Existe uma longa tradição de caminhar para melhorar a saúde, queimar calorias, tomar na natureza e apenas para chegar onde você está indo, e você pode ver os efeitos positivos de uma sociedade que está centrada em torno de caminhar ou usar o esforço físico para chegar onde você está indo.
Mas às vezes não é tão simples fazer uma longa caminhada. Tempo intemperado, falta de espaços abertos, falta de calçadas, ou falta de acesso a uma pista ou ginásio podem empurrar até mesmo o caminhante mais inveterado para ficar dentro de casa e descobrir alguma forma de ajustar sua rotina de caminhada.
Ou, como muitas vezes acontece, o aspirante a praticante simplesmente perde a motivação de fazer exercícios e, em vez disso, eles descobrem que a última série na Netflix é mais convincente do que um exercício de caminhada.
Caminhar no local pode ajudar na perda de peso, embora funcione melhor com algumas diretrizes específicas e em conjunto com outros tipos de modificação da dieta e treinamento de força ou resistência.
Saiba mais: Aplicativo para te ajudar a praticar seu esporte preferido
Neste post, vamos explorar os benefícios relativos de caminhar.
1. Queimar calorias
Caminhar pode ajudá-lo a queimar calorias. Queimar calorias pode ajudar você a manter ou perder peso.
Sua queima real de calorias dependerá de vários fatores, inclusive:
- velocidade de caminhada
- distância percorrida
- terreno (você vai queimar mais calorias caminhando para cima do que queimando em uma superfície plana)
- seu peso
Você pode determinar sua queima calórica real através de uma calculadora de calorias.
2. Fortalecer o coração
Andar pelo menos 30 minutos por dia, cinco dias por semana pode reduzir seu risco de doença coronária em cerca de 19% da Fonte Confiável.
E seu risco pode reduzir ainda mais quando você aumenta a duração ou a distância que você caminha por dia.
3. Pode ajudar a reduzir seu açúcar no sangue
Dar uma pequena caminhada depois de comer pode ajudar a baixar o açúcar no sangue.
Um pequeno estudo descobriu que fazer uma caminhada de 15 minutos três vezes ao dia (depois do café da manhã, almoço e jantar) melhorou os níveis de açúcar no sangue mais do que fazer uma caminhada de 45 minutos em outro ponto durante o dia.
No entanto, são necessárias mais pesquisas para confirmar estas descobertas.
Considere fazer de uma caminhada pós-refeição uma parte regular de sua rotina. Ela também pode ajudá-lo a se adaptar ao exercício durante todo o dia.
4. Facilita a dor nas articulações
Caminhar pode ajudar a proteger as articulações, incluindo seus joelhos e quadris. Isso porque ajuda a lubrificar e fortalecer os músculos que sustentam as articulações.
Caminhar também pode trazer benefícios para pessoas que vivem com artrite, como a redução da dor. E caminhar também pode ajudar a prevenir a artrite.
5. Impulsiona a função imunológica
Caminhar pode reduzir seu risco de desenvolver um resfriado ou uma gripe.
Um estudo rastreou 1.000 adultos durante a estação da gripe. Aqueles que caminharam a um ritmo moderado durante 30 a 45 minutos por dia tiveram 43% menos dias de doença e menos infecções do trato respiratório superior em geral.
Seus sintomas também eram atenuados se adoecessem. Isso foi comparado aos adultos do estudo que eram sedentários.
Tente fazer uma caminhada diária para experimentar estes benefícios. Se você vive em um clima frio, você pode tentar caminhar em uma esteira ou ao redor de um centro comercial interno.
6. Aumente sua energia
Dar uma caminhada quando você está cansado pode ser um impulso de energia mais eficaz do que tomar uma xícara de café.
Caminhar aumenta o fluxo de oxigênio através do corpo. Também pode aumentar os níveis de cortisol, epinefrina e norepinefrina. Esses são os hormônios que ajudam a elevar os níveis de energia.
7. Melhore seu humor
Caminhar pode ajudar sua saúde mental. Estudos realizados pela Trusted Source mostram que ela pode ajudar a reduzir a ansiedade, a depressão e o humor negativo. Também pode aumentar a auto-estima e reduzir os sintomas de distanciamento social.
Para experimentar estes benefícios, vise 30 minutos de caminhada rápida ou outro exercício de intensidade moderada três dias por semana. Você também pode dividi-la em três caminhadas de 10 minutos.
8. Prolongue sua vida
Andar em um ritmo mais rápido pode prolongar sua vida. Os pesquisadores descobriram que caminhar a um ritmo médio em comparação com um ritmo lento resultou em um risco reduzido de 20% de morte em geral.
Mas caminhar em um ritmo rápido ou acelerado reduziu o risco em 24 por cento. O estudo analisou a associação de caminhar a um ritmo mais rápido com fatores como causas gerais de morte, doenças cardiovasculares e morte por câncer.
9. Tonifique suas pernas
Caminhar pode fortalecer os músculos de suas pernas. Para ganhar mais força, caminhe em uma área montanhosa ou em uma esteira com inclinação. Ou encontrar caminhos com escadas.
Negocie também a caminhada com outras atividades de cross-training como ciclismo ou jogging. Você também pode realizar exercícios de resistência como agachamentos, alongamentos e cachos de pernas para tonificar e fortalecer ainda mais os músculos das pernas.
Leia também: Os 5 melhores exercícios para bem-estar e positividade
Traduzido e adaptado por equipe Ao Vivo Esporte
Fontes: Fitplan e Healthline