Atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas

O Brasil não é um dos países mais poderosos quando falamos de conquistas olímpicas, mas mesmo assim, sempre contamos com atletas de destaque que dão muito orgulho à nação. O país se destaca em diversas modalidades, garantindo sempre algumas medalhas para a coleção.

ANÚNCIO

Apesar de não serem esportes muito incentivados por aqui, o Brasil sempre consegue destaque em modalidades mais “diferentes”. Talvez, se tivéssemos mais incentivo financeiro para essas práticas, o país se tornasse uma verdadeira potência, lutando pelo pódio geral.

Atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Foto: (reprodução/volei.org)

5 – 2 ouros para vários atletas

O pódio dos atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas é dividido entre várias lendas de seus respectivos esportes. Todos eles conseguiram duas medalhas de ouro, escrevendo seu nome para sempre na história dos campeões do Brasil.

Atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Foto: (reprodução/olimpiadatododia.com.br)

Adhemar Ferreira da Silva conquistou dois ouros no salto triplo. Além dele, Giovane e Maurício têm duas conquistas no vôlei masculino, esporte em que o Brasil domina o cenário global. Essa modalidade é uma das que mais rende pódios ao país nas Olimpíadas.

ANÚNCIO

Paula Pequeno, Thaísa, Jaqueline, Fabi e Sheilla também tem duas medalhas de ouro em suas coleções particulares, conquistadas nas Olimpíadas de Pequim e Londres, em 2012 e 2008, respectivamente, todas elas ganhas no vôlei feminino, onde o Brasil sempre se destacou.

4 – Marcelo Ferreira – 2 ouros e 1 bronze

Marcelo tem uma das histórias de superação mais bonitas dentro do esporte. Em sua primeira participação nas Olimpíadas, em 1992, realizada em Barcelona, o jovem conseguiu apenas o 11º lugar, mas isso não fez com que ele se sentisse desmotivado.

Atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Foto: (reprodução/terceirotempo.uol.com.br)

Treinou para voltar mais forte e conseguiu dar a volta por cima. Conseguiu o primeiro lugar nas Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e logo em seguida foi bronze em Sidney 2000. Se engana quem acha que o apetite por vitórias de Marcelo parou por aí.

ANÚNCIO

Em Atenas 2004, Ferreira conseguiu sua segunda medalha de ouro. O atleta pratica vela, e todos os seus feitos foram conquistados na classe laser, junto de Torben Grael, grande parceiro na sua caminhada olímpica. É, até hoje, um dos maiores nomes do esporte no Brasil.

3 – Torben Grael – 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes

Torben Grael foi o parceiro de Marcelo Ferreira em todas as suas conquistas, mas por ter começado a atuar antes, teve tempo de ter mais pódios que seu companheiro. Sua primeira medalha veio em Los Angeles 1984, onde conseguiu uma prata.

Atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Foto: (reprodução/jovempan.com.br)

Depois disso, conseguiu um bronze com Nelson Falcão, em Seul 1988. A medalha de ouro só veio quando se tornou parceiro de Marcelo, mas antes, ambos acabaram amargando um 11º lugar que poderia ter feito a dupla de brasileiros desistir das próximas edições do evento.

Apesar das várias conquistas de Torben Grael para o Brasil, o nome do atleta não é tão divulgado entre o público mais jovem, sendo até raro encontrar alguém mais novo que o conheça. Uma pena nossos talentos na vela não serem tão valorizados por aqui.

2 – Serginho – 2 ouros e 2 pratas

Serginho é considerado o melhor líbero da história do vôlei masculino. Mesmo começando a disputar o evento quando já tinha 29 anos, em todas as ocasiões em que estava convocado, o jogador chegou à final, vencendo a competição duas vezes.

Atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Foto: (Tarso Sarraf, Estadão Conteúdo, BD)

Serginho saiu com o ouro em Atenas 2004 e na Rio 2016, na frente de sua própria torcida. Além disso, também conquistou duas medalhas de prata, em Pequim 2008 e Londres 2012. Talvez, se tivesse sido chamado mais cedo, teria mais pódios para chamar de seu.

O jogador é uma lenda do esporte, e sua participação final nas Olimpíadas veio com chave de ouro, no Rio de Janeiro, onde conquistou o ouro e foi eleito o melhor jogador do torneio. Nada poderia ser melhor para finalizar a carreira do melhor líbero da história do vôlei.

1 – Robert Scheidt – 2 ouros, 2 pratas e 1 bronze

O maior campeão brasileiro nas Olimpíadas é Robert Scheidt. O atleta também pratica vela e ainda está em atividade. Caso o próximo evento não seja adiado para uma data muito distante, é possível que o número de medalhas aumente ainda mais.

Atletas brasileiros com mais medalhas olímpicas
Foto: (reprodução/clickguarulhos.com.br)

Robert conseguiu ouro em Atlanta 1996 e Atenas 2004, ambos pela classe laser. Em Sidney 2000, e Pequim 2008, o atleta conseguiu medalhas de prata. Nesta última, estava em companhia de Bruno Prada, outro destaque do Brasil no esporte.

Ainda junto de Bruno, o velejador conseguiu também a medalha de bronze em Londres 2012. As Olimpíadas de Tóquio seriam uma grande oportunidade para o atleta aumentar sua coleção, mas com a possibilidade de cancelamento do evento, não sabemos se ele participará de outra edição.