Basebol, conheça as regras antes das olimpíadas 2020

As olimpíadas chegaram, e esse ano Tokyo veio com mais 5 esportes novos! Um deles, basebol é popular nos Estados Unidos, mas, no Brasil nem tanto. Que tal conhecer um pouco mais sobre o esporte para saber como torcer quando começarem os jogos?

O que começou em 776 a.C., para unir povos, como um evento religioso em homenagem aos deuses, parou com o fim da Grécia antiga e retornou em 1896, depois de muita deliberações e reuniões, vem com muitas inovações. 

Além do basebol, esse ano as olimpíadas chegam com outros quatro esportes novos, escalada, surfe, skate e o karatê! E você sabia que tem onze esportes que já fizeram parte dos jogos olímpicos mas que saíram?

Basebol
Fonte (Reprodução/internet)

Sabe o “cabo de guerra”, aquela brincadeira de acampamento? Já foi um jogo olímpico! Ah, o basebol também já foi, e agora está de volta.

Origem do basebol

Falar da origem do basebol é complicado, oficialmente, isso é, segundo o “National League” a origem dele é de 1839, quando Abner Doubleday criou as regras que formam a base do esporte até os dias atuais.

ANÚNCIO

Mas, há alguns documentos de um jogo muito parecido na França que remetem ao século XIV, e na Inglaterra há o “rouders”, desde o século XVIII, por isso é complicado determinar a origem deste esporte.

A origem até pode ser meio confusa, mas que os Estados Unidos é uma das potências é algo quase incontestável, sabia que foi um treinador americano que começou a usar as estatísticas para montar o time? Modelo que depois foi adaptado em diversos esportes.

No ano de 1992, nos jogos que aconteceram em Barcelona, ele foi incluído nas Olimpíadas, mas 20 anos depois, em 2012, ele saiu. Aparentemente o Comitê Olímpico se arrependeu de tirar ele, e agora ele está de volta.

Ah, pequena curiosidade, você pode ver escrito como basebol, beisebol, baseball e as três formas estão corretas.

Como é o andamento do Basebol

O basebol é um esporte que, em geral, é praticado em lugares abertos e é composto por 10 posições, que são:

  • Arremessador: como o próprio nome fala, é aquele que arremessa a bola. O objetivo dele é que as bolas não sejam pegas pelo…
  • Rebatedor: é o cara que fica com o taco, caso o arremessador seja bom e ele não consiga pegar a bola o…
  • Receptador: é o encarregado por pegar as bolas que o rebatedor não conseguir.
  • Primeira-base: o jogador na primeira base precisa defender sua posição, além de dar uma cobertura para as jogadas que são feitas nela.
  • Segunda-base: ele trabalha junto com o homem da primeira-base, executando uma jogada chamada “double play”
  • Terceira-base: na terceira base, o jogador precisa defender sua posição e dar cobertura para jogadas que podem, ou não, ser feitas nela.
  • Interbases: no espaço que fica no meio da segunda e terceira base fica o interbases, ele precisa dar cobertura quando os homens da primeira e segunda base fizerem o double play
  • Campista esquerdo: esta é a posição responsável por defender o campo esquerdo
  • Campista central: assim como o campista esquerdo, ele precisa defender o campo central
  • Campista direito: adivinha? Exatamente, responsável pelo campo direito.

Regras do jogo

O basebol não possui muitas regras e o tempo não está entre elas, não há um tempo pré-determinado da duração do jogo.

Cada partida contém 9 entradas, o que são as entradas? É o tempo que o time entre no ataque e na defesa. A equipe que entra se defendendo vai com 9 jogadores, a equipe do ataque? Começa com apenas um homem em campo.

Basebol
Fonte (Reprodução/internet)

Sabe aquela regra do vôlei de rodar o time? No basebol acontece semelhante, todos os jogadores assumem as posição do rebatedor e quando não conseguem completar 4 bases, “roda” e entra outro em seu lugar, e o que estava rebatendo retorna para a posição onde havia parado.

E se o jogo empatar? Bem, isso é impossível, assim como no tênis, não há empate no basebol! Vão colocando novas entradas até que os pontos sejam divergentes. Quando o batedor bate a bola, o arremessador precisa correr as quadro bases até que a bola seja lançada para um dos jogadores que estão nas bases.

ANÚNCIO