Badminton – Conheça as regras e confira curiosidades do esporte

Existem diversos esportes olímpicos que muitos não conhecem e às vezes nunca ouviram falar sobre. São inúmeras as modalidades coletivas, paraolímpicas, individuais, etc. Todos possuem sua história e têm origem de diferentes países do mundo.

ANÚNCIO

O Badminton é o segundo esporte mais praticado do mundo, mas mesmo assim, a modalidade é pouco conhecida entre os brasileiros, por exemplo. O esporte costuma ser mais popular em países do Oriente, principalmente em países asiáticos.

Badminton - Conheça as regras e confira curiosidades do esporte
Fonte: (Reprodução/Internet)

Badminton e seu surgimento

O Badminton é conhecido por ser caracterizado como uma mistura entre vôlei de praia e tênis. Apesar da semelhança, o esporte é jogado utilizando uma espécie de peteca e possui suas próprias características e regras.

Badminton - Conheça as regras e confira curiosidades do esporte
FOnte: (Reprodução/Internet)

Segundo alguns historiadores afirmam, a modalidade teve seus primeiros passos na China, há mais de 2 mil anos atrás. Mas, só criou sua popularidade e passou a ser praticado como conhecemos atualmente na Índia, no início do século XIX.

ANÚNCIO

A primeira versão competitiva oficial da modalidade já possuía quadra com dimensões definidas, regras e até mesmo rede com altura-padrão. Mas, o nome do esporte era diferente, batizado de “Poona” pelos indianos.

A popularização do esporte na Europa

A Índia é o país responsável por formatar os detalhes do esporte. Na época do seu surgimento, a Índia estava vivendo um período de colonização inglesa. Os oficiais presentes nas bases militares inglesas, instauradas no país no século XIX, passaram a se interessar pelo esporte praticado pelos nativos. Rapidamente, os ingleses também passaram a praticar o esporte e o levaram para a Inglaterra.

Badminton - Conheça as regras e confira curiosidades do esporte
Fonte: (Reprodução/Internet)

Já na década de 1870, o Poona foi introduzido para os ingleses e passou a ser um esporte bastante popular no país. Com isso, o esporte foi rebatizado e ganhou uma nova versão, se tornando o que conhecemos como “Badminton”, em referência a propriedade do Duque de Beaufort ‘s, em Gloucestershire.

ANÚNCIO

Badminton, da Índia para o mundo

Após se popularizar na Inglaterra, o esporte foi adaptado e rebatizado pelos ingleses, passou a garantir o seu espaço no mundo e logo passou a ser conhecido em outros países europeus, nas Américas e na Ásia.

Badminton - Conheça as regras e confira curiosidades do esporte
Fonte: (Reprodução/Internet)

Com a popularização da modalidade, em 1934 houve uma espécie de consolidação do esporte, com a criação da Federação Internacional de Badminton. Atualmente, o órgão leva o nome de Federação Mundial de Badminton e tem sua sede localizada em Gloucestershire, na Inglaterra.

A entidade é responsável por organizar eventos mundiais do esporte, como o “Campeonato Mundial de Badminton”. Atualmente, são mais de 130 países filiados à federação, incluindo o Brasil. Mas, os grandes dominadores do esporte são os países asiáticos, como: China, Indonésia, Coréia e etc.

O esporte nas Olimpíadas

No início da década de 90, o esporte foi incluído entre as modalidades olímpicas e teve sua estreia realizada nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. Desde então, mais de 50 países já estiveram sendo representados nos torneios, que atualmente são divididos em 5 eventos.

Atualmente, o esporte é composto por cinco eventos nas Olimpíadas, sendo divididos como: dois individuais (masculino e feminino) e três em duplas (masculino, feminino e misto). A primeira edição olímpica do esporte contou apenas com quatro tipos de eventos, a disputa de duplas mistas foi adicionada em sua segunda participação.

Na última edição dos jogos olímpicos, nas Olimpíadas de 2016, as competições de Badminton foram realizadas entre um período de 9 dias (11 a 20 de agosto) e contou com a participação de 172 atletas em seus cinco eventos.

Badminton no Brasil

Pouco se sabe sobre o início da prática do esporte no Brasil. Mas, alguns historiadores afirmam que a prática amadora de Badminton começou em 1970 no país. Apenas em 1984, ocorreu a primeira competição, com a realização da 1ª Taça São Paulo.

Badminton - Conheça as regras e confira curiosidades do esporte
Fonte: (Reprodução/Internet)

No mesmo ano da primeira competição realizada, em 1984, a Associação Paulista (que foi substituída pela Federação Paulista de Badminton em 1988), se registrou no livro da, até então, Federação Internacional de Badminton.

Em 1994, dois anos após a ingressão do esporte nas Olimpíadas, a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd) foi registrada e passou a contribuir com a difusão do esporte pelo país, com a realização de competições nacionais e até mesmo com a preparação de uma seleção brasileira.

Fundamentos e regras do esporte

Além dos aspectos históricos e de curiosidades, outros elementos também constituem as particularidades do esporte. As regras, fundamentos e equipamentos formam a essência do esporte que vem se tornando cada vez mais popular em diferentes lugares do mundo.

Badminton - Conheça as regras e confira curiosidades do esporte
Fonte: (Reprodução/Internet)

Fundamentos Badminton

Os principais fundamentos do esporte são referentes às técnicas de empunhadura da raquete, além de também estarem associados aos saques e toques. Os 8 são:

  • Saque ou serviço: feito em diagonal e direcionado à área de serviço da quadra;
  • Empunhadura: segurar a raquete como se estivesse cumprimentando alguém com um aperto de mão;
  • Drop ou Drop-Shot: ataque utilizado que procura lançar a peteca próxima à rede;
  • Drive: ataque realizado quando a peteca está na altura do ombro do jogador;
  • Clear: golpe defensivo que costuma ser realizado quando a peteca está à frente acima da cabeça do jogador;
  • Smash: ataque similar a uma cortada no vôlei;
  • Lob: golpe utilizado para fazer a defesa de um drop, realizado de baixo para cima;
  • Net-Shot: também utilizado para a defesa, este golpe busca devolver a peteca próxima à rede e pode ser feito de cima para baixo, ou de baixo para cima.

Regras do jogo:

Além da importância dos fundamentos do jogo, existem também as regras. Responsáveis por definir o objetivo e a forma como o jogo deve acontecer, as regras são pensadas para desencadear as ações corretas do jogo.

  • O principal objetivo do jogo é não deixar a peteca cair, fazendo com que o adversário deixe-a cair;
  • A definição do jogador responsável por realizar o primeiro saque da partida é feita através de um “cara ou coroa”;
  • Após definir o jogador que fará o saque inicial, o mesmo deve realizar o saque na diagonal, na direção oposta à que o jogador se posicionou para realizá-lo;
  • As competições seguem sendo divididas em duas categorias simples: masculina e feminina (individual), e em três categorias de duplas: masculina, feminina e mista;
  • As partidas são disputadas e divididas em três sets de 21 pontos de cada, e o vencedor é definido quando o primeiro jogador completa dois sets;
  • Os pontos são contabilizados quando a peteca toca a rede, o corpo dos jogadores, o solo ou quando é rebatida fora dos limites da quadra.

Equipamentos do Badminton

As regras e fundamentos do Badminton são essenciais para que o jogo flua de maneira correta. Mas, para além disso, também há os equipamentos do esporte, que entregam a essência e características diferenciais do jogo. Os principais são: a raquete, a quadra e a peteca.

Badminton - Conheça as regras e confira curiosidades do esporte
Fonte: (Reprodução/Internet)
  • Quadra: a quadra utilizada para os jogos de Badminton possuem medidas oficiais, sendo elas: 13,40 metros de comprimento por 6,10 de largura para os jogos de duplas. No caso de jogos individuais, a largura é reduzida para 5,18 metros. Além disso, a quadra é dividida ao meio por uma rede;
  • Peteca: a peteca utilizada no esporte varia entre atletas iniciantes e profissionais. No caso dos profissionais, a peteca costuma ser feita com penas de ganso. E no caso dos iniciantes, a peteca é feita de nylon;
  • Raquete: inicialmente, as raquetes utilizadas eram feitas de madeira. Atualmente, costumam ser feitas de fibras de carbono ou titânio, pesam cerca de 100 gramas e medida máxima de 68 cm de comprimento. As cerdas são resistentes a impactos entre 7 a 11kg.

Os atletas brasileiros de Badminton

O Brasil realizou a sua estreia nos jogos olímpicos de Badminton em 2016, nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Além de já ser considerado um grande feito, estrear em casa, a participação da primeira atleta brasileira a participar dos jogos olímpicos na modalidade foi inspirador.

Badminton - Conheça as regras e confira curiosidades do esporte
Fonte: (Reprodução/Internet)

Com muita garra, Lohaynny Vicente fez seus dois primeiros games contra a indiana Saina Nehwal, ex-número 1 da modalidade e medalhista olímpica. A atleta brasileira está no top 100 atletas da modalidade e demonstra a busca pela ascensão do esporte no país.

Além de Lohaynny, o Brasil ainda possui outros 7 nomes presentes na lista publicada pela BWF dos top 100 atletas de Badminton da atualidade. Provando ainda mais a busca dos brasileiros por tornarem o esporte mais conhecido e prestigiado no território nacional.

Paratletas brasileiros de Badminton

Além de contar com grandes atletas na modalidade, o Brasil também vem crescendo e se destacando entre os paratletas. Em 2015, por exemplo, a paratleta brasileira, de apenas 14 anos na época, Cintya Oliveira, conquistou a primeira medalha do Brasil em um Mundial do esporte.

Com esta conquista, a atleta abriu portas de esperança para a participação de paratletas brasileiros na estreia do esporte nos jogos paralímpicos de Tóquio, que foram adiados de 2020 com após o planeta ser atingido pela pandemia da Covid-19. Apesar disso, os brasileiros continuam se preparando para participar ativamente da competição.

ANÚNCIO