Anderson Silva x Vitor Belfort – Uma década da luta do século

Anderson Silva x Vitor Belfort, a luta do século do UFC, completa uma década de sua realização. O evento, realizado em 5 de fevereiro de 2011, fez com que o esporte, que antes era desconhecido por aqui, alcançasse outro patamar no Brasil.

ANÚNCIO

O que antes era visto apenas como porradaria, passou a ser esporte, e o povo brasileiro notou que tínhamos muitos lutadores de talento no país. E os dois maiores da época iriam duelar um contra o outro, pelo cinturão da categoria que Anderson já era campeão.

Anderson Silva x Vitor Belfort - Uma década da luta do século
Foto: (Josh Hedges/UFC)

Vitor Belfort – fenômeno conhecido desde muito tempo

Vitor Belfort, desde jovem, já era chamado de “Fenômeno”. O lutador fez sua estreia em 96, com apenas 19 anos, e acabou com sua luta em apenas 12 segundos. A velocidade em atacar seu adversário chamou a atenção do mundo todo, e repercutiu aqui no Brasil.

Anderson Silva x Vitor Belfort - Uma década da luta do século
Foto: (UFC)

Belfort era treinado por Carlson Gracie, de família tradicional no MMA global. Isso só ajudou a alavancar a carreira do lutador, que aproveitou do sucesso para aparecer em programas de televisão e ganhar a sua vida com lutas e participações na TV.

ANÚNCIO

A prova do sucesso de Belfort é que, há duas décadas atrás, ele era, provavelmente, o único lutador brasileiro conhecido pelo grande público. Hoje o cenário mudou, mas Vitor continua sendo visto como um dos maiores de seu tempo.

Anderson Silva não era famoso no Brasil

Anderson Silva vivia situação diferente da do seu futuro oponente. Apesar de ser reconhecido como um lutador talentoso dentro do meio da luta, o Spider não era conhecido por ninguém fora de sua bolha, sendo um completo desconhecido do povo brasileiro.

Anderson Silva x Vitor Belfort - Uma década da luta do século
Foto: (Marcelo Alonso)

Seu nome começou a circular com mais força após se tornar campeão do Shooto, evento japonês muito tradicional no mundo da luta. Depois disso, foi para o Cage Rage, onde se tornou mundialmente reconhecido como um talento na arte do combate.

ANÚNCIO

Porém, o reconhecimento em sua terra natal só veio após se tornar campeão do UFC. Aos poucos o nome de Anderson se tornava maior no Brasil, mas o patamar que alcançaria no futuro só seria possível com a luta com Vitor Belfort.

Spider não ficou contente com a possível luta

Durante a primeira década dos anos 2000, os dois lutadores se esbarraram pela primeira vez. Ambos treinaram juntos e construíram uma amizade a partir disso, como cada um aproveitando o período de treinos para conseguir melhorar seu estilo de luta da melhor maneira possível.

Anderson Silva x Vitor Belfort - Uma década da luta do século
Foto: (UFC)

Porém, começaram a especular uma luta entre ambos. Vitor Belfort não tinha problemas em lutar contra Anderson, mas o Spider não gostou nem um pouco da ideia, pois não gostaria de enfrentar um companheiro e amigo de treino em uma luta de verdade.

No entanto, com Anderson já sendo campeão do UFC, e Vitor voltando ao evento em grande estilo, após nocautear Rich Franklin, era impossível que ambos não acabassem se enfrentando em um futuro próximo. Foi assim que nasceu a rivalidade entre ambos.

Evento adiado por conta de lesão de Belfort

O duelo foi marcado. Anderson Silva e Belfort iriam se enfrentar no dia 10 de abril de 2010, pelo UFC 112. Porém, não contaram com uma lesão de Vitor, que acabou tendo que adiar a realização da luta. Ele foi substituído por Demian Maia, que foi derrotado por Spider.

Anderson Silva x Vitor Belfort - Uma década da luta do século
Foto: (Getty Images)

Depois disso, Anderson também fez uma de suas exibições mais memoráveis. O astro lutou contra Chael Sonnen, luta em que o brasileiro sofreu bastante, mas conseguiu finalizar o estadunidense com um triângulo no fim da disputa. Vitor seguia lesionado.

Porém, quando se recuperou, a luta foi anunciada: iriam se enfrentar em 5 de fevereiro, pelo UFC 126, em Las Vegas. Esse duelo é lembrado até hoje como a disputa que fez com que o MMA se tornasse tão popular no Brasil, já que a mídia foi em peso acompanhar a batalha.

A luta do século

Enfim a luta iria acontecer. Era esperado que Vitor fosse para cima com tudo, e que Anderson tentasse levar a luta de maneira mais cadenciada. Porém, o resultado foi bem diferente. Confira um vídeo da análise, além de lances do combate entre os gigantes do esporte.

Após poucas trocações, e muita análise de cada lado, Anderson Silva, o maior lutador brasileiro dos últimos tempos, acertou um belo chute em Belfort, que ficou sem reação e acabou sendo derrotado. A cena é lembrada até hoje como um dos maiores nocautes do UFC.

Com o fim da luta não restavam mais dúvidas de quem era o melhor lutador do Brasil. Anderson se tornou reconhecido em seu país, passou a figurar entre os grandes nomes da história e conseguiu alcançar o patamar de lenda que ostenta até hoje.

ANÚNCIO