A trajetória de LeBron James

No dia 30 de dezembro de 1984 nascia LeBron James, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. De origem humilde, mas de talento latente desde cedo, o King não teve uma infância fácil, mas conseguiu superar os obstáculos da vida para se tornar uma lenda.

ANÚNCIO

Sendo filho de mãe solteira, e vindo de família pobre, o jovem garoto tímido só conseguiria mostrar sua cara ao mundo através do esporte. Com uma trajetória de vida impressionante, e talento inigualável, LeBron escreveu seu nome para sempre na história do basquete.

A trajetória de LeBron James
Foto: (Adam Pantozzi/NBAE/Getty Images)

Da escola para a NBA

LeBron era um garoto tímido, de família pobre, e que demonstrava vergonha de estar na condição em que se encontrava. A única válvula de escape que o garoto tinha em sua vida era o basquete, esporte em que ele demonstrava talento desde muito cedo.

A trajetória de LeBron James
Foto: (reprodução/internet)

Jogando pelo time de St. Vincent – St Mary High School, o talento de LeBron já era iminente para a grande mídia, que já o apontava como um futuro astro da NBA, e a previsão dos jornalistas não poderia ser mais acertada do que isso.

ANÚNCIO

Por conta de seu talento, assim que ficou disponível no draft da NBA foi escolhido pelo Cleveland Cavaliers, como primeira escolha geral. LeBron nasceu em Cleveland, e ser draftado pela equipe de seu estado natal já era uma realização para o garoto.

Primeira passagem por Cleveland

LeBron chegou à NBA e entregou tudo o que se esperava dele. Já no primeiro ano como jogador profissional, alcançou marcas importantes, como ser o jogador mais jovem a marcar um triplo-duplo na liga, com esse recorde sendo batido muito tempo depois.

A trajetória de LeBron James
Foto: (Gregory Shamus/Getty Images)

Em 2004 ganhou o prêmio de Rookie of the Year, e a partir daí, começou a acumular conquistas pessoais. Ainda durante sua primeira passagem por Cleveland, em 2009 e 2010, foi eleito o MVP da temporada, prêmio que venceria mais vezes no futuro.

ANÚNCIO

Porém, apesar de todo o talento que já iminente, LeBron não conseguiu conquistar títulos em sua primeira passagem pelo Cavaliers. Chegou às finais algumas vezes, mas sempre acabou sendo eliminado por adversários que tinham elencos mais completos.

Conquistas olímpicas

Por conta de seu talento, foi chamado para defender a seleção de seu país nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. Porém, o resultado da equipe estadunidense foi decepcionante para o país, que esperava um ouro, mas teve que se contentar apenas com um bronze.

A trajetória de LeBron James
Foto: (Harry How/Getty Images)

James era apenas coadjuvante na primeira Olimpíada que disputou, mas em Pequim 2008 assumiu o protagonismo da equipe, se portando como um dos principais jogadores da equipe e levando o ouro para o seu país.

Nos Jogos de Londres 2012 foi chamado novamente, onde mais uma vez liderou sua equipe até o ouro. Como destaque nesta segunda conquista, podemos citar que LeBron se tornou o primeiro jogador na história a anotar um triplo-duplo em Olimpíadas.

Títulos vieram no Miami Heat

Após frustrações no Cavaliers, LeBron foi parar no Miami Heat, em busca do primeiro título. Apesar de não ter conseguido em 2010, ano em que foi eleito o MVP mais uma vez, e nem em 2011, primeiros anos com a camisa de sua nova franquia, o 2012 de LeBron seria diferente.

 

Em 2012, em duelo final contra o Oklahoma City Thunder, que contava com Kevin Durant e James Harden no elenco, LeBron conseguiu seu primeiro título da NBA. Como se já não bastasse, o Rei também levou o prêmio de MVP das Finais para casa.

Já na próxima temporada, em 2013, o feito se repetiu. O adversário da vez era o San Antonio Spurs de Tim Duncan, mas LeBron James não se intimidou e levou mais um troféu para casa. Além disso, mais uma vez, foi eleito o MVP das Finais.

Retorno ao Cavaliers

Depois de duas conquistas, LeBron decidiu que queria voltar para o Cavaliers, onde tentaria levar um troféu para seu estado natal. Já com status diferente, e sendo visto como um dos maiores da história, James era temido pelas outras equipes da liga.

A trajetória de LeBron James
Foto: (Gregory Shamus/Getty Images/AFP)

Chegou cercado de expectativas, pois o time agora tinha mais peças de qualidade no elenco, como Kyrie Irving, mas isso não foi suficiente para que o Cavaliers derrotasse o Warriors de Stephen Curry, Klay Thompson e Kevin Durant nas finais da temporada 2014-2015.

Porém, o título não escaparia de LeBron na próxima temporada. Venceu o próprio Warriors na final, com mais atuações que lhe renderam o prêmio de MVP das Finais. Depois da vitória, soltou a emblemática frase “Cleveland, this is for you!”, lembrada até hoje pelos fãs da franquia.

Título pelo Los Angeles Lakers

Em 2018 LeBron se transferiu para o Los Angeles Lakers. Jogando na franquia mais popular da liga, James tinha a missão de trazer os dias de glória de volta, mas a primeira temporada acabou sendo marcada por uma lesão na virilha que o tirou de jogos importantes.

A trajetória de LeBron James
Foto: (Nathaniel S. Butler/AFP)

Com isso, o time nem sequer foi para os playoffs. Porém, com LeBron recuperado, e com a contratação de Anthony Davis, que faz dupla de respeito com o astro, o Lakers tinha tudo para voltar a vencer o campeonato. E foi isso que fizeram.

Em 2020, na temporada que ficou marcada por ser realizada na Disney, LeBron liderou o Lakers ao seu 17º título na história, escrevendo seu nome na história da franquia. Levou o prêmio de MVP das Finais para casa e a equipe dedicou o troféu ao falecido Kobe Bryant.

LeBron James – um dos maiores de todos os tempos

Hoje, LeBron James alcançou um patamar que apenas Michael Jordan tinha no basquete. É incontestável sua importância para o desenvolvimento da NBA atualmente, onde ainda é um dos melhores da liga. Confira um vídeo dos melhores momentos da carreira do astro.

Mesmo com todas as conquistas, muitos críticos ainda insistiam em colocar LeBron como um jogador superestimado, mas com sua mais recente conquista, e ao quebrar diversos recordes até hoje, é impossível questionar o talento do astro.

LeBron é um dos maiores atletas do século, e apesar de ainda estar bem fisicamente, não deve ter muitos anos de carreira pela frente. Logo, só nos resta aproveitarmos o que King James ainda tem a nos oferecer, e nos sentirmos sortudos por acompanharmos de perto essa lenda do basquete.

ANÚNCIO