Barcelona e Athletic Bilbao, clássico dos campeões

“La Liga inicia hoy”. Isso mesmo, é hoje! Barcelona e Athletic Bilbao irão marcar o início do Campeonato Espanhol com este clássico. La Liga, como é chamado na Espanha, recebe os melhores times do país para a disputa do título nacional mais importante.

ANÚNCIO

Barça e Bilbao jogam hoje, ás 16h, horário de Brasilia, diferente dos outros clubes, que jogam apenas no final da semana. E assim começará o Campeonato Espanhol, logo com um duelo entre duas das equipes mais fortes do torneio.

Os dois maiores campeões da Copa do Rei da Espanha são rivais nacionais nessa disputa, mas são também oponentes e aliados locais. Inimigos nos gramados, mas parceiros históricos na luta pela independência espanhola.

Barcelona e Athletic Bilbao, clássico dos campeões
Fonte: (reprodução/internet)
 

Confira aqui mais informações sobre o clássico espanhol.

ANÚNCIO

Aliados históricos e desfalques

Ambos os clubes vestem a camisa da luta e hasteiam a bandeira da liberdade. Protestos pacíficos dentro dos estádio, nas ruas, por torcedores, e notas oficiais, marcam a história destes dois gigantes espanhóis.

Com Messi lesionado, Barça chega em Bilbao, na manhã desta sexta, desfalcado para o clássico. Mas campeão da última edição da La Liga, o time azul/grená abre o campeonato como favorito, já que o Real Madrid não vem com um elenco muito modificado.

Mais do que isso, o time de Ernesto Valverde é o atual bicampão espanhol e corre atrás do tricampeonato. Com uma lesão na panturrilha direita, o craque Lionel Messi não conseguiu se recuperar a tempo, e, assim, não foi nem relacionado para a partida de estreia.

ANÚNCIO

Coletiva do treinador do Barcelona

O treinador Ernesto Valverde, no entanto, fez questão de minimizar a ausência do camisa 10, mas não negou que o jogo, sem o grande craque, vai ser um verdadeiro desafio. Confira o que foi dito na entrevista coletiva:

“Começar a temporada em San Mamés é complicado. Nós conhecemos o potencial do Athletic. Eles mantiveram a dinâmica de equipe que apresentaram na temporada passada e teremos que nos concentrar para vencer.” falou o treinador, que ainda completou:

“Nosso objetivo é repetir o que fizemos na temporada passada na liga. Sabemos que continuar vencendo é difícil, mas vamos tentar conseguir isso. A equipe fez uma boa pré-temporada e eu estou confiante” concluiu Ernesto.

Athletic Bilbao se vê cada vez mais forte para início do Espanhol

O Athletic Bilbao começa a temporada 2019/2020 com a mira apontada para uma evolução de desempenho em comparação com a temporada passada. O time conseguiu apenas a oitava colocação no campeonato, e não se classificou para a Champions League.

Contudo o trabalho do treinador Gaizka Garitano não foi ruim, já que pegou o time flertando com o rebaixamento e o deixou na parte de cima da tabela. Ele falou um pouco mais sobre o duelo contra o Barcelona:

“O Barça é muito bom, mas estamos preparados para o fazer bem. Somos uma equipe muito forte em casa. Eles venceram as duas últimas ligas e os reforços que trouxeram os tornam uma equipe ainda melhor. Esperamos fazer um bom jogo.” concluiu o treinador.

Duelo promete

O conjunto azul/grená é um dos melhores do mundo e, na liga, não é diferente. Nas últimas dez temporadas, o Barcelona saiu vitorioso na partida de estreia. A última vez que eles não tiveram sucesso na abertura da La Liga foi na temporada de 2008/09.

Na ocasião, o Barça perdeu por 1 x 0 para o Numancia, que acabou rebaixado naquele ano, enquanto o Barcelona terminou em segundo lugar. Tudo isso faz de Barcelona e Athletic Bilbao um super jogo para ser acompanhado.

ANÚNCIO