Basebol: conheça as regras antes das olimpíadas 2020

As olimpíadas chegaram, e esse ano Tokyo veio com mais 5 esportes novos! Um deles, basebol, é popular nos Estados Unidos, mas no Brasil nem tanto. Então, que tal conhecer um pouco mais sobre o esporte para saber como torcer quando começarem os jogos?

ANÚNCIO

O que começou em 776 a.C., para unir povos, como um evento religioso em homenagem aos deuses, parou com o fim da Grécia antiga e retornou em 1896, depois de muita deliberações e reuniões.. 

Além do basebol, esse ano as olimpíadas chegam com outros quatro esportes novos, escalada, surfe, skate e o karatê! Então, para entender um pouco mais sobre essas novidades que estão chegando ao grande evento, fique por aqui.

Basebol
Fonte (Reprodução/internet)

Quer entender mais obre o Basebol, esporte que está entrando agora para as olimpíadas? Então, acompanhe o texto a baixo que iremos falar um pouco mais sobre isso.

ANÚNCIO

Origem do Basebol

Falar da origem do basebol é complicado, oficialmente, isso é, segundo o “National League” a origem dele é de 1839, quando Abner Doubleday criou as regras que formam a base do esporte até os dias atuais.

Mas, há alguns documentos de um jogo muito parecido na França que remetem ao século XIV, e na Inglaterra há o “rouders”, desde o século XVIII, por isso é complicado determinar a origem deste esporte.

A origem até pode ser meio confusa, mas que os Estados Unidos é uma das potências é algo quase incontestável. Inclusive, foi um treinador americano que começou a usar as estatísticas para montar o time, modelo que depois foi adaptado em diversos esportes.

ANÚNCIO

No ano de 1992 ele foi incluído nas Olimpíadas, mas 20 anos depois, em 2012, ele saiu. Aparentemente o Comitê Olímpico se arrependeu de tirá-lo, e agora ele está de volta. Ah, uma pequena curiosidade, você pode ver escrito como basebol, beisebol, baseball e as três formas estão corretas.

Leia também: Olimpíadas 2020: descubra quais são as novas modalidades

Como é o andamento do Basebol

O basebol é um esporte que, em geral, é praticado em lugares abertos e é composto por 10 posições. Para entender um pouco mais, confira abaixo todas as funções dos jogadores:

  1. Arremessador: como o próprio nome fala, é aquele que arremessa a bola. O objetivo dele é que as bolas não sejam pegas pelo rebatedor;
  2. Rebatedor: é o cara que fica com o taco, caso o arremessador seja bom e ele não consiga pegar a bola o receptador deve ir atrás;
  3. Receptador: é o encarregado por pegar as bolas que o rebatedor não conseguir.;
  4. Primeira-base: o jogador na primeira base precisa defender sua posição, além de dar uma cobertura para as jogadas que são feitas nela;
  5. Segunda-base: ele trabalha junto com o homem da primeira-base, executando uma jogada chamada “double play”;
  6. Terceira-base: na terceira base, o jogador precisa defender sua posição e dar cobertura para jogadas que podem, ou não, ser feitas nela;
  7. Interbases: no espaço que fica no meio da segunda e terceira base fica o interbases, ele precisa dar cobertura quando os homens da primeira e segunda base fizerem o double play;
  8. Campista esquerdo: esta é a posição responsável por defender o campo esquerdo;
  9. Campista central: assim como o campista esquerdo, ele precisa defender o campo central;
  10. Campista direito: adivinha? Exatamente, responsável pelo campo direito.

Regras do jogo

O basebol não possui muitas regras e o tempo não está entre elas, pois não há um tempo pré-determinado da duração do jogo.

Cada partida contém 9 entradas, mas o que são as entradas? É o tempo que o time tem entre no ataque e na defesa. A equipe que entra se defendendo vai com 9 jogadores, já a equipe do ataque começa com apenas um homem em campo.

Basebol
Fonte (Reprodução/internet)

Sabe aquela regra do vôlei de rodar o time? No basebol acontece semelhante, todos os jogadores assumem as posição do rebatedor e quando não conseguem completar 4 bases, “roda” e entra outro em seu lugar. Então, o que estava rebatendo retorna para a posição onde havia parado.

E se o jogo empatar? Bem, isso é impossível, assim como no tênis, não há empate no basebol! Vão colocando novas entradas até que os pontos sejam divergentes. Quando o batedor bate a bola, o arremessador precisa correr as quadro bases até que a bola seja lançada para um dos jogadores que estão nas bases.

Vídeo – As melhores jogadas de uma partida de Basebol

Para ficar mais claro sobre como funciona o esporte, nada melhor do que assistir um vídeo mostrando as melhores jogadas, certo? Por isso, espera-se que o conteúdo acima possa ser útil para exemplificar na prática como serão os jogos nas olimpíadas.