Barcelona e Athletic Bilbao, clássico dos campeões

“La Liga inicia hoy”. Isso mesmo, é hoje! Barcelona e Athletic de Bilbao fazem, acima de tudo, um clássico marcando o início do Campeonato Espanhol. La Liga, como é chamado na Espanha, reúne, certamente, os melhores times do país na disputa pelo maior título nacional. Enquanto todos os clubes jogam no final de semana, Barça e Bilbao jogam hoje ás 16h, horário de Brasília. Abrindo assim o campeonato espanhol com um tempero todo especial. Um toque de rivalidade e parceria marcam o jogo.

Os dois maiores campeões da Copa do Rei da Espanha são rivais nacionais nessa disputa, mas são também oponentes e aliados locais. Inimigos nos gramados, mas parceiros históricos na luta pela independência espanhola. Ambos os clubes vestem a camisa da luta e hasteiam a bandeira liberdade. Protestos pacíficos dentro dos estádio, nas ruas, por torcedores, e notas oficiais, marcam a história destes dois gigantes espanhóis.

Barça e Bilbo
Espanhol abre com clássico separatista. Barça e Bilbao, os maiores campeões da Copa do Rei e aliados na luta Espanhola.
Foto: V.Casirioli (AoVivoEsporte)

Com Messi lesionado, Barça chega em Bilbao, na manhã desta sexta, desfalcado para o clássico. Mas campeão da última edição da Liga, o time azul/grená, abre o campeonato como favorito. Mais do que isso, o time de Ernesto Valverde é o atual bi-campão espanhol e corre atrás do tri campeonato. Com uma lesão na panturrilha direita, o craque Lionel Messi não conseguiu se recuperar a tempo, e, assim, não foi nem relacionado para a partida de estreia do Barcelona.

Ernesto Valverde com a palavra…

O treinador Ernesto Valverde, no entanto, fez questão de minimizar a ausência do camisa 10 e numa coletiva disse como vê a partida:

“Começar a temporada em San Mamés é complicado. Nós conhecemos o potencial do Athletic. Eles mantiveram a dinâmica de equipe que apresentaram na temporada passada e teremos que nos concentrar para vencer. Nosso objetivo é repetir o que fizemos na temporada passada na liga. Sabemos que continuar vencendo é difícil, mas vamos tentar conseguir isso. A equipe fez uma boa pré-temporada e eu estou confiante”

Athletic Bilbao se vê cada vez mais forte para início do Espanhol

O time do País Basco começa a temporada 2019/2020 com a mira apontada para uma evolução de desempenho, em comparação com a temporada passada. O time conseguiu apenas a oitava colocação no campeonato, e esteve fora de qualquer outra competição europeia. Contudo o trabalho do treinador Gaizka Garitano não foi ruim, já que pegou o time flertando com o rebaixamento e o deixou na parte de cima da tabela.

“O Barça é muito bom, mas estamos preparados para o fazer bem. Somos uma equipe muito forte em casa. Eles venceram as duas últimas ligas e os reforços que trouxeram os tornam uma equipe ainda melhor. Esperamos fazer um bom jogo. Temos que jogar o mesmo jogo ou melhor do que no ano passado para vencê-los. Esse é o objetivo que temos em mente”, destacou o técnico do Athletic.

Com Barça a dez temporadas seguidas vencendo na estreia, Barcelona e Athletic Bilbao prometem.

O conjunto azul/grená é um dos melhores do mundo e, na liga, não é diferente. Nas últimas dez temporadas o Barcelona saiu vitorioso na partida de estreia. A última vez que eles não tiveram sucesso na abertura da Liga Espanhola, foi na temporada de 2008/09. Na ocasião o Barça perdeu por 1-0 do Numancia, que acabou rebaixado naquele ano, enquanto Barcelona terminou em segundo lugar. Tudo isso faz de Barcelona e Athletic Bilbao um super jogo.