15 curiosidades incríveis sobre as Olimpíadas

Talvez você nunca tenha parado para dar a devida atenção as curiosidades que parecem acontecer apenas em Jogos Olímpicos. Mas, elas realmente existem. Por exemplo, já parou para perguntar o significado das cores dos círculos das Olimpíadas? 

Melhor, já parou para imaginar como foram as primeiras edições do evento multiesportivo?. Tudo isso é o que faz desse evento único no mundo. Hoje, você vai ler 15 curiosidades incríveis sobre os Jogos. 

Foto: (reprodução/internet)

15 – A diversidade dos Jogos Olímpicos

Cada vez mais, os jogos olímpicos têm focado na adversidade. Assim sendo, considere que ele já aconteceu em 23 países diferentes. Em 2016, foi no Rio de Janeiro, no Brasil, sendo que foi a primeira Olimpíada a acontecer na América Latina

Foto: (reprodução/internet)

Fora isso, Alemanha, Estados Unidos e França, além do Japão, são os países com mais importância em termos de número de sedes e edições. Ou seja, os organizadores se preocupam em levar o esporte não apenas para países considerados de “elite” ou completamente desenvolvidos.

14 – O nadador que aprendeu a nadar 6 meses antes

O nome dele ficou bem famoso quando o assunto tem a ver com Olimpíadas. Eric Moussambani é do Guiné Equatorial. Ele aprendeu a nadar 6 meses antes de começar os Jogos. Sendo que nunca tinha participado de provas em piscinas olímpicas.

Foto: (reprodução/internet)

O resultado é que ele quase se afogou e ficou com um tempo 3 vezes maior do que os vencedores. Ainda assim, foi um feito e tanto, sendo que ele conquistou todo o público daquela edição que aconteceu em Sidney. 

13 – A Grécia como primeira delegação

Como os Jogos Olímpicos se originaram na Grécia Antiga, os gregos são sempre os primeiros a serem anunciados na cerimônia de abertura. Sendo que após eles, é que vem as outras delegações, geralmente, em uma ordem alfabética.

Foto: (reprodução/internet)

Para quem não se lembra, o país foi sede dos primeiros Jogos Olímpicos, que foi em 1896 e depois foi de novo em 2004, quando aconteceu em Atenas. O problema é que por várias vezes o país ficou sem medalhas de ouro. Em alguns anos, sem medalha alguma.

12 – Os jogos da Grécia Antiga duravam meses

Os primeiros Jogos Olímpicos foram em Olímpia, na Grécia. Eles eram realizados a cada 4 anos. Nesse intervalo, o Imperador Teodósio I proibiu os festivais pagãos, inclusive os Jogos Olímpicos. A tradição foi ressuscitada mais tarde.

Foto: (reprodução/internet)

Nesse tempo, os atletas não se preocupavam com proteção, moda e muito menos com patrocínio. Ou seja, eles competiam nus. Além disso, os jogos duravam até 6 meses. Lembrando que as mulheres só foram autorizadas a competir em 1900.

11 – Os quatros atletas que viveram o hiato das Olimpíadas

Se você não se lembra, saiba que houve uma época em que, devido à Guerra, as Olimpíadas ficou sem acontecer após um intervalo bem longo. Mas, por incrível que pareça, quatro atletas voltaram a competir, sendo que já haviam competido antes.

Foto: (reprodução/internet)

Os nomes deles são Magnus Konow da Noruega, da Noruega, Ivan Osiier e Paul Elvstroem, da Dinamarca, e Randolph Knowles, do Reino Unido. As Olimpíadas canceladas, da Era Moderna, foram as de 1916, a de 1940 e a de 1944.

10 – Os esportes que não fazem mais parte da lista dos Jogos

Atualmente, alguns esportes entraram nos Jogos Olímpicos, como o surfe e o skate. No entanto, saiba que, do mesmo jeito, algumas modalidades não deram mais certo e saíram de cena. Agora, você sabe quais são elas?

Foto: (reprodução/internet)

A gente tem como exemplo, o nado sincronizado individual, o mergulho a distância, a natação com obstáculos, a bicicleta tandem e o duelo de pistolas. Além da corda de escalada, do balão de ar quente e do cabo de guerra.

9 – O golpe da maratona de 1904

Fred Lorz era um americano que corria a maratona. E ele venceu com uma tranquilidade incrível. Tanto é que o segundo colocado não aparecia na chegada. Até que o comitê quis investir o caso, que era bem fora do comum. 

Foto: (reprodução/internet)

Foi assim que os organizadores descobriram que Fred tinha pegado carona com um amigo. Com isso, deixou de correr 18 quilômetros. Logo, explica porque ele venceu e como venceu com uma diferença de tempo tão grande, né. 

8 – O Canadá como pior país sede

Uma das curiosidades sobre as Olimpíadas é que até hoje o país sede com pior desempenho foi o Canadá, que não ficou com nenhuma medalha de ouro durante os Jogos de Montreal, em 1976. O evento aconteceu na província de Quebec em agosto.

Foto: (reprodução/internet)

O Canadá ficou na 27ª posição, já que mesmo sem ouros, ainda ficou com 5 pratas e outros 6 bronzes. O maior campeão da edição foi a União Soviética, atualmente, Rússia, com 49 ouros e um total de 125 medalhas. O Brasil só ficou com 2 bronzes nesse ano.

7 – O atleta japonês que se matou após uma prova

Que o povo japonês é orgulhoso você já sabia, não é? Ao menos, historicamente e culturalmente é assim que eles são conhecidos. Em um dos desfechos mais dramáticos que se viu em Olimpíadas, a gente tem a dor da derrota custando a vida.

Foto: (reprodução/internet)

Isso foi em 1964. Nesse ano, os japoneses ganharam três medalhas de ouro no judô. Inclusive, foi nesse ano que o judô (assim como o voleibol) conseguiu entrar nos Jogos de forma oficial. O judoca japonês cometeu o suicídio após perder uma luta.

6 – Os velocistas que dormiram mais do que deviam

Quem nunca perdeu a hora de ir para o trabalho que atire a primeira pedra. Agora, é raro isso acontecer em uma Olimpíada, não acha? Mas, acredite porque aconteceu. E foi em 1972. Dificilmente isso aconteceria nas atuais competições.

Foto: (reprodução/internet)

Os nomes por trás da “façanha” são dos velocistas Ray Robinson e Eddie Hayes, que eram os favoritos ao pódio daquele ano. Porém, eles dormiram 5 minutos a mais e acabaram perdendo a semifinal, sendo eliminados da sequência da prova. 

5 – Os patos no meio do caminho da prova de remo em 1928

Mais uma curiosidade é sobre uma prova de remo que aconteceu nas Olimpíadas de 1928. Quem participou do fato foi o australiano Henry Pearce. O que aconteceu foi que ele precisou parar no meio da competição para não atropelar uma família de patos.

Foto: (reprodução/internet)

Por outro lado, a boa notícia é que isso não mudou ou resultado final da prova, já que ele venceu e ficou com a medalha de ouro. Não sabemos ao certo o que a organização do evento faz hoje em dia, mas não se vê mais patos no meio dos lagos e rios das competições.

4 – A divisão da medalha de prata e de bronze

Essa curiosidade é bem incrível. Isso foi durante os Jogos de 1936, que aconteceram em Berlim, na Alemanha. O que aconteceu foi que dois polos-vaulters japoneses empataram no segundo lugar e no terceiro lugar, obviamente.

Foto: (reprodução/internet)

Assim, ao invés de competirem de novo pela medalha, eles optaram por cortar as medalhas de prata e bronze e dividiram entre si. Depois, eles juntaram as duas metades para que cada um deles ficasse com a meia-prata e a meia-bronze. 

3 – A história do velocista que perdeu o ouro por causa de um padre

O nome dele é Vanderlei Cordeiro de Lima. Sim, ele é um brasileiro que ficou famoso durante os jogos de Atenas, em 2004. Ele estava por poucos centímetros de cruzar a linha de chegada e ganhar a prova quando um ex-padre o segurou, impedindo que vencesse.

Foto: (reprodução/internet)

A cena rodou o mundo e o Vanderlei ficou com o bronze. Depois, pelo espírito esportivo e competitivo, ele ficou com a medalha Pierre de Coubertin, que é uma honra dada pelo Comitê Olímpico Internacional. 

2 – A única atleta a ganhar medalhas nos Jogos de Verão e Inverno do mesmo ano

Na verdade, ao todo, temos um histórico de quatro atletas que conseguiram vencer em Jogos Olímpicos de Inverno e de Verão. Porém, apenas uma delas é que fez o feito no mesmo ano.

Foto: (reprodução/internet)

Christa Rothenburger-Ludinger é da Alemanha e venceu na patinação de velocidade e no ciclismo desportivo. Ela também competia como patinadora artística sobre o gelo e ciclismo de pista. 

1 – As cores dos círculos olímpicos

Você já notou que as cores dos círculos que formam o tema das Olimpíadas são sempre das mesmas cores? Enquanto os círculos indicam cada continente do mundo, as cores também têm sua importância.

Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, saiba que a bandeira de cada nação tem, ao menos, uma cor dessas. Ou seja, azul, amarelo, preto, verde, vermelho e o branco, que fica ao fundo. Por isso falamos sobre a diversidade cultural na competição. É um dos princípios mais importantes dos Jogos Olímpicos.

As próximas edições dos Jogos Olímpicos

Apesar de que essa edição foi marcada por uma mudança de data, saindo de 2020 e acontecendo em 2021, considere que as próximas edições já têm sede para acontecer. E as datas devem se manter, sendo em 2024 e 2028, além de 2032.

Foto: (reprodução/internet)

Nesse sentido, os lugares escolhidos são: Paris, na França, na próxima edição. Depois, Los Angeles, nos Estados Unidos. E tem ainda a de 2032, que já tem lugar para acontecer, sendo em Brisbane, na Austrália. Todas vão acontecer entre julho e agosto dos respectivos anos.

Os Estados Unidos como país sede mais vezes

Com as próximas escolhas dos lugares sedes dos Jogos, os Estados Unidos se mantém como país que mais sediou o evento. A primeira vez foi em 1904 em Saint Louis, sendo a terceira edição dos Jogos Olímpicos. 

Depois, ainda teve em Los Angeles, no ano de 1932 e no mesmo lugar em 1984. Agora, Los Angeles será sede de novo sede das Olimpíadas, no ano de 2028. Outra cidade americana foi Atlanta, em 1996.