane. O campeonato é organizado e todos os anos eles estão trazendo algumas alterações para a melhoria constante. 

ANÚNCIO

O campeonato Brasileiro, já teve mais de 10 versões. Nós vamos falar um pouquinho sobre algumas delas, para que você tenha uma noção de como chegamos até aqui.

1959 – 1968 Taça Brasil – Os estaduais reinavam antes de 1959. A Libertadores da América precisava de um representante brasileiro, daí criaram o campeonato por conta desse “déficit” que o Brasil apresentava. 

Taça Rio – São Paulo – Foi criada apenas para abranger os times desses dois estados que eram mais relevantes. 

1967 – 1970 Taça de Prata – Esse campeonato não durou muito tempo e foi a primeira tentativa de organização nacional dos times. Muitos especialistas afirmam que era algo um pouco bagunçado, sem muitas pessoas com o mesmo propósito envolvidas e que por isso, não teria dado muito certo. 

1971 – 1974 Campeonato Nacional de Clubes – Criado durante o período da Ditadura Militar no Brasil, o governo trabalhava com uma tentativa de fortalecer a imagem do país e buscou utilizar o nosso esporte tradicional para isso. 

1975 – 1986 – Esse período foi conturbado por conta do Regime Militar. O Campeonato Nacional de Clubes não funcionou e o futebol brasileiro estava a mercê da situação política do país. 

Dentro desse contexto, João Havelange que era presidente da CBD (Confederação Brasileira de Desportos) abandona a instituição e vai para a FIFA. Com o tempo, ele vira presidente da instituição. 

Com o tempo, o governo começa a “perder o interesse” pelo campeonato e ele vai ficando mais desorganizado do que já era. Para que você tenha uma ideia, houve uma época em que eram distribuídos convites para os times que quisessem participar. 

Dentro das tentativas de organização do campeonato, observe os títulos que foram sendo criados, dentro desse período.

  • 1980 – 1983 – Taça ouro
  • 1984 – Taça Brasil
  • 1985 – Taça de Ouro 
  • 1986 – Copa Brasil 
  • 1987 – 1988 – Copa União 

1989 – 1999 – Campeonato Brasileiro – Dentro desse período, o destaque para a organização do campeonato é Ricardo Teixeira. Apesar de diversos escândalos com corrupção envolvendo o seu nome, foi graças a ele que vemos o futebol brasileiro começar a se organizar. 

Agora já existe a CBF que começa a se crescer, Ricardo Teixeira consegue fazer uma gestão financeira de maneira nacional e internacional. Um dos trunfos dele foi os patrocínios das marcas e da televisão. A partir daí a CBF começa a ganhar algum dinheiro e os clubes também.

2000 – Copa João Havelange – A CBF foi punida, por conta de uma divergência na classificação dos times dentro do campeonato e passou o ano de 2000 sem poder gerir o Campeonato Brasileiro, daí surge a copa João Havelange

2001 – Dias atuais – Vemos o Campeonato Brasileiro ou Brasileirão, organizado da maneira que é hoje. 

Quais são os times que irão disputar o Brasileirão na série A?

Hoje no Campeonato Brasileiro, são 128 clubes no total e a organização se dá seguinte maneira: 20 times para a série A, 20 times para a série B, 20 times para a série C e 68 times para a série D. Nós vamos destacar aqui, os times da série A do campeonato.

  • Região Centro – Oeste: Goiás e Atlético Goianiense 
  • Região Nordeste: Bahia, Fortaleza, Ceará e Esporte
  • Região Sul: Atlético Paranaense, Grêmio, Coritiba e Internacional
  • Região Sudeste: Flamengo, São Paulo, Corinthians, Vasco, Atlético Mineiro, Bragantino, Botafogo, Palmeiras, Fluminense e Santos. 
  • Região Norte: Não tem representantes na série A. 
ANÚNCIO