Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação

Um jogo de bocha nada mais é do que um tipo de esporte que é praticado jogando bolas para que fiquem o mais próximo possível de outra bola menor, que foi lançada anteriormente. Ao mesmo tempo, o adversário pode deixar as bolas dele mais perto da bola menor. 

ANÚNCIO

Para isso, o jogo acontece individualmente ou em equipes e considerando um espaço retangular. Agora, para entender quantas bolas são, como se formam as equipes, se há regras internacionais e qual é a origem desse esporte no mundo, você vai ter que ler o texto abaixo. 

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)
  • A história da bocha
  • A profissionalização da bocha
  • A bocha como esporte paraolímpico
  • Mas não é olímpico
  • Como funciona a bocha
  • As principais regras da bocha
  • A pontuação na bocha
  • Entenda melhor a pontuação
  • As bolas de bocha
  • A área do jogo
  • Conheça também o tejo, chamado de bocha colombiana

A história da bocha

Atualmente, a história da bocha vem através de estudos e livros que contam sobre o esporte. Sendo assim, a grande maioria dos pesquisadores acreditam que o esporte tenha nascido na Itália, durante o Império Romano. Nessa ocasião, bocha era “boccie”.

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)

Com a expansão do império romano, o esporte foi levado pelo exército para outros povos. Através desse viés cronológico, a gente pode ver que a partir de 1500 a bocha já estava presente em outros países europeus, como França, Espanha, Portugal, Inglaterra. 

ANÚNCIO

Para os latinos, o esporte chegou durante a Idade Média, sendo que foi aí que se tornou popular, a ponto de ser praticado até mesmo em praças públicas e nas ruas. Atualmente, o esporte mudou muito, mas tem um prestígio internacional, com competições mundiais. 

A profissionalização da bocha

A profissionalização aconteceu após o surgimento da Confederação Mundial de Bocha. E junta com ela veio também as que representam continentes e países. Por exemplo, existe a Confederação Sul-Americana de Bocha, que representa os países da América do Sul. 

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, a profissionalização do esporte aconteceu mesmo quando surgiram competições como o Open Mundial de Bocha. Essa é uma competição internacional que prepara os jogadores para a competição maior, que é o Jogo Paraolímpico, que vamos comentar abaixo.

ANÚNCIO

No Open os participantes somam mais de 100, sendo de mais de 20 países. Assim, acaba sendo uma espécie de treino para os Jogos. Além disso, também tem uma Copa América e o Parapan-Americano. Sem contar com os campeonatos nacionais de cada país. 

A bocha como esporte paraolímpico

Hoje em dia, a bocha é um esporte disponível na grade dos jogos paraolímpicos. E isso acontece desde 1984, sendo que é praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiência severa. A modalidade tem disputa em duplas desde 1996. 

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, a versão adaptada surgiu na década de 1970 e teve um antecessor nos Jogos, o lawn bowls, que é uma espécie de bocha na grama. A partir disso, ela pode estrear nos Jogos de forma oficial. Na disputa, os jogadores usam cadeiras de rodas e devem lançar as bolas. 

No quadro de medalhas geral dos Jogos, Portugal é o país que mais venceu, sendo 8 ouros e um total de 24 medalhas. Já a Coreia do Sul aparece na próxima posição, com os mesmos 8 ouros, só que com 17 no total. Depois, Espanha e Brasil possuem 5 ouros. 

Mas não é olímpico

Isso porque estudiosos acreditam que ela até existiu em algum momento, como nas Olimpíadas Gregas. No entanto, devido à falta de padronização do esporte, hoje ela está fora das Olimpíadas. Mas, pode ser que ainda volte a fazer parte dos Jogos. 

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)

Para se ter uma ideia das regras, considere que na bocha Sul-Americana, por exemplo, a bocha pesa 1,25 Kg enquanto que na regra mundial, o peso máximo deve chegar a 950 gramas. Além disso, a regra mundial diz que as canchas devem ser de carpete e não emborrachado.

Assim sendo, quem conhece do jogo diz que a regra mundial permite um jogo mais rápido, sendo que uma partida poderia levar somente 1 hora. Em uma partida mais lenta, como na Sul-Americana, estima-se um tempo superior a 2 horas. 

Como funciona a bocha

O jogo de bocha é muito fácil de ser compreendido. Ele nada mais é do que o arremesso de bochas (que são bolas) sobre uma cancha (que antes eram feitas de caixas de areia). Essa cancha, atualmente, pode ser sintética, de saibro ou de terra batida. 

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)

O objetivo é posicionar as bochas próximas do bolim. O bolim é uma bocha menor, que serve como referência para as jogadas e para a marcação dos pontos. Assim, o adversário pode optar por deixar as bochas dele mais próxima do bolim ou distanciar as do primeiro jogador.

Partindo disso, saiba que há jogadas intercaladas quando o jogo acontece em equipes, sendo um jogador de cada equipe que faz o arremesso. Além do mais, há 4 bochas para cada equipe, sendo que após isso, é preciso fazer a contagem dos pontos para saber quem venceu. 

As principais regras da bocha

A primeira regra você já sabe: a partida pode ser entre dois jogadores ou duas equipes. Além disso, cada jogador ou equipe vai ter direito a 4 bochas. O início acontece com o bolim, que se torna referência para as próximas jogadas.

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)

É permitido que os jogadores eliminem uns aos outros através do distanciamento das bochas que são arremessadas. Assim, a estratégia pode ser a de chocar bocha com bocha, por exemplo. Porém, é preciso atenção no lançamento das bochas. 

Isso deve ser feito com as bolas iniciante no ar. Ou seja, não dá para deslizar elas no chão enquanto se faz o arremesso. A equipe vencedora será aquela que conseguir aproximar mais bochas do ponto estabelecido porque isso garante que vai marcar mais pontos. 

A pontuação na bocha

A pontuação é medida logo após o fim de todas as jogadas de cada time. Sendo que vai vencer o time que tiver mais pontos. E isso quer dizer o que estiver com a bola mais próxima do bolim. Mas, calma porque não vale apenas ter a bola mais próxima do bolim, ok?

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)

Para o time que estiver com a bocha mais perto do bolim, você deve marcar um ponto para cada outra bola mais próxima do bolim do que do outro time. Se as bolas de ambos times estiveram em uma mesma distância, ninguém marcará ponto

Após isso, vire o lado da cancha para continuar a partida. O ideal é fazer isso até que algum time consiga chegar a 12 pontos. Sendo que as vezes dá para passar disso também. Em treinamentos e primeiros jogos após aprender a jogar, saiba que não é preciso marcar pontos.

Entenda melhor a pontuação

A gente explicou a pontuação acima, mas como é um detalhe importante e pode ser que você não tenha entendido – porque é bem diferente de outros esportes – a gente vai falar um pouco mais disso, aqui nesse próximo tópico. 

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)

Resumidamente: o time que ficou com a bola mais perto do bolim é que vai somar ponto. O outro time não. Então, conta-se os pontos para cada bocha perto do bolim. Por exemplo, se a equipe só tem aquela bola perto do bolim, então, será somente 1 ponto. 

Por isso, mesmo que você não fique com a 1ª bola mais perto do bolim, o ideal é que fique, ao menos com a 2ª. Isso importa muito na contagem final do jogo. 

As bolas de bocha

Para quem quer começar a praticar o esporte em casa, na escola, na rua ou com os amigos, saiba que além do espaço, também será preciso comprar as bolas de bocha, que podem ser de vários materiais e várias cores. Isso vai depender do campo de jogo.

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)

No geral, para cada nível de jogador há um tamanho de bola mais recomendado. Sendo que os iniciantes e amadores devem começar com as bolas menores. Já as maiores são para os mais experientes e profissionais. Nesse caso, elas devem ter 107 mm de diâmetro e 920 gramas.

Por curiosidade, atualmente, com a disponibilidade da internet, é possível encontrar um conjunto padrão de bolas de bocha por R$ 50. Mas, para quem quer ter um kit profissional, saiba que esse valor pode ser 5 vezes maior. Isso depende do nível de cada jogador. 

A área do jogo

A área do jogo é chamada de cacha e para quem vai praticar de forma amadora, saiba que dá para montar o próprio campo de jogo. Para isso, você precisará ter um espaço aberto e seguir algumas medidas oficiais. Por exemplo, 4 metros de largura por 27,5 de extensão. 

Aprenda a jogar bocha – regras e pontuação
Foto: (reprodução/internet)

Mas, caso tenha um espaço menor, considere que dá para fazer a proporção menor, que é de 3,5 metros por 27 metros. Outra coisa que pode fazer a diferença é instalar as barreiras nas pontas de cada retângulo para a bola não cair fora. Elas devem ter 20 cm de altura. 

E é preciso pensar ainda na linha de falta. Ou seja, é aquela parte limite que cada jogador pode ir para fazer o arremesso. Já sobre onde ficará o pino regulador, ele serve para demonstrar até aonde o bolim deve ultrapassar, no primeiro arremesso. Geralmente, fica no centro da cancha. 

Conheça também o tejo, chamado de bocha colombiana

Esse é um esporte muito parecido com a bocha. É como se fosse uma versão praia do esporte. No entanto, ao invés de se jogar com bolas que rodam pelo chão, a prática acontece com uma espécie de disco (e há situações em que dá para adaptar e jogar até mesmo com chinelos). 

Os discos, que podem ser comprados em várias lojas virtuais, são de madeira e funcionam muito bem na areia. Nesse caso, porém, a ideia é jogar mais ao vento para que ele precise “correr” menos pela areia, já que o atrito é menor do que se fosse no chão.

ANÚNCIO