A luva de goleiro é um equipamento usado por goleiros de futebol e outros esportes. Eles ganharam popularidade na década de 1970 a partir da Reusch, que é uma marca de equipamentos esportivos. Depois, vieram outras marcas também.
O fato é que hoje em dia há muita tecnologia envolvida nisso. E isso permitiu criar luvas de vários tamanhos, tipos, formatos. Há estilos para todos os goleiros. Ah, todos os jogadores podem usar luvas, como as de frio. Porém, somente goleiros usam as especializadas. Já parou para pensar qual é a história por trás desse equipamento?
A história da luva de goleiros
A história é contada em vários livros. Um deles é o “Who Invented the Bicycle Kick”, que foi criado por jornalistas e lançado em 2013. Tinha outro também, o “Tor”, do Uli Hesse. O que eles têm em comum é citar quem foi o primeiro goleiro a usar luvas.
Foi o alemão Heiner Stuhlfauth, que jogou pelo Nuremberg e pela Seleção da Alemanha durante a década de 1920. Em “Tor”, a gente tem uma frase do goleiro: “quando estava chovendo, eu usava luvas de lã porque a bola molhada se prendia melhor nas mãos”.
E ele ainda foi irônico ao dizer que “a vida me ensinou que não dá para pegar uma enguia com as mãos nuas”. Depois de ver a cena, o goleiro espanhol Ricardo Zamora foi outro que entrou em campo usando luvas de lã. Para alguns historiadores, ele fazia isso por vaidade.
As luvas de goleiros no Brasil
Por aqui, o primeiro goleiro que se tem notícia a ter usado luvas de lã foi Jaguaré Bezerra de Vasconcelos, chamado de Dengoso. Ele fez isso na década de 1930 e é considerado um dos ídolos do Vasco da Gama até hoje. A inovação tinha motivo para acontecer.
Anos antes, ele havia jogado em campos europeus. No livro “Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1”, o autor fala sobre isso. Segundo a obra, na estreia na Europa, Jaguaré usou luvas feitas de couro. No entanto, estava apenas preocupado com o rendimento já que não estava acostumado com as baixas temperaturas da região.
Já no Guia dos Curiosos, a citação é de que a primeira patente de luvas foi pedida por William Sykes, que criou um modelo feito de couro, com camadas de borracha indianas para proteção das mãos dos goleiros. A ideia, no entanto, nunca saiu do papel.
A oficialização da primeira luva de goleiros
Apesar de todo histórico, quem assinou os papéis mesmo foi o Karl Reusch, que criou uma marca com o seu sobrenome alemão. Ele começou a fazer luvas especializadas para goleiros. No entanto, só ganhou fama em 1966, quando o goleiro Wolfgang Fahrian usou.
Antes da década de 1970, as luvas eram raramente usadas. E assim acontecia somente em tempo frio extremo. Na Copa do México, em 1970, por exemplo, o goleiro brasileiro Félix, jogou todas as partidas sem luva porque não se adaptava a elas.
Mas, na final ele usou. Conforme o jornalista Paulo Guilherme: “Na final, os jogadores queriam que mantivesse a tradição que vinha dando certo, mas Félix queria provar para o mundo que sabia jogar de luvas também”. Para quem não se lembra, o Brasil venceu por 4 a 1.
A popularização das luvas para goleiros
Foi a partir da década de 1970 e até mesmo da Copa do Mundo de 1970 que a luva se tornou um acessório cada vez mais comum na mão dos goleiros. Mas, ainda havia raras exceções, como do goleiro português Ricardo que optou por tirar as luvas nas cobranças de pênaltis.
A partida era contra a Inglaterra pela Euro de 2004. Já na década de 1980, as luvas ganharam ainda mais atenção devido aos avanços tecnológicos que recebiam, seja pelo design ou pela proteção. Por exemplo, elas evitavam que os dedos se curvassem para trás.
Já as palmas eram projetadas para o desenho das mãos e isso permitia melhor aderência da bola. Hoje, tem formatos para palmas chatas, para dedos em rolo, para negativos e muito mais. As variações vão da costura até os ajustes. Vamos falar disso no próximo tópico.
Os modelos de luvas de goleiros profissionais
Se você não entendeu nada do que falamos acima, sobre os tipos de luvas para goleiros de futebol de campo, esse tópico é para você. E seremos breves. O modelo flat é um dos principais, onde a palma da mão tem boa superfície com látex, o que permite mais segurança.
O modelo negativo é aquele que há um corte, onde as costuras ficam na parte interna. A luva não tem a superfície de látex como as demais, porém, conta com ajuste, permitindo mais sensibilidade às mãos dos goleiros. Tem também a Rollfinger.
Nesse caso, o corte é feito a partir da extensão do látex na luva. Ela permite melhor amortecimento da bola e maciez. Isso dá mais conforto ao goleiro. E tem o modelo que é híbrido, onde há uma união entre a luva Rollfinger e a Negativo.
As luvas de goleiros que são pretas
Em 2018 surgiu uma “febre” dentro dos gramados que muita gente notou. Uma grande parte dos goleiros começaram a usar luvas pretas. Assim, os principais modelos da Nike e da Adidas seguiam essa ideia. O modelo parece ter uma melhor aderência nas mãos.
Um dos modelos mais vendidos da época foi a Mercurial Touch Elite, que nem tinha fecho tradicional. Ainda usava 66% menos componentes do que os outros modelos da mesma marca. Era 33% mais leve e 47% mais fina.
A criação veio de observações de outras modalidades, como golfe, futebol americano e beisebol. A ideia era a de usar na Copa do Mundo da Rússia. Entre os goleiros que já usaram em copas, a gente tem o Alisson, Yann Sommer, Igor Akinfeev.
A curiosidade sobre a Poker
Uma curiosidade sobre as luvas de goleiro, falando em termos atuais, tem a ver com a Poker. A marca de roupas esportivas vestia várias equipes do cenário brasileiro, como América de Minas Gerais, Tuna Luso, Brasil de Pelotas, Figueirense, entre outros.
No entanto, ela deixou de lado a produção de camisas para se dedicar as luvas de goleiros. Atualmente, o foco está nesse tipo de equipamento. Conforme levantamento da própria marca, 55% dos goleiros do Brasileirão Série A usam as luvas Poker.
Já na série B, o número sobe para 60%. Assim, a gente pode citar goleiros como o Sidão, o Jailson, o Vanderlei, o Danilo Fernandes, o Wilson, o Aranha, entre outros. A partir da conversa com outros goleiros, como Marcos e Danrlei, sugiram os primeiros modelos da marca.
As marcas de luvas de goleiros mais conhecidas
Já sobre as marcas mais conhecidas hoje, apesar de já termos citado aqui várias delas, a gente tem um monte de opções. É claro que elas variam entre preços e modelos. Mas, vale a pena conhecer algumas para conhecer a diversidade delas. Vamos lá.
A Umbro é uma das mais conhecidas. A marca inglesa tem os melhores ajustes para as mãos e um ótimo grip. Já a Adidas é uma referência em qualidade. Elas são confortáveis e usam a tecnologia Soft Grip Pro. Tem as da Penalty também, conhecidas ainda mais no futsal.
A Poker e a Nike a gente já citou aqui, né. Tem da Reeboki também. E vale dizer que há uma diferença gritante entre os preços das que são nacionais e das internacionais. Uma luva adidas pode custar mais do que R$ 400 e uma da Poker pode sair por metade do preço.
Curiosidade – Quem foi Jaguaré Bezerra de Vasconcelos
Para terminar o texto por parte profissional, a gente optou por trazer aqui um goleiro brasileiro que já foi mencionado acima por ter sido o primeiro a usar luvas de goleiro. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1905 e morreu aos 41 anos.
Além das luvas, ele também foi o primeiro goleiro da história do futebol a marcar um gol, isso em 1938. Era um goleiro de defesas maravilhosas, que irritava os adversários. Ganhava as torcidas. Jogou no Vasco da Gama, no Barcelona, no Corinthians, no Sporting e pelo Brasil.
Infelizmente, a história dele termina de forma triste. Ele voltou ao Brasil com medo da guerra e sem dinheiro. Gastou tudo de diversas formas. A morte foi precoce e até hoje não se sabe ao certo o motivo, mas acreditam que ele se envolveu em uma briga com policiais.
Como escolher uma luva de goleiro
Agora, essa parte é mais amadora. Isto é para quem ainda não é profissional. Se você está em busca de uma luva para goleiros, considere alguns pontos importantes para escolher a melhor para você. Você precisa conhecer o tipo, o formato e o tamanho. E aí vem os modelos.
Por exemplo, a Poker tem o modelo Deep 7 Training, que é para futebol de salão ou futsal. Já para quem pode investir um pouco mais e joga em campo, a Luva Delta 3D da Penalty é uma boa ideia. Da Nike e da Adidas são as mais caras do mercado e só encontradas em sites.